As Olimpíadas conseguem juntar o mundo para assistir e torcer em vários esportes. O evento que acontece a cada quatro anos, reúne as nações para promover a competição e a união. No entanto, 36 países liderados pela Grã-Bretanha pedem a exclusão dos atletas russos de Paris 2024.

Países contra os russos

A reunião contava com 36 países contra a presença de atletas da Rússia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, liderados pela Grã-Bretanha durante uma cúpula de emergência. Após a cúpula, foi afirmado que ‘a maioria das vozes’, incluindo as potências olímpicas Grã-Bretanha, EUA, Canadá, Alemanha e Austrália, concordaram com a proibição de atletas russos.

A secretária de Cultura, Lucy Frazer, presidiu a reunião de 36 nações convocada após o Comitê Olímpico Internacional abrir as portas para russos e bielorrussos competirem nos Jogos do próximo ano como neutros, apesar da guerra na Ucrânia.

Foi uma reunião muito produtiva entre 36 nações, e deixei a posição do Reino Unido muito clara: enquanto Putin continuar sua guerra bárbara, a Rússia e a Bielorrússia não devem ser representadas nas Olimpíadas”, disse Lucy Frazer, secretária de Cultura britânica.

O ministro lituano dos esportes, Jurgita Siugzdiniene, disse: “Estamos indo na direção de que não precisaríamos de um boicote porque todos os países são unânimes“.

Alguns países são a exceção

No entanto, o ministro dos Esportes da Polônia, Kamil Bortniczuk, acrescentou que a anfitriã França, assim como a Grécia e o Japão, são “a exceção”. Desta forma, os países continuam nesse impasse. Sendo assim, os atletas russos devem participar dos Jogos Olímpicos de Paris e maneira neutra. Isto é, sem a bandeira de seu país e quando venceram alguma prova não será tocado o hino da Rússia.

Ucrânia ameaça “boicotar” as Olimpíadas

Uma declaração coletiva formal deve ocorrer após a reunião de sexta-feira, aberta pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, cujo país ameaçou boicotar Paris se os russos participarem.

Nicollas Almeida

Tipster no Esportelândia. Jornalista formado na UniCarioca. Passou por Futebol na Veia, PL Brasil e Coluna do Fla. Está no Esportelândia desde 2022.