O Pan-Americano é o maior evento poliesportiva do continente, a competição é realizada a cada quatro anos e serve como preparativo para as Olímpiadas. Com várias modalidades esportivas diferentes, o torneio leva emoções, adrenalina e alegria para os mais variados fãs do esporte.
Neste sentido, uma das modalidades que deu muita alegria para o torcedor brasileiro foi o hipismo, a prova tem conquistado um lugar no coração do fã. Sendo assim, nesta quarta-feira (25), João Victor Marcari fez história para o hipismo brasileiro e alcançou um resultado histórico no Pan de Santiago 2023. Confira!
A trajetória de João Victor Marcari
Filho de Hortência Marcari, ícone do basquete brasileiro, João Victor é o principal nome do hipismo nacional. O cavalheiro de 27 anos já possui duas Olímpiadas no currículo, Rio 2016 e Tóquio 2020. Além disso, já disputou dois Pan-Americanos, Toronto 2015 e Lima 2019, e vários campeonatos pelo mundo.
Sendo assim, os seus principais resultados são o bronze no Adestramento por equipes, em Toronto e Lima. Já nas Olímpiadas, João Victor Marcari foi responsável pelo melhor desempenho do país no hipismo ao ficar no 26º lugar no individual, entre 59 competidores.
Só um detalhe
João tirou 86 pq teve 3% de bonificação por ser cavaleiro Grand Tour.
Nos Jogos Olímpicos não teria isso, então sua nota será 83,160
Ainda assim seria 8º https://t.co/STut9IQxGA— Os Olímpicos (@osolimpicos) October 25, 2023
João Victor Marcari faz história no Pan-Americano 2023
O hipismo brasileiro está em festa depois da performance dos seus cavalheiros nesta quarta-feira (25). O dia marcou a disputa da modalidade de adestramento, o local histórico para o país foi a Escola de Equitação do Exército em Quillota, região de Valparaiso, no Chile.
Montando seu companheiro de provas Feel Good, João Victor Marcari fez história para o hipismo brasileiro ao conquista a primeira medalha de prata do país em um Pan-Americano na modalidade. O brasileiro alcançou a marca a pontuação de 86,160% na prova de adestramento estilo livre, com isso ficou na segunda posição.
O pódio da prova foi composto por: Julio Loor, do Equador, que com o cavalo Jewel's Goldstrike fez 87.230% e ficou com o ouro. A prata foi de Marcari com 86,160%, Anna Marek, do Estados Unidos, ficou com o bronze ao fazer 81.305% junto com Fire Fly.
Após a prova, João Victor Marcari celebrou muito a medalha inédita conquistada e destacou o processo realizado junto com seu treinador, Norbert van Laak. A saber, até hoje, a única medalha individual do Brasil no hipismo era de Orlando Facada, bronze no Pan-Americano de Caracas, em 1983.
Eu estou muito contente. A primeira palavra que me ocorre é alegria. Estou muito feliz com o Feel Good, que trabalho desde que era muito novinho, sempre acreditei nele, assim como meu pai Victor Oliva e o treinador Norbert van Laak.
Estamos colhendo frutos do nosso trabalho de muito tempo. Para tudo mundo que chegar em um nível alto é preciso programar, trabalhar com paciência e, principalmente, ter respeito pelo animal”.
Ver essa foto no Instagram
Renderson de Oliveira também faz boa prova
Os grandes resultados do Brasil no hipismo não parou em João Victor Marcari. O cavalheiro Renderson Silva de Oliveira conseguiu o quinto lugar da competição ao fazer 80,095%, montando o cavalo Fogoso Campline.
Um fato curioso do atleta é o tempo de competição. Renderson começou a disputar provas de hipismo em fevereiro deste ano, ou seja com oito meses de profissionalismo já conseguiu disputar o pódio da principal competição do continente.
PRATAAAA
🥈🥈🥈🥈
João Victor Marcari é prata no adestramento individual com 86,160 numa evolução espetacular podendo brigar bem em Paris!É que lugar incrível do Renderson em 5º! Ele começou a competir em fevereiro! 😱
Medalha inédita pro 🇧🇷BRA!! pic.twitter.com/c24cwaPWJx
— Os Olímpicos (@osolimpicos) October 25, 2023
Continue no Esportelândia! Leia também:
- Tudo sobre MIBR: história, títulos e principais jogadores
- Melhor lateral-esquerdo do mundo: Top 10 da história e atual
- Curtis Jones: conheça a história da promessa do Liverpool
- Copa do Mundo de Futsal: história e maiores vencedores
- Presentes de Free Fire: 10 sugestões para quem ama o jogo
Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.