Nascido em Santo André, interior de São Paulo, em 1986, Diego Hypólito é filho de um motorista de ônibus e uma costureira. O atleta é uma das duplas do Big Brother Brasil 25, o BBB 25, junto a sua irmã mais velha, a também ex-ginasta Daniele Hypólito.
Ele foi o primeiro ginasta masculino do Brasil e da América do Sul a conquistar medalhas em Campeonato Mundiais de ginástica artística. Seu primeiro contato com a ginástica foi no Flamengo, clube em que sua irmã mais velha treinava.
Junto com Rebeca Andrade, são os dois únicos ginastas brasileiros a conquistar duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial, sendo bicampeão mundial do solo e membro ativo na Seleção Brasileira.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Diego Hypólito – Apresentações
Em 2007, Diego conquistou sua segunda medalha de ouro no Solo em Campeonato Mundial de Ginástica, confira abaixo como foi uma de suas apresentações nesse ano:
A redenção de Diego Hypólito, assim podemos traduzir a prata olímpica conquistada no Rio de Janeiro, confira abaixo as quedas nas Olimpíadas de 2008 e 2012 e a bela apresentação em 2016:
Medalhas de Diego Hypólito
Diego Hypólito conquistou muitas medalhas representando a ginástica brasileira, confira abaixo todas elas:
Jogos Olímpicos | ||
---|---|---|
Prata | Rio de Janeiro 2016 | Solo |
Campeonatos Mundiais | ||
Ouro | Melbourne 2005 | Solo |
Ouro | Stuttgart 2007 | Solo |
Prata | Aarhus 2006 | Solo |
Bronze | Tóquio 2011 | Solo |
Bronze | Nanning 2014 | Solo |
Jogos Pan-Americanos | ||
Ouro | Rio de Janeiro 2007 | Solo |
Ouro | Rio de Janeiro 2007 | Salto |
Ouro | Guadalajara 2011 | Equipes |
Ouro | Guadalajara 2011 | Solo |
Ouro | Guadalajara 2011 | Salto |
Prata | Santo Domingo 2003 | Equipes |
Prata | Santo Domingo 2003 | Salto |
Prata | Rio de Janeiro 2007 | Equipes |
Jogos Sul-Americanos | ||
Ouro | Medelin 2010 | Solo |
Ouro | Medelin 2010 | Salto |
Ouro | Medelin 2010 | Equipes |
Medalhas de ouro em Mundiais, decepções olímpicas e redenção
Diego Hypólito iniciou sua trajetória em Mundiais aos 16 anos, em 2002, durante a competição em Londres. Embora ainda pudesse competir entre os juniores, ele já competiu na categoria sênior, onde conquistou duas medalhas no Campeonato Nacional Brasileiro.
Em 2003, estreou nos Jogos Pan-Americanos em Santo Domingo, garantindo a prata no salto e terminando em quarto lugar no solo, seu principal aparelho. No ano seguinte, participou da etapa da Copa do Mundo em Stuttgart, onde ficou em sétimo no salto.
Esse foi o início de uma sequência vitoriosa: na etapa do Rio de Janeiro, ele conquistou ouro tanto no solo quanto no salto, e seguiu com mais títulos em outras etapas, como Glasgow e Gante, onde colecionou medalhas de ouro e bronze.
Em 2005, mesmo lesionado, Diego conquistou o ouro no solo no Mundial de Melbourne, repetindo o feito em 2007, no Mundial de Stuttgart. Esse sucesso o consagrou como uma das maiores referências no solo.
Rumo ao sucesso
No Pan de 2007, no Rio de Janeiro, ele garantiu a prata por equipes e o ouro no solo e no salto. Nas Olimpíadas de Pequim 2008, chegou como favorito no solo, mas uma queda na final o deixou sem medalhas, marcando a primeira grande decepção de sua carreira.
Ao longo dos anos, Diego manteve-se no topo, conquistando inúmeras medalhas e títulos em torneios importantes. Em 2011, no Pan de Guadalajara, brilhou novamente, vencendo no salto, solo e também na competição por equipes. Nas Olimpíadas de Londres 2012, não teve o mesmo sucesso e caiu mais uma vez na final.
Por fim, em 2016, nas Olimpíadas do Rio, Diego alcançou sua redenção ao conquistar a medalha de prata no solo, encerrando de forma brilhante sua carreira olímpica.
Polêmicas sobre sua sexualidade
Durante muitos momentos de sua carreira, Diego viu sua sexualidade ser contestada e ao longo do tempo não falava sobre o assunto e seguia sua vida.
Até que em 2019 resolveu falar sobre o tema e assumiu ser gay desde os 19 anos. Confira o depoimento do atleta no vídeo abaixo:
Tudo sobre Diego Hypólito
Quantos anos tem Diego Hypólito?
Diego Hypólito nasceu em 19 de junho de 1986, ou seja, tem 38 anos.
Qual a altura de Diego Hypólito?
Diego Hypólito tem 1,70 m e pesa 63 kg, em média.
Diego Hypólito é gay?
Sim, Diego Hypólito assumiu sua homossexualidade em 2019, aos 32 anos. Diego contou que teve medo de perder patrocínios e de prejudicar sua carreira na ginástica. Além disso, também teve medo da reprovação familiar.
Quero que as pessoas saibam que eu sou gay e que eu não tenho vergonha disso. E não é porque eu sou que outras pessoas vão querer ser. Isso não tem nada a ver.
Já vivi muitos anos pensando no julgamento que os outros fariam sobre mim. Hoje só aceito ser julgado por Deus.
Livro do Diego Hypólito
“Não Existe Vitória Sem Sacrifício” é o livro de Diego Hypólito. Na obra o ginasta detalha depressão e dificuldade para se afirmar gay. O livro tem bastidores de sua jornada no esporte e os obstáculos que passou até o vice-campeonato olímpico no Rio 2016.
Quem é o namorado do Diego Hypólito?
O ginasta Diego Hypolito namorou o advogado Marcus Duarte, mas terminaram em 2020 um namoro de 3 anos. Até o momento, o ex-atleta está solteiro. Inclusive, ele já afirmou que está em aplicativos de namoro.
O que o Diego Hypólito faz atualmente?
Diego se aposentou da ginástica artística em 2019. Desde então, atua como palestrante, gestor administrativo de um centro de ginástica que fundou e é eventual comentarista de ginástica da Globo.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Rebeca Andrade SUPERA Simone Biles e é ouro no Mundial de Ginástica
- Rebeca Andrade solta a voz e revela talento além da ginástica
- Passos de frevo e giros de ginástica: a história inspiradora de uma menina venezuelana
- (Vídeo) Rebeca Andrade apresenta novo solo com referência à Beyoncé e Anitta
- Ginástica Artística: história, regras, movimentos e aparelhos
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.