A história do futebol italiano é recheada de grandes goleiros. Mas quem é o melhor de todos os tempos? 

Para responder essa pergunta, avaliamos a trajetória pela Azzurra e por clubes, os títulos conquistados e os grandes feitos ao longo da carreira. Assim, chegamos ao top 5 de maiores goleiros italianos de todos os tempos.

E não parou por aí. Relacionamos também os 5 melhores goleiros do futebol italiano atualmente. Para essa relação, vale qualquer nacionalidade. Basta disputar a Serie A.

Portanto, confira as listas dos melhores goleiros da Itália em toda a história e atualmente!

Maiores goleiros da Itália em todos os tempos

  1. Gianluigi Buffon
  2. Dino Zoff
  3. Walter Zenga
  4. Angelo Peruzzi
  5. Gianluca Pagliuca

Gianluca Pagliuca (5º lugar)

Gianluca Palgiuca e Taffarel na Copa de 1994
Pagliuca travou duelo com Taffarel na disputa de pênaltis na final da Copa de 1994

Se você assistiu à final da Copa de 1994, deve se lembrar de Gianluca Pagliuca beijando a trave depois de contar com a sorte para evitar um frangaço no duelo com o Brasil. Mas mais do que sorte, ele teve uma carreira notável.

Pagliuca jogou por Sampdoria, Internazionale, Bologna e Ascoli. Foi tricampeão da Copa da Itália com a Samp e campeão da Copa das Copas Europeias em 1989/1990.

Porém, a geração da Sampdoria que contava também com Toninho Cerezo, Roberto Mancini e Gianluca Vialli teve seu auge com a conquista do Campeonato Italiano de 1990/1991 e o vice-campeonato da Liga dos Campeões em 1992, perdendo a final para o Barcelona. 

Em 1990, Pagliuca foi reserva de Walter Zenga na Copa do Mundo disputada na Itália. Nos dois mundiais seguintes, em 1994 e 1998, foi o goleiro titular da seleção italiana.

Também em 1998, foi campeão da Copa da Uefa pela Inter de Milão.

Angelo Peruzzi (4º lugar)

Angelo Peruzzi melhores goleiros da Itália
Peruzzi foi campeão da Champions League pela Juventus

Revelado pela Roma, Peruzzi alcançou o status de um dos grandes goleiros da Itália defendendo a Juventus na década de 1990. Pela Velha Senhora, foi campeão da Liga dos Campeões em 1995/1996 e tricampeão italiano. 

Ele ainda jogou uma temporada pela Inter, antes de se transferir para a Lazio, clube que defendeu de 2000 até a sua aposentadoria em 2007. Pelo time da capital, foi campeão da Copa da Itália e se tornou um grande ídolo. 

Conhecido pela luta constante contra a balança, Peruzzi foi apelidado de “javali” e viu as lesões atrapalharem sua trajetória na seleção italiana. Titutar na Eurocopa de 1996, ficou fora da Copa de 1998 por estar machucado. Dois anos depois, uma nova lesão o tirou da Euro.

Embora tenha sido chamado para a Copa de 2002, recusou a convocação. Peruzzi voltou à Azzurra para disputar a Eurocopa de 2004 e ser o terceiro goleiro no título mundial de 2006.

Walter Zenga (3º lugar)

Walter Zenga melhores goleiros italianos de todos os tempos
Zenga construiu a maior parte de sua carreira na Inter de Milão

Depois de Dino Zoff reinar no futebol italiano, Walter Zenga assumiu o papel de grande goleiro italiano na década de 1980 e início dos anos 1990. Sua agilidade levou ao apelido de “Homem-Aranha”.

Zenga foi o terceiro goleiro da Itália na Copa de 1986 e o titular no mundial seguinte. Ele disputou também uma Eurocopa com a Azzurra.

Sua fase mais vitoriosa foi pela Inter, clube que defendeu em 473 partidas. Foi campeão italiano em 1989 e bicampeão da Copa da Uefa, em 1990/1991 e 1993/1994.

Depois de deixar a Inter, Zenga ainda jogou por Sampdoria, Padova e New England Revolution.

Dino Zoff (2º lugar)

melhores goleiros do mundo dino zoff
Dino Zoff foi campeão em 1982 com a Itália

Até o surgimento de Gianluigi Buffon, Dino Zoff era amplamente considerado o maior goleiro da história do futebol italiano. Pela Azzurra, foi titular no título da Eurocopa de 1968, vice-campeão mundial em 1970 e o responsável por defender a meta da seleção no tricampeonato mundial em 1982.

Entre 1972 e 1974, Zoff passou 1.142 minutos sem sofrer gols. Durante esse período, ficou em segundo lugar na Bola de Ouro de 1973, vencida por Johan Cruyff.

Dino Zoff foi revelado pela Udinese e passou pelo Mantova antes de chegar ao Napoli, clube onde começou a se firmar como o grande goleiro italiano dos anos 1970. Na Juventus, tornou-se um dos grandes ídolos do clube e hexacampeão italiano.

Gianluigi Buffon (1º lugar)

melhores goleiros do mundo buffon
Buffon é um dos maiores jogadores da história do futebol

Superar Dino Zoff é uma missão quase impossível, mas Gianluigi Buffon foi capaz. O ídolo da Juventus não apenas se tornou o maior goleiro italiano de todos os tempos, mas um dos maiores da história do futebol mundial.

Depois de estrear pelo Parma aos 17 anos, Buffon se tornou titular na temporada seguinte e ajudou sua equipe na conquista da Liga Europa em 1999. Seu alto rendimento despertou o interesse da Juve, que pagou 52,9 milhões de euros para tirá-lo do Parma em 2001.

Pela Velha Senhora, Buffon se tornou o maior campeão da história do Campeonato Italiano. Pela seleção italiana, foi campeão da Copa do Mundo de 2006.

Entre várias conquistas individuais, Gigi foi o segundo colocado da Bola de Ouro de 2006 e esteve quatro vezes entre os 10 primeiros colocados do prêmio da Fifa para o Melhor Jogador do Mundo.

Vá além do Futebol! Confira também:

Melhores goleiros do Campeonato Italiano na atualidade

  1. Yann Sommer 
  2. Wojciech Szczesny
  3. Mike Maignan
  4. Alex Meret
  5. Lukasz Skorupski

Lukasz Skorupski (5º lugar)

Abrimos a lista dos melhores goleiros do Campeonato Italiano com Łukasz Skorupski, destaque do Bologna. Contratado pela equipe em 2018, o polonês tem brilhado dentro de campo, fazendo defesas importantes na competição nacional.

Alex Meret (4º lugar)

Alex Meret também merece ser um lugar no top-5. Campeão da Serie A pelo Napoli, o goleiro é um dos principais nomes da equipe nas últimas temporadas. Titular absoluto, o camisa 1 foi eleito um dos melhores arqueiros do futebol italiano em 2022.

Mike Maignan (3º lugar)

Começamos o nosso top-3 com Mike Maignan, goleiro do Milan. Em ascensão na carreira, o jogador acumula boas atuações pela tradicional equipe italiana. Assumindo a titularidade desde a temporada 2021, o francês conquistou o Campeonato Italiano 2021/22.

Wojciech Szczesny (2º lugar)

Quem viu apenas a passagem de Szczesny pelo Arsenal, provavelmente, duvidaria que ele seria capaz de se tornar um dos principais goleiros do futebol italiano. Mas o polonês tem mostrado com grandes atuações que pode sim substituir Buffon.

Depois de defender o Arsenal, Szczesny ainda jogou na Roma antes de chegar à Juventus em 2017. Porém, foi só na temporada 2018/2019, quando Buffon se transferiu para o PSG, que ele se tornou titular e passou a ajudar de forma efetiva a Juve a manter sua hegemonia na Serie A.

Yann Sommer (1º lugar)

Fechamos a nossa lista com Yann Sommer, contratado pela Inter de Milão em agosto de 2023. Se adaptando rapidamente ao futebol italiano, o ex-jogador do Bayern de Munique tem ajudado a equipe durante a Serie A 2023/24.

Enquanto aguardamos pelas próximas grandes atuações do goleiros da Serie A, conte para a gente se concorda com a lista de maiores goleiros italianos de todos os tempos. Sentiu falta de alguém por aqui? Deixe sua opinião nos comentários!

E aproveite para alimentar sua paixão por futebol com mais conteúdos: