A Itália tem uma rica tradição de grandes goleiros em sua história. Mas, afinal, quem é o maior de todos os tempos?
Para responder a essa pergunta, analisamos o desempenho pela seleção Azzurra e por clubes, além dos títulos e feitos marcantes ao longo das carreiras. A partir disso, elaboramos um top 5 dos melhores goleiros da Itália de todos os tempos.
Mas não paramos por aí. Também listamos os 5 melhores goleiros da Itália atualmente, independentemente da nacionalidade. O único critério é jogar na Serie A.
Confira as listas dos melhores goleiros da Itália, tanto históricos quanto da atualidade!
Melhores goleiros da Itália na atualidade
- Yann Sommer
- Michele Di Gregorio
- Mike Maignan
- Alex Meret
- Lukasz Skorupski
Lukasz Skorupski
Abrimos a lista dos melhores goleiros do Campeonato Italiano com Łukasz Skorupski, destaque do Bologna. Contratado pela equipe em 2018, o polonês tem brilhado dentro de campo e ajudado a sua equipe a fazer grandes jogos, como na temporada passada, tendo sido um dos líderes da equipe que conquistou uma vaga inédita na Champions League.
Alex Meret
Campeão da Serie A pelo Napoli, o goleiro é um dos principais nomes da equipe nas últimas temporadas. Titular absoluto, o camisa 1 foi eleito um dos melhores arqueiros do futebol italiano em 2022 e se mantem fazendo grandes atuações pelo time italiano.
Mesmo não sendo constantemente convocado para a seleção italiana, o jogador merece um espaço entre os melhores goleiros da Itália na atualidade.
Mike Maignan
Sem dúvidas, não poderíamos deixar o goleiro do Milan de fora da lista de melhores goleiros da Itália. Em ascensão na carreira, o jogador acumula boas atuações pela tradicional equipe italiana. Assumindo a titularidade desde a temporada 2021, o francês conquistou o Campeonato Italiano 2021/22.
Michele Di Gregorio
Seguindo a lista de melhores goleiros da Itália, temos Michele Di Gregorio, atleta que na última temporada defendeu as cores do Monza e mostrou ser um grande jogador, chamando a atenção da Juventus.
Contratado para ser o substituto de Szczesny, o atleta pode mostrar o seu valor e ser peça importante para a velha senhora e se manter como um dos melhores goleiros da Itália.
Yann Sommer
Fechamos a nossa lista de melhores goleiros da Itália com Yann Sommer, contratado pela Inter de Milão em agosto de 2023. Se adaptando rapidamente ao futebol italiano, o ex-jogador do Bayern de Munique ajudou a equipe a conquistar o título da Série A italiana na última temporada.
Ver essa foto no Instagram
Maiores goleiros da Itália em todos os tempos
- Gianluigi Buffon
- Dino Zoff
- Walter Zenga
- Angelo Peruzzi
- Gianluca Pagliuca
Gianluca Pagliuca (5º lugar)
Se você assistiu à final da Copa de 1994, provavelmente se lembra de Gianluca Pagliuca beijando a trave após escapar de um frango durante o confronto contra o Brasil. No entanto, sua carreira foi muito mais do que sorte.
Pagliuca defendeu equipes como Sampdoria, Internazionale, Bologna e Ascoli. Com a Samp, conquistou três Copas da Itália e levantou o troféu da Recopa Europeia em 1989/1990.
A geração da Sampdoria, que também contava com Toninho Cerezo, Roberto Mancini e Gianluca Vialli, viveu seu auge ao vencer o Campeonato Italiano de 1990/1991 e alcançar o vice-campeonato da Liga dos Campeões em 1992, após perder a final para o Barcelona.
Na Copa do Mundo de 1990, Pagliuca foi reserva de Walter Zenga, mas assumiu a titularidade nas edições de 1994 e 1998, defendendo a seleção italiana.
Em 1998, conquistou ainda a Copa da Uefa pela Internazionale, mostrando o porque merece um espaço na lista entre os melhores goleiros da Itália de todos os tempos.
Angelo Peruzzi (4º lugar)
Revelado pela Roma, Angelo Peruzzi destacou-se como um dos grandes goleiros da Itália ao defender a Juventus nos anos 1990, conquistando a Liga dos Campeões em 1995/1996 e três títulos italianos. Após uma breve passagem pela Internazionale, transferiu-se para a Lazio, onde jogou de 2000 até sua aposentadoria em 2007, tornando-se ídolo e vencendo a Copa da Itália.
Conhecido por enfrentar problemas de peso, que lhe renderam o apelido de “javali”, Peruzzi também sofreu com lesões que afetaram sua trajetória na seleção italiana. Ele foi titular na Eurocopa de 1996, mas perdeu a Copa de 1998 e a Euro 2000 devido a contusões. Embora convocado para a Copa de 2002, recusou a participação.
Voltou à seleção na Euro 2004 e foi o terceiro goleiro na campanha do título mundial de 2006, entrando de vez para a história como um dos melhores goleiros da Itália de todos os tempos.
Walter Zenga (3º lugar)
Depois de Dino Zoff reinar no futebol italiano, Walter Zenga assumiu o papel de grande goleiro italiano na década de 1980 e início dos anos 1990. Sua agilidade levou ao apelido de “Homem-Aranha”.
Zenga foi o terceiro goleiro da Itália na Copa de 1986 e o titular no mundial seguinte. Ele disputou também uma Eurocopa com a Azzurra.
Sua fase mais vitoriosa foi pela Inter, clube que defendeu em 473 partidas. Foi campeão italiano em 1989 e bicampeão da Copa da Uefa, em 1990/1991 e 1993/1994.
Depois de deixar a Inter, Zenga ainda jogou por Sampdoria, Padova e New England Revolution.
Dino Zoff (2º lugar)
Antes de Gianluigi Buffon, Dino Zoff era amplamente considerado o maior goleiro da história da Itália. Ele foi titular na conquista da Eurocopa de 1968, vice-campeão mundial em 1970 e liderou a seleção no tricampeonato mundial de 1982.
Zoff estabeleceu um impressionante recorde entre 1972 e 1974, ficando 1.142 minutos sem sofrer gols, o que o levou a ser vice na Bola de Ouro de 1973, vencida por Johan Cruyff.
Revelado pela Udinese, Zoff passou pelo Mantova e Napoli, onde se destacou como um dos melhores goleiros italianos da década de 1970. Na Juventus, tornou-se um dos maiores ídolos do clube, conquistando seis títulos do Campeonato Italiano.
Gianluigi Buffon (1º lugar)
Superar Dino Zoff é uma missão quase impossível, mas Gianluigi Buffon foi capaz. O ídolo da Juventus não apenas se tornou um dos melhores goleiros da Itália de todos os tempos, mas um dos maiores da história do futebol mundial.
Depois de estrear pelo Parma aos 17 anos, Buffon se tornou titular na temporada seguinte e ajudou sua equipe na conquista da Liga Europa em 1999. Seu alto rendimento despertou o interesse da Juve, que pagou 52,9 milhões de euros para tirá-lo do Parma em 2001.
Pela Velha Senhora, Buffon se tornou o maior campeão da história do Campeonato Italiano. Pela seleção italiana, foi campeão da Copa do Mundo de 2006.
Entre várias conquistas individuais, Gigi foi o segundo colocado da Bola de Ouro de 2006 e esteve quatro vezes entre os 10 primeiros colocados do prêmio da Fifa para o Melhor Jogador do Mundo e mostrando porque é um dos melhores goleiros da Itália de todos os tempos.
Agora que já conhece os melhores goleiros da Itália, aproveite para alimentar sua paixão por futebol com mais conteúdos:
- 10 melhores estrangeiros do futebol brasileiro na história
- Melhores atacantes da Espanha: top 10 atual e da história
- Relembre as 10 maiores zebras do futebol na história
- Conheça os 10 melhores jogadores africanos da história
- Frases de futebol dos maiores jogadores e técnicos da história
Formado em jornalismo pela Universidade Guarulhos, UNG, tenho passagens pelos portais, Premier League Brasil, Futebol Na Veia, Clube do Vídeo Game e Minha Torcida, tento passar todo meu conhecimento sobre esporte de maneira simples e fácil para o leitor.