Já parou para pensar quais são os melhores goleiros da Inglaterra na atualidade? E quem foram os melhores goleiros ingleses de todos os tempos? Vem que a gente te ajuda a refrescar a memória!
Na primeira parte do texto, selecionamos os arqueiros que mais se destacaram na atual temporada da Premier League. Levamos em consideração jogadores de todas as nacionalidades – incluindo o Brasil.
Já na segunda parte, reunimos os 8 maiores arqueiros ingleses da história, isto é, apenas atletas nascidos na Inglaterra! Preparado? Tá bem legal, hein? Segue o fio.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Melhores goleiros da Inglaterra na atualidade
- André Onana
- Alisson
- David Raya
- Ederson
- Emiliano Martínez
- Jordan Pickford
- Matz Sels
- Nick Pope
André Onana
- Idade: 28 anos
- Clube: Manchester United
- Nacionalidade: camaronês
André Onana chegou ao Manchester United com a missão de substituir David De Gea e trazer mais qualidade na saída de bola. Com passagens marcantes pelo Ajax e Inter de Milão, o goleiro camaronês se destaca pela habilidade com os pés e reflexos apurados.
Alisson Becker
- Idade: 31 anos
- Clube: Liverpool
- Nacionalidade: brasileiro
Alisson é um dos pilares do Liverpool desde sua chegada em 2018. Campeão da Champions League e Premier League, o goleiro brasileiro se destaca pela segurança embaixo das traves e pela incrível capacidade de reação. Além disso, conquistou prêmios individuais como o FIFA The Best de Melhor Goleiro.
David Raya
- Idade: 28 anos
- Clube: Arsenal
- Nacionalidade: espanhol
Raya tem sido um dos goleiros mais regulares da Premier League nos últimos anos. Após boas temporadas pelo Brentford, assinou com o Arsenal e disputa a titularidade no time de Mikel Arteta. Seu jogo com os pés e reflexos rápidos fazem dele uma peça confiável.
Ederson
- Idade: 30 anos
- Clube: Manchester City
- Nacionalidade: brasileiro
Ederson é um dos principais goleiros do mundo quando se trata de jogo com os pés. Sob comando de Pep Guardiola, se tornou peça-chave na construção ofensiva do Manchester City. Além de múltiplos títulos da Premier League, conquistou sua primeira Champions League em 2023.
Emiliano Martínez
- Idade: 31 anos
- Clube: Aston Villa
- Nacionalidade: argentino
Martínez viveu um momento mágico ao se tornar herói na Copa do Mundo de 2022, ajudando a Argentina a conquistar o título com defesas decisivas. No Aston Villa, segue demonstrando sua qualidade, sendo um goleiro seguro e experiente.
Jordan Pickford
- Idade: 30 anos
- Clube: Everton
- Nacionalidade: inglês
Titular da seleção inglesa há anos, Pickford se destaca por sua regularidade e explosão nas defesas. Apesar das dificuldades recentes do Everton, continua sendo um dos arqueiros mais confiáveis da Premier League.
Matz Sels
- Idade: 32 anos
- Clube: Nottingham Forest
- Nacionalidade: belga
Matz Sels reforçou o Nottingham Forest após passagem sólida pelo Strasbourg. O belga é conhecido por suas boas atuações no futebol francês e por ser um goleiro de ótimo posicionamento e bons reflexos.
Nick Pope
- Idade: 32 anos
- Clube: Newcastle United
- Nacionalidade:inglês
Pope foi um dos responsáveis pela grande campanha do Newcastle na Premier League 2022/2023. Com sua envergadura e consistência, o goleiro inglês se firmou como uma peça-chave na defesa dos Magpies, que vem surpreendendo ano após ano.
Leia mais sobre futebol:
- Melhores zagueiros da Inglaterra: top 10 atual e da história
- Maiores torcidas do Brasil: veja o top 10 na atualidade
- Conheça os 10 melhores laterais-esquerdos da Inglaterra
- Conheça os 10 melhores laterais-direitos da Inglaterra
Melhores goleiros ingleses da história
- David James
- David Seaman
- Frank Swift
- Gordon Banks
- Harry Hibbs
- Peter Shilton
- Ray Clemence
- Ron Springett
David James
Agora chegou a hora de elencar os melhores goleiros ingleses de todos os tempos! Nessa segunda parte do texto, vamos lhe apresentar apenas arqueiros nascidos na Inglaterra. A começar por David James, um dos jogadores mais icônicos da era Premier League.
James é o quarto atleta que mais disputou partidas do Campeonato Inglês (572). Além disso, detinha o recorde de clean sheets da liga (169) até Petr Cech ultrapassá-lo. Jogou por clubes como Liverpool, Portsmouth, Manchester City e Watford.
O goleirão inglês atuou entre 1988 e 2014, quando finalmente se aposentou no Kerala Blasters, da Índia. Seus únicos dois títulos da carreira são: Copa da Liga (1994/1995) e Copa da Inglaterra (2007/2008) – por Reds e Pompey, respectivamente.
David Seaman
Você certamente já ouviu falar de David Seaman. Afinal, era o titular da Seleção Inglesa naquela partida da Copa do Mundo de 2002 contra o Brasil. Sim, foi ele que sofreu o golaço de falta de Ronaldinho Gaúcho nas quartas de final do torneio!
Em solo britânico, Seaman foi um dos melhores goleiros da história. Se destacou, sobretudo, no Arsenal dos anos 90 e 2000. Faturou três títulos do Campeonato Inglês, quatro Copas da Inglaterra, uma Copa da Liga e uma Recopa Europeia.
Pelo English Team, acumulou 75 partidas disputadas. Peter Shilton foi o único arqueiro que vestiu a camisa dos Três Leões em mais oportunidades do que David Seaman! Sua carreira começou em 1981, no Leeds United, e terminou em 2004, no Manchester City.
Frank Swift
A lista de melhores goleiros ingleses de todos os tempos continua com Frank Swift, provavelmente desconhecido de muita gente. Isso porque ele jogou entre 1933 e 1949, no Período Entre Guerras. Defendeu o Manchester City durante toda a carreira.
Swift não era um arqueiro tão alto assim. Media 1,88m, mas tinha como diferencial os dedos grandes. Ele conseguia agarrar a bola por completo com apenas uma mão! Durante a estadia em Manchester, conquistou um Campeonato Inglês e uma Copa da Inglaterra.
Tornou-se jornalista do famoso tabloide News of the World após se aposentar dos gramados. Morreu no Desastre de Munique – avião que caiu em 1958 transportando membros do Manchester United e alguns profissionais da imprensa.
Gordon Banks
O homem que parou a cabeçada de Pelé na Copa do Mundo de 1970 certamente estaria nessa lista, não é mesmo? Afinal de contas, Gordon Banks é considerado o melhor goleiro inglês de todos os tempos. E aquela jogada recebeu o status de Defesa do Século!
Já deu para ver que o arqueiro realmente merece todo o reconhecimento possível. Foi um jogador impressionante debaixo das traves, ajudando, inclusive, o English Team a conquistar o tão sonhado Mundial de 1966.
Banks esteve ativo entre 1958 e 1977. Seus dois principais clubes foram Leicester City (356 partidas) e Stoke City (250 jogos). Os únicos títulos faturados foram duas Copas da Liga.
Harry Hibbs
Harry Hibbs é outro integrante da velha guarda e que talvez você nunca deva ter ouvido falar. Em atividade entre 1924 e 1954, vestiu as camisas de Birmingham City e English Team. Se despediu do clube após a Segunda Guerra Mundial com 358 partidas realizadas.
Junto a Frank Womack e Joe Bradford, transformou a equipe em uma das mais competitivas daquele período. Não à toa, o trio é bastante idolatrado por torcedores do time. Não levantou nenhuma taça, é verdade, mas isso não apaga sua carreira brilhante.
Curiosidade: Sam Hardy foi o titular da Inglaterra até 1920, quando se aposentou. A seleção testou 21 goleiros diferentes até Hibbs finalmente despontar no futebol e assumir a meta. Pelos Três Leões, acumulou um total de 25 compromissos.
Peter Shilton
Peter Shilton, aquele mesmo que sofreu o histórico gol de mão de Maradona, é considerado o segundo melhor goleiro inglês de todos os tempos! Além da segurança transmitida debaixo das traves, ele também é dono de recordes bem interessantes.
Como se lesionava com raridade, entrou em campo na maioria esmagadora dos compromissos que disputou. Foram 1.390 partidas, para ser exato. Mais do que qualquer outro jogador na história do futebol!
É também o atleta que mais vestiu a camisa da seleção (125) e mais acumulou clean sheets em Copas do Mundo (10), junto do francês Fabien Barthez. Pelo Nottingham Forest, faturou o bicampeonato da Champions League, um Campeonato Inglês e uma Copa da Liga.
Ray Clemence
Continuamos a lista de melhores goleiros da Inglaterra com um grande ídolo do Liverpool. Ray Clemence foi o titular dos Reds durante a era mais vitoriosa da história do clube, que perdurou entre os anos 70 e 80. Ele conquistou tudo o que você imaginar!
Vai anotando aí: cinco Campeonatos Ingleses, cinco Supercopas da Inglaterra, três Champions Leagues, duas Copas da UEFA, uma Copa da Inglaterra, uma Copa da Liga e uma Supercopa da UEFA. Ufa! Haja espaço para tanto troféu, hein?
Clemence também foi um dos poucos atletas que conseguiram entrar em campo mais de 1 mil vezes na história do futebol. Na seleção, atuou em 61 compromissos.
Ron Springett
Chegamos ao fim da lista de melhores goleiros ingleses de todos os tempos. E a bola da vez é Ron Springett, o reserva de Gordon Banks na Copa do Mundo de 1970. Mas não pense que isso seja motivo de demérito! Ele foi um grande atleta da elite nacional.
Springett mostrou o seu cartão de visitas em 1953 pelo Queens Park Rangers. Depois, se transferiu para o Sheffield Wednesday e por lá tornou-se ídolo, embora tenha conquistado nenhum título. O mais perto disso foi um vice-campeonato da FA Cup em 1965/1966.
O goleirão não era tão alto igual os colegas de posição, mas compensava a baixa estatura com bom posicionamento, agilidade e defesas acrobáticas. Sempre levava um caderninho para os jogos, onde anotava a maneira como os adversários chutavam.