Reconhecido como um dos principais técnicos do futebol sul-americano nos últimos anos, Jorge Sampaoli construiu uma carreira de sucesso e prestígio no mundo do futebol.

Ganhando destaque pela competência, intensidade e energia incansável à beira do campo, Sampaoli deixou sua marca em grandes clubes e seleções no cenário mundial.

Ainda buscando iniciar um novo trabalho, o experiente treinador argentino está sem clube desde setembro de 2023, quando deixou o Flamengo.

Descubra todos os detalhes sobre a trajetória de Jorge Sampaoli: os títulos conquistados, os clubes que dirigiu, curiosidades e sua passagem marcante pelo futebol brasileiro.

Quem é Jorge Sampaoli?

Jorge Sampaoli, nascido em 13 de março de 1960, no pequeno município de Casilda (ARG), é um técnico de futebol e ex-jogador.

Como jogador de futebol, o atual treinador argentino teve uma história bastante curta. Fez boa parte das categorias de base no Newell's Old Boys, de 1977-1979, mas nunca chegou a atuar nos principais torneios da Argentina.

Aos 19 anos, em 1979, Jorge Sampaoli iniciou sua trajetória no futebol atuando em competições amadoras em Casilda, sua cidade natal. No entanto, uma grave lesão na perna forçou o precoce fim de sua carreira como jogador.

Após 18 anos afastado das quatro linhas do gramado, Sampaoli decidiu seguir o caminho de treinador e assumiu o comando do modesto Alumni de Casilda, o clube de sua cidade.

Desde então, ele construiu uma sólida carreira como técnico e hoje é considerado um dos principais treinadores da escola argentina de futebol.

Jorge Sampaoli: carreira, títulos, times e seleções que dirigiu
Último trabalho de Jorge Sampaoli foi no Flamengo (Icon Sport)

Quais clubes Jorge Sampaoli treinou?

Clube Período
Alumni de Casilda 1994–1995
Belgrano de Arequito 1996
Argentino de Rosário 1996–1997
Alumni de Casilda 1997
Belgrano de Arequito 1998
Aprendices Casildenses 1999–2000
Argentino de Rosário 2000
Alumni de Casilda 2001
Juan Aurich 2002
Sport Boys 2003
Coronel Bolognesi 2004-2006
Sporting Cristal 2007
O'Higgins 2008-2009
Emelec 2010
Universidad de Chile 2011–2012
Seleção Chilena 2012–2016
Sevilla 2016–2017
Seleção Argentina 2017–2018
Santos 2019
Atlético Mineiro  2020-2021
Olympique de Marseille  2021-2022
Sevilla  2022-2023 
Flamengo  2023

Trabalho de Jorge Sampaoli na Universidad de Chile

Após uma carreira em clubes de menor expressão, especialmente no cenário sul-americano, Jorge Sampaoli teve sua primeira grande oportunidade em 2011, quando foi contratado pelo Universidad de Chile.

Naquele momento, a La U estava vivendo um período de ascensão, se consolidando como uma das principais forças do futebol sul-americano.

O impacto do treinador foi imediato, e já em sua primeira temporada no comando, ele conduziu a equipe à conquista dos títulos do Torneio Apertura, Clausura e da Copa Sul-Americana, consolidando a tradicional equipe chilena como um dos grandes times do continente.

Em 2012, Sampaoli repetiu o sucesso ao vencer novamente o Torneio Apertura, elevando ainda mais sua reputação.

Esse destaque chamou a atenção da Federação Chilena de Futebol, que o convidou para assumir o comando da Seleção Chilena. Sem hesitar, ele aceitou o desafio de dirigir a equipe nacional.

Trajetória de Sampaoli na Seleção Chilena

Na Seleção Chilena, Jorge Sampaoli fez seu trabalho de maior destaque. Contratado para ser o comandante do Chile em 2012, a equipe nacional logo conseguiu o acesso para a Copa do Mundo de 2014.

No Mundial do Brasil, Sampaoli conseguiu uma campanha bastante digna com a Seleção Chilena. Os chilenos avançaram com tranquilidade pela fase de grupos, encarando a Seleção Brasileira no mata-mata.

Em uma partida bem equilibrado, o Brasil conseguiu eliminar o Chile apenas nas disputas de pênaltis.

A Seleção Chilena nunca havia conquistado nenhum título em toda a sua história no futebol sul-americano e, graças ao bom trabalho do técnico argentino, esse cenário mudou.

Com um estilo característico de Jorge Sampaoli, o Chile passou a controlar as ações dos jogos, independentemente do adversário. 

Foi na Copa América de 2015 que Jorge Sampaoli mostrou para o mundo a capacidade do seu time. A equipe fez uma campanha intocável e sagrou-se campeã de forma invicta, sendo esse o primeiro título da história do país no futebol. 

Jorge Sampaoli, técnico de futebol
Com Sampaoli, a Seleção Chilena bateu nos pênaltis a Argentina, conquistando a Copa América em 2015 (Divulgação/Seleção Chilena)

Passagem de Sampaoli pelo Sevilla

A boa campanha na Copa do Mundo e o título da Copa América fizeram com que o velho continente olhasse para Sampaoli com mais carinho. 

Em 2016, o Sevilla anunciou a contratação do técnico argentino, em um contrato de duas temporadas. A equipe havia sido tricampeã da Liga Europa e queria alçar voos mais altos.

O começo do Sevilla de Jorge Sampaoli foi empolgante, e a equipe mostrava atributos para disputar na parte de cima da tabela do Campeonato Espanhol.

Já no fim da temporada, quando o Sevilla ocupava a 4ª colocação, o trabalho de Jorge Sampaoli foi interrompido.

O argentino recebeu uma proposta para comandar a Seleção Argentina, que vivia uma crise e estava próximo de não se classificar para a Copa do Mundo de 2018, por conta de uma péssima campanha nas eliminatórias.

O sonho de comandar a seleção de seu país falou mais alto, e Jorge Sampaoli assumiu a equipe albiceleste no dia 1º de junho de 2017.

Jorge Sampaoli, técnico de futebol
Comandando o Sevilla, Jorge Sampaoli teve sua primeira oportunidade no futebol europeu (Divulgação/Sevilla)

Passagem de Sampaoli pela Seleção Argentina

 A Argentina vivia um momento de crise política no comando do futebol, e isso atrapalhava fortemente o desempenho da seleção. A equipe estava fora da zona de classificação para a Copa do Mundo de 2018, pouco mais de um ano para a disputa do torneio.

Após a demissão de Edgardo Bauza, o nome de Sampaoli era unanimidade. Ele assumiu com a missão de classificar a Argentina para a Copa do Mundo e melhorar o desempenho da equipe, que mesmo recheada de craques, com o comando de Lionel Messi, apresentava futebol bem decepcionante.

A missão foi cumprida, e a Argentina de Sampaoli conquistou a vaga para a Copa do Mundo com vitória na última rodada das Eliminatórias. No Mundial, a equipe avançou até as oitavas de final, quando foi eliminada por 4 a 3 pela França, que posteriormente seria campeã

Jorge Sampaoli: carreira, títulos, times e seleções que dirigiu
Jorge Sampaoli na Seleção Argentina na Copa do Mundo da Rússia (Icon Sport)

Trabalho de Sampaoli no Santos

Em 2018, a Federação Argentina de Futebol anunciou a saída de Sampaoli da Seleção Argentina. 

No final desse mesmo ano, o Santos era surpreendido com o anúncio de que o atual técnico, Cuca, iria dar uma pausa na carreira por problemas de saúde e deixaria o comando da equipe ao final da temporada.

Buscando um nome que assumisse e levasse o time praiano de volta a conquista de títulos importantes, o Santos investiu pesado na contratação de Jorge Sampaoli e o anunciou ainda no final de 2018.

O argentino chegou para assumir a equipe em 2019 e viveu momentos conturbados logo de início. 

Decepcionado com a diretoria santista, que havia prometido alguns reforços e não cumpriu essa promessa, Jorge Sampaoli reclamou publicamente com a diretoria, principalmente com o presidente José Carlos Peres.

A turbulência entre o técnico e o presidente seguiu até o final do ano. Normalmente uma briga dessa magnitude seria motivo suficiente para a demissão do técnico, mas o trabalho dentro de campo do argentino se sobressaia.

O Santos de Sampaoli jogava um futebol ofensivo, e a torcida aprovava o trabalho do técnico.

Mesmo com a eliminação precoce no Campeonato Paulista, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, o Santos mostrava consistência no Brasileirão Série A.

A excelente campanha da equipe comandada por Jorge Sampaoli levou o Santos a terminar em 2° lugar no campeonato nacional.

Os 74 pontos conquistados seriam o suficiente para a conquista em diversos anos anteriores, mas o Flamengo destoou nessa temporada e atingiu a melhor campanha da história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos com 20 times participantes, com 90 pontos conquistados.

O trabalho de Sampaoli chegou ao fim no término da temporada. A última partida do Santos sob o comando do Argentino foi justamente diante do Flamengo, na 38ª rodada do Brasileiro, em que o Santos aplicou uma sonora goleada de 4 a 0, mostrando que o trabalho foi bem executado. 

Jorge Sampaoli: carreira, títulos, times e seleções que dirigiu
Destaque no Brasileirão 2019, Sampaoli teve boa passagem pelo Santos (Icon Sport)

Trajetória de Sampaoli no Atlético Mineiro

Em 2020, Jorge Sampaoli decidiu continuar seu trabalho em solo brasileiro. Após tratativas frustradas com o Palmeiras no início do ano, o argentino foi anunciado como técnico do Atlético Mineiro. 

Com o comando de Sampaoli, a equipe conquistou o título do Campeonato Mineiro, vencendo o Tombense pelo placar agregado de 3 a 1. É, até hoje, o único título do treinador em solo brasileiro.  

Outra grande conquista pelo clube mineiro foi a classificação para a Libertadores da América.

No Galo, conseguiu aquilo que não foi atendido a ele no Santos: contratação. Ao todo, foram investidos R$ 200 milhões em 11 contratações.

Apesar dos reforços, o Atlético-MG ficou apenas com o título do Campeonato Mineiro. Com relação a Sampaoli, o argentino rumou para a França, treinar o Olympique de Marseille.

Comandando o Galo em 44 oportunidades diferentes, o treinador deixou o futebol brasileiro somando 25 vitórias, nove empates e 10 derrotas.

Jorge Sampaoli: carreira, títulos, times e seleções que dirigiu
Sampaoli em ação pelo Atlético-MG no Campeonato Brasileiro (Icon Sport)

Sampaoli no Olympique de Marseille

Em fevereiro de 2021, Sampaoli chegou à França e conseguiu fazer uma campanha excelente no campeonato do país.

Terminou a competição na vice-colocação, atrás do PSG que venceu o torneio. Além disso, conseguiu também classificação para a disputa da UEFA Champions League.

Entretanto, na pré-temporada seguinte, o treinador manteve-se bastante insatisfeito com a diretoria por não trazer novos reforços para o time.

O clube até fez investimentos, mas foi com o objetivo de contratar jogadores que estavam no time por empréstimo, tais como Pau López, Cengiz Ünder, Arkadiusz Milik e Matteo Guéndouzi.

Depois de uma reunião com o presidente Pablo Longoria, ficou sinalizado para o treinador argentino que os reforços não chegariam tão cedo. Dessa forma, Sampaoli optou por encerrar seu vínculo com o clube.

Ao todo, foram 66 partidas no comando do clube francês, totalizando 63% de aproveitamento.

Jorge Sampaoli: carreira, títulos, times e seleções que dirigiu
Durante a temporada 2021/2022, Sampaoli treinou o Olympique de Marselha (Icon Sport)

Retorno ao Sevilla

Novamente no Sevilla, Jorge Sampaoli assumi o lugar do técnico espanhol Julen Lopetegui, que colocou o clube espanhol a apenas um ponto da zona de rebaixamento. A chegada do argentino serviu com uma tentativa de colocar a equipe novamente na disputa por títulos importantes.

Entretanto, Sampaoli esteve muito longe de alcançar os bons resultados em sua primeira passagem. O Sevilla não engrenou e para piorar, ficou dois pontos da zona de rebaixamento.

Dessa forma, a diretoria do clube decidiu então demitir o treinador argentino. Por lá, foram 31 partidas, com 13 vitórias, 6 empates e 12 derrotas.

Jorge Sampaoli: carreira, títulos, times e seleções que dirigiu
Jorge Sampaoli no Sevilla em partida contra o Barcelona pela La Liga (Icon Sport)

Como foi a passagem de Sampaoli pelo Flamengo?

Iniciando sua passagem pelo Flamengo em abril de 2023, Jorge Sampaoli não deixou saudades, frustrando a torcida rubro-negra durante a trajetória no comando do Mais Querido.

Assinando com o Mengão até dezembro de 2024, Sampaoli desembarcou no Rio de Janeiro com a missão de colocar o time carioca novamente nos trilhos.

Apesar da enorme expectativa depositada pela diretoria rubro-negra, o trabalho do treinador argentino não foi nada bom.

Entre polêmicas, eliminações precoces e péssimos resultados dentro das quatro linhas, Jorge Sampaoli deixou o Flamengo em setembro de 2023.

Sem conquistar nenhum título, Sampaoli comandou o Mais Querido em 39 jogos. Somando 20 vitórias, oito empates e 11 derrotas, o treinador foi demitido com 60.7% de aproveitamento.

Jorge Sampaoli: carreira, títulos, times e seleções que dirigiu
Sampaoli comandando o Flamengo no Maracanã (Icon Sport)

Títulos de Jorge Sampaoli como treinador

Universidad de Chile

  • Copa Sul-Americana: 2011
  • Torneio Apertura: 2011, 2012
  • Torneio Clausura: 2011

Seleção do Chile

  • Copa América: 2015

Atlético Mineiro

  • Campeonato Mineiro: 2020

Prêmios individuais

  • El Gráfico – Treinador do Ano: 2011
  • Treinador do Ano no Chile: 2011
  • Seleção da Copa América: 2015
  • IFFHS – Treinador de Seleções do Ano: 2015
  • Treinador Sul-Americano do Ano: 2015

Biografia de Jorge Sampaoli

  • Nome completo: Jorge Luis Sampaoli Moya
  • Data de Nascimento: 13 de março de 1960
  • Local de Nascimento: Casilda, Argentina
  • Altura: 1,67 m

Curiosidades de Sampaoli

Passeios de bicicleta e entrada de crianças aos treinos

Além do campo e do extracampo, Jorge Sampaoli ficou marcado durante a sua passagem pelo Santos pela simplicidade. 

O argentino costumava ir aos treinos da equipe santista de bicicleta, prática bastante incomum na classe dos treinadores brasileiros.

Além disso, o treinador liberava a entrada de crianças para assistir aos treinos do Santos, tirava fotos e costumava bater um papo descontraído com a criançada.

Exigências

Outro fato interessante que marca a trajetória de Jorge Sampaoli são suas exigências. Aqui no Brasil, por exemplo, tanto no Santos como no Atlético Mineiro, o treinador fez uma série de exigências para acertar o contrato com as equipes brasileiras.

Os pedidos de Sampaoli são principalmente em cima de reforços. O treinador exige que os clubes que ele dirige tenham um elenco forte para as disputas, e abusa nas pedidas de contratações para reforçar o time, mesmo que isso ultrapasse os limites financeiros dos clubes que ele dirige.

Essas e outras exigências foram fatores determinantes para que o Palmeiras desistisse da contratação do treinador, no início de 2020, mesmo depois de ter acertado as bases salariais. 

Agora que você conhece a história de Jorge Sampaoli, que tal conhecer a vida de outras figuras importantes do futebol?