Saiba tudo sobre a função de ADC no LoL: objetivos, mecânicas, estratégias, parceria com o suporte e como jogar na rota inferior

O que é ADC no LoL? Como se joga nessa função?

O atirador é uma das cinco posições do League of Legends. Se você está perdido e anda procurando material para entender melhor essa rota, continue por aqui.

Reunimos informações básicas que todo ad carry precisa saber para dar os primeiros passos no mapa: principais atribuições, campeões para iniciantes, tipos de ADC e mais!

O que é ADC no LoL?

adc no lol
Tristana é um exemplo clássico de atirador

ADC, ou simplesmente atirador, é uma das cinco posições do League of Legends. O campeão escolhido para essa função opera na rota inferior junto com o suporte.

O ad carry é, junto com o mid laner, a principal fonte de dano da equipe. Esse é o principal objetivo do atirador: ser capaz de eliminar adversários com muita rapidez.

Por focar apenas em itens de dano, o ADC é muito frágil, ou seja, possui poucos pontos de vida. Ele precisa de proteção dos aliados e se posicionar no mapa com perfeição, caso contrário será alvejado e abatido com extrema facilidade.

O atirador é também extremamente necessário na conquista de outros objetivos como torres, inibidores, arautos, dragões e barões. O seu dano massivo faz a diferença em momentos cruciais como esses.

Significado de ADC no LoL

significado de adc
ADC significa ad carry

ADC é a sigla da expressão inglesa ad carry. A primeira palavra “AD” significa “attack damage”, ou seja, dano de ataque. Essa é a principal fonte de poder da maioria dos atiradores tradicionais.

Já a segunda palavra “carry” significa “carregador”, pois o atirador é um dos carregadores da equipe, isto é, um dos principais responsáveis por dar dano em estruturas e campeões adversários. O outro carregador costuma ser o mid laner.

Onde fica ADC no LoL?

onde fica o adc no lol
Atiradores jogam na rota inferior

O ADC joga na rota inferior (bot lane) junto do suporte. É o único local do mapa onde temos uma dupla, visto que os demais jogadores atuam sozinhos: top na rota superior, mid na rota central e caçador na selva.

É por isso que a jogabilidade do atirador é bem singular. Ele precisa combar habilidades com o suporte, ficar de olho em dois inimigos ao mesmo tempo e trabalhar em equipe do início ao final da partida.

como jogar lol

Amplie seu conhecimentos sobre games:

Como ser um bom ADC no LoL?

Como ser um bom ADC no LoL
Conheça as principais funções do ADC

O ADC no LoL precisa de “muito dedo”, ou seja, agilidade, reflexo e técnica refinada. Devido a esses fatores, é uma das posições mais complexas do jogo, perdendo apenas para o jungle. Então não desanime logo de cara! Estude e treine bastante para ficar bom.

O atirador precisa de muita rapidez nas ações, então a primeira dica é ajustar a sensibilidade e o DPI do mouse para obter maior conforto. Se tiver um dinheiro sobrando, não hesite em comprar um mouse gamer. Faz muita diferença na jogabilidade!

O segundo conselho é dominar a arte do kite. “Caitar” um inimigo é dar dano e recuar o personagem ao mesmo tempo. Assim, você estará atacando e fugindo do raio de alcance do adversário. Essa técnica é muito utilizada contra campeões corpo a corpo como Nasus, Darius e Shen. Como os atiradores conseguem soltar auto ataques e skills de longe, a estratégia é fundamental para se manter vivo no jogo.

A terceira dica é farmar bastante, ou seja, o ato de dar o último hit na tropa para acumular ouro. Os itens dos atiradores são mais caros do que as outras posições, então é imprescindível que você seja fera nessa mecânica. Use partidas personalizadas para pegar o timing e captar o máximo possível de recursos nas ondas de mínions.

O último conselho é ter senso de posicionamento. Atiradores precisam atuar na linha de trás das teamfights, senão serão eliminados com facilidade. Lembre-se de que você tem pouquíssima vida, então deixe ninguém te encostar um dedo! Vá para a frente da muvuca apenas quando tiver certeza de que abaterá alguém de forma ilesa.

Tipos de ADC no LoL

tipos de adc
Veja quais são as subdivisões dos atiradores
  • Hypercarry
  • Utility
  • Skill caster

Existem três tipos de ADC no LoL. O primeiro, e mais conhecido, é o hypercarry. São atiradores que concentram seu poder de fogo nos auto ataques. Eles precisam de tempo para crescer no final, momento em que costumam brilhar. No entanto, caso sejam feedados no início da partida, são capazes de carregar o jogo sozinhos. Alguns exemplos clássicos: Vayne, Kog’Maw, Jinx e Tristana.

O segundo tipo de ADC é o utility. Os atiradores dessa subdivisão, além do caráter ofensivo, também ajudam o time com skills de suporte, como controle de grupo, velocidade de movimento e outros tipos de buffs/debuffs. Eles podem ser utilizados para engaje, disengage e estratégias diversas. Exemplos: Sivir e Ashe.

Há ainda o ADC skill caster. Como o próprio nome já entrega, são atiradores que precisam spammar habilidades para desferir dano – e não auto ataques, como os hypercarries. Eles precisam de poucos itens para fazer estrago e tampouco dependem do late game, além de serem mais criativos na fase de rotas. Os exemplos mais tradicionais são: Lucian e Ezreal.

Apesar dessa subdivisão, é bom ter em mente que o meta sempre nos reserva surpresas e mudanças. Na maior parte da existência do LoL, os atiradores funcionaram assim. Mas existiram alguns momentos em que campeões de outras lanes foram usados nesta posição. Todo mundo aí se lembra do Mordekaiser e dos magos na rota inferior, né?

Melhores ADC para iniciantes no LoL

Melhores ADC para iniciantes no LoL
Sivir é uma ótima pedida para iniciantes
  • Ashe
  • Caitlyn
  • Jinx
  • Sivir

Ashe

Ashe é uma campeã sem segredos. Seu pico de poder é no mid game, então, até lá, farme bastante para conseguir itens. Suas habilidades são bem simples e úteis. Além das skills ofensivas, utilize a presença global do E – Olhar do Falcão para adquirir visão no mapa e o excelente controle de grupo do R – Flecha de Cristal Encantada para iniciar teamfights. Ashe, no entanto, não tem escape. Fique safe sempre que puder.

Caitlyn

O que torna Caitlyn viável para iniciantes é o seu gigantesco range no auto ataque. Além de deixar o farm mais fácil, dependendo da matchup, também vai encurralar o ADC adversário contra a torre. De quebra, suas habilidades exigem pouca técnica. Use as traps para prender inimigos, combos para derreter a vida de tanques e a skill de escape para se reposicionar no mapa. Se alguém estiver com pouca vida, finalize-o com o R – Ás na Manga.

Jinx

Jinx é um ADC clássico para quem está aprendendo a jogar na posição. As skills são intuitivas e o poder de fogo baseado no auto ataque, então não é preciso perder longas horas aprendendo os segredos do seu kit de habilidades. Assim como Ashe, Jinx não tem escape, mas é possível neutralizar investidas inimigas com o controle de grupo presente no W – Zap e no E – Mordidinha Flamejante.

Sivir

Finalizamos a lista com Sivir. Assim como todas as campeãs citadas nessa lista, suas habilidades são extremamente fáceis. Entretanto, alguns novatos podem encontrar dificuldades para controlar sua escassa mana no early game. Até conseguir os primeiros itens fechados, dê prioridade aos auto ataques e não abuse das skills! Além disso, tente calibrar o reflexo para acionar o E – Escudo de Feitiço nos momentos certos.

Melhores ADC no LoL

melhores adc lol
Melhores ADC do LoL na atualidade

Os melhores campeões do League of Legends são regidos pelo meta. Isso significa que o grupo de personagens mais fortes do jogo é constantemente modificado a cada atualização lançada pela Riot Games. Isso acontece com frequência, pois os patches alteram habilidades, itens, runas, mecânicas e outros elementos de jogabilidade.

Para conferir quais são os melhores atiradores do momento, existem duas estratégias: a primeira é consumir conteúdos relacionados a jogadores profissionais, como streams, vídeos e campeonatos profissionais. Afinal, eles precisam treinar com campeões que estão no meta para se darem bem nos torneios.

O segundo método é conferir a taxa de vitória dos personagens nas filas ranqueadas. Para isso, basta acessar bancos de dados especializados como o site Mobalytics. Na data da publicação deste texto, os melhores ADCs eram: Ashe, Miss Fortune, Swain, Jhin, Vayne e Samira. É com eles que você quer jogar para subir de elo!

Agora que você sabe tudo sobre a função do ADC no LoL, que tal dar uma conferida em outros textos aqui na Esportelândia?

*Última atualização feita em 26 de novembro de 2020

Salvar