Em uma jornada que mescla visão estratégica, paixão pelo esporte e compromisso social, Adriana Samuel, ex-jogadora de vôlei de praia e medalhista olímpica, traçou um caminho inovador desde que assumiu outras vertentes. Em uma exclusiva, a ícone esportiva revela como antecipou seu próprio futuro, transitando com maestria entre a gestão de alto rendimento e projetos sociais.
Adriana Samuel: uma mulher de decisões
A história começa no início do século, quando uma foto marcante em uma matéria do Jornal do Brasil, datada de 2000, capturou Adriana com um look executivo, segurando um celular, visualizando um futuro que parecia distante na época.
Tem uma matéria que o Jornal do Brasil fez comigo, no ano de 2000… tem uma foto grande e o meu look era de uma executiva, com o celular na mão, como se estivesse “fechando algum contrato”.
Na matéria tem uma aspa minha que fala exatamente o que eu gostaria de fazer no futuro. E, é impressionante porque são as minhas duas atuais áreas de atuação.
Desde que parei de jogar (a mais de 20 anos) eu atuo em duas verticais, no alto rendimento, com projetos de patrocínio a atletas, e também na área de responsabilidade social, com meus projetos esportivos sociais. Eu profetizei o meu próprio futuro… – revela Adriana Samuel, em tom de brincadeira.
O início do Time Petrobras
Como empresária de atletas do vôlei de praia, iniciou sua trajetória com nomes renomados como Adriana Behar e Shelda. No entanto, sua visão foi além, culminando na criação do inovador “Time Petrobras”.
Nós chamamos de Time Petrobras, mas na verdade, é um time formado por individualidades. Esse formato foi sendo construído aos poucos. No primeiro momento, quando eu parei de jogar, eu atuava mais como empresária dos atletas do vôlei de praia…
Cuidar da carreira e captar patrocínios. Então, foi assim que eu comecei, e durante uns 3 ou 4 anos eu trabalhei com vários atletas na praia, mas sempre com o boné de empresária de atleta.
Em 2007, mais ou menos, surgiu esse modelo de “Time”, que começou com a Glaxo Smith Klein, nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e em 2009, o Time Embratel que foi um case de sucesso ao longo de dois ciclos olímpicos, Londres 2012 e Rio 2016.
Nesse modelo a minha empresa é contratada pela marca e não pelo atleta. Foi um processo, uma construção. Primeiro adquiri bagagem, experiência trabalhando de uma outra forma e, em um determinado momento, fiz a virada para esse modelo de Time que é incrível.
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“O Time Petrobras é um dos mais importantes programas de patrocínio esportivo privado do país”, destaca Adriana Samuel
A mudança de paradigma foi evidente quando sua empresa passou a ser contratada pela marca, não mais pelo atleta.
Ao olhar para o futuro em 2024, Adriana Samuel, a visionária do esporte brasileiro, continua a desbravar novos horizontes.
Seu legado vai além das medalhas conquistadas nas quadras, representando a força de uma mulher determinada a deixar um impacto duradouro no universo esportivo.
O Time Petrobras é um dos mais importantes programas de patrocínio esportivo privado, no âmbito olímpico e paralímpico do país! E em 2024, estamos na terceira edição do Time Petrobras.
Seja pela história, diversidade ou estratégia adotada, se tornou fundamental na preparação dos atletas brasileiros. – destacou Adriana Samuel, orgulhosa do impacto positivo que o projeto vem proporcionando ao cenário esportivo nacional.
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Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.