O Breaking é um estilo de dança urbana criado em 1970. A dança faz parte da cultura hip hop e deu seus primeiros passos em Nova Iorque.
Inicialmente, o Breaking era uma forma de manifestação popular de afro-americanos e uma opção para não entrarem em gangues de ruas da época.
Agora, a dança praticada ao som de rap, breakbeat e funk se tornou um tipo de recreação e de competição em todo o mundo.
O Esportelândia montou uma lista com as principais regras do Breaking. Assim, quando você quiser praticar ou indicar a modalidade para alguém, vai saber tudo sobre.
Objetivo básico da Breaking
O objetivo do Breaking é simples, principalmente em uma competição, onde B-boys e B-girls (dançarinos de Breaking) se enfrentam.
Com movimentos muitas vezes acrobáticos, rotação do corpo e agilidade nos pés, o objetivo é derrotar seu oponente com movimentos criativos.
As disputas no Breaking podem ser feitas individualmente, em duplas, trio ou grupos, demonstrando suas habilidades e técnicas.
Uma das primeiras competições de Breaking internacional aconteceu nos anos 90. Agora, fará a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Categorias disputadas
O Breaking é disputado por homens e mulheres. Sendo assim, os B-Boys e B-Girls competem cada um em sua modalidade.
Quando termina a prova
Nas batalhas, os dançarinos se apresentam alternadamente para um painel de jurados.
O júri é composto por um número ímpar de pessoas. O painel de jurados é formado por ex-competidores.
No fim, apenas dois competidores se enfrentam, de onde um sai o vencedor da prova.
Regras do Breaking
Nos campeonatos de Breaking, as batalhas de dança acontecem de forma individual, em duplas, trio ou grupo.
Para os passos usados durante a dança, não existe nenhuma especificidade. Contudo, existe um critério de avaliação para chegar ao vencedor.
Nas fases eliminatórias, os dançarinos disputam apenas um round. Todavia, quando chegam na fase de mata-mata, são disputados quatro rounds.
Sendo assim, cada round conta com 60 segundos de duração. As escolhas das músicas para as batalhas ficam por conta dos DJ’s.
Para a análise da apresentação, já que os passos ficam a critério do participante, um sistema de valor triplo é usado.
O Trivium, sistema usado nas competições, avalia três critérios no desempenho do atleta que está competindo, sendo eles:
- Qualidade física: onde são avaliadas a técnica e a variação de passos do atleta.
- Interpretação: que se refere a execução e a musicalidade do dançarino quando está competindo.
- Artístico: que avalia a criatividade e a personalidade do atleta durante a disputa.
Breaking em Paris 2024
Nas Olimpíadas, as disputas de Breaking acontecerão nos dias 9 e 10. Um evento será para os homens e outro para as mulheres, no Place de la Concorde.
No total, 32 atletas dançarinos disputam o primeiro título olímpico. Ou seja, 16 mulheres e 16 homens vão em busca do ouro.
Para a disputa, terá no máximo quatro atletas por continente. As classificatórias para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 continuam acontecendo.
Sendo a mais nova modalidade dos Jogos Olímpicos, para a disputa em Paris, um novo sistema foi criado para as competições de Breaking.
Dessa forma, tendo o Trivium como base, ao invés de três, os jurados utilizarão seis critérios na disputa.
As batalhas serão pontuadas a partir da avaliação de:
- Criatividade
- Personalidade
- Técnica
- Variedade
- Performatividade
- Musicalidade
Assim como em outras competições, também haverá um número ímpar de jurados para pontuar na disputa.
Cada critério usado na avaliação terá o seu peso para a nota final. Ou seja, dos seis critérios, cada um terá a sua porcentagem da pontuação total.
Sendo assim, musicalidade, variedade e personalidade valem 40% da nota. Já a técnica, performatividade e criatividade valem 60%.
Os juízes enviarão seus votos após o fim de cada rodada. O vencedor será aquele que obtiver a maior pontuação.
Agora que você sabe tudo sobre as regras do Breaking, aproveite para conhecer um pouco mais sobre outros esportes olímpicos.
- Saiba tudo sobre natação: história, estilos, regras e provas
- Modalidades da Esgrima: as regras do sabre, florete e espada
- Regras do Voleibol [2024]: Pontuação, Posições e Fundamentos
- Tudo sobre Atletismo [2024]: história, modalidades, regras e recordes
- Regras do Decatlo: tudo o que você precisa saber
- Regras da Esgrima: tudo o que você precisa saber
Jornalista e formado em análise de desempenho (Futebol). Comentarista das rádios Bate Fundo Esportivo e Web MF. Passou por FNV Sports, PL Brasil, Strikers, OFutebolero e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2023. Apaixonado por grandes histórias.