O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) saiu em defesa do avançado madridista Vini Junior após novo caso de racismo. O também atleta da Seleção Brasileira sofreu outro ataque de racismo no último final de semana em partida fora de casa contra o Valência pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol.
COB abraça causa de Vini Junior
A diversidade étnica é uma das principais marcas da sociedade brasileira e é extremamente benéfica também no meio esportivo. É necessário lutar pela construção de uma cultura inclusiva e antirracista, na qual todas e todos se responsabilizem por um ambiente esportivo pautado na étnica, na justiça e na igualdade” disse Paulo Wanderley, presidente do COB.
O brasileiro sofreu outro ataque de racismo e dessa vez o engajamento foi amplificado. Inúmeras personalidades estão apoiando o atleta do Real Madrid nesta causa.
O próprio jogador demonstrou grande insatisfação com as ofensas e publicou registros de outras ocasiões em que foi insultado e nada fez a justiça espanhola tão pouco a LaLiga.
A ministra do esporte, Ana Moser, o COB, além de atletas brasileiros e internacionais das mais variadas modalidades estão abraçando o Vini após o ocorrido.
Estamos com você @vinijr ????❤️
No room for racism. pic.twitter.com/kQz5bW0piC
— Kaka (@KAKA) May 22, 2023
Racism has no place in football or society! @LaLiga need to take serious and unequivocal action to stop this from happening. All my support to @vinijr pic.twitter.com/1bsgN7EtTZ
— Gareth Bale (@GarethBale11) May 22, 2023
El presidente del Real Madrid se ha reunido con @ViniJr para mostrarle su apoyo y su cariño, para informarle de todos los pasos que se están realizando en su defensa y para confirmarle que el club llegará hasta las últimas consecuencias ante una situación tan repugnante de odio. pic.twitter.com/vu18Lf0nif
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) May 22, 2023
Nota de apoio do Real Madrid ao Vini Junior
O Real Madrid C. F. condena veementemente os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinícius Junior. Esses eventos representam um ataque direto ao modelo de convivência social e democrática de nosso Estado baseado no Estado de Direito.
O Real Madrid acredita que tais ataques também constituem um crime de ódio e, portanto, apresentou o relatório correspondente ao Ministério Público, especificamente ao Ministério Público contra crimes de ódio e discriminação, para os fatos serem investigados e os responsáveis sejam ser responsabilizado.
O artigo 124.º da Constituição espanhola estabelece que o papel do Ministério Público é promover a prossecução da justiça em defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público. Dada a gravidade dos fatos ocorridos, o Real Madrid recorreu à Procuradoria-Geral da República, sem prejuízo da sua qualidade de procurador privado em quaisquer processos que sejam instaurados”, publicou o clube Merengue via Instagram.
A cada rodada fora de casa uma surpresa desagradável. E foram muitas nessa temporada. Desejos de morte, boneco enforcado, muitos gritos criminosos… Tudo registrado.
Mas o discurso sempre cai em “casos isolados”, “um torcedor”. Não, não são casos isolados. São episódios… pic.twitter.com/aSCMrt0CR8
— Vini Jr. (@vinijr) May 22, 2023
+ “É o melhor piloto do grid”, Felipe Massa revela a sua aposta na Fórmula 1; confira