A AmeriCupw acontece na cidade de León, no México, dentre os dias 1 a 9 de julho. O sorteio feito na última quarta-feira (10) coloca o Brasil diante de Estados Unidos, Argentina, Venezuela e Cuba.

O técnico da seleção brasileira, José Neto, destacou que a seleção não vai ter jogos fáceis pela frente. Além disso, salientou que o Brasil já teve confrontos com alguns adversários do grupo.

Destaca para a seleção da Venezuela, com quem o Brasil já jogou semifinal e a Argentina que fez final no último Sul-Americano. Na ocasião, a seleção canarinho venceu por 69 a 68.

Uma competição que não tem jogos fáceis! Um grupo duro, com EUA favorito para o título e 3 das 4 equipes sul-americanas classificadas, sendo Venezuela, que enfrentamos na semifinal e Argentina na Final do último Sul-Americano. Para finalizar o grupo, a tradicional equipe de Cuba, que vem recuperando seu basquetebol competitivo e sempre joga com muita intensidade. Temos que encarar cada jogo como um jogo único para classificarmos na melhor posição possível e avançarmos na competição. Para isso, vamos fazer uma excelente etapa de treinamento e chegarmos preparados para esta dura competição.

Vaga para as Olimpíadas

Vale destacar que a AmeriCupw abre vaga para a disputa do Pré-Olímpico em 2024. Dessa forma, o Brasil para conseguir garantir a classificação, será necessário ficar entre as duas primeiras seleções do torneio.

Os outros quatro na sequência vão disputar o Pré-Olímpico das Américas, que vai acontecer ainda neste ano de 2023. Essa competição classifica duas seleções para jogar o Pré-Olímpico de Basquete Feminino. Ao todo, quatro países das Américas vão participar dos Jogos em Paris.

Brasil nas Olimpíadas

O Basquetebol Feminino acumula na história dos Jogos Olímpicos duas medalhas: prata (1996) e bronze (2000). Nas últimas edições, o Brasil parou na primeira fase, foi assim em Pequim (2008), Londres (2012) e no Rio de Janeiro (2016).

Além disso, o Brasil ficou de fora dos Jogos Olímpicos disputados em Tóquio em 2021.

Gabriel Queiroz

Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.