O Novo Basquete Brasil (NBB) tem o início na temporada 2023/24 no sábado (21), porém vai contar com duas partidas que vão ser antecipadas: Flamengo x Minas; na sexta-feira (13), às 20h (horário de Brasília) e Flamengo x Pato Basquete; no domingo (15) , às 11h (horário de Brasília).

Os esses dois jogos do NBB foram adiados devido a participação do Brasil no Pan-Americano de basquete que acontece na sexta-feira (20), em Santiago, no Chile. A seleção brasileira vai ser comandada mais uma vez pelo técnico do Flamengo, Gustavo de De Conti.

O Brasil tem em sua história seis medalhas de ouro e vai agora brigar para alcançar a sua sétima. A última conquista do Brasil aconteceu no Pan-Americano de 2015, disputado na província de Ontário, no Canadá.

Você ama outros esportes além de Basquete? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Maiores garçons do NBB

O NBB vai para a sua 15ª edição de sua história e vai contar com número recorde em 2023/24: 19 equipes. Temporada após temporada, jogadores se destacam pelo número de assistências nas partidas.

Vamos ver agora quem são os principais “garçons” da história do NBB. Quem lidera a lista é o brasileiro Fúlvio Chiantia que se aposentou do basquete em 2022 aos 40 anos de idade.

Em sua carreira, o armador teve passagem por clubes como Uberlândia, Franca, Mogi, Ribeirão Preto, Assis, Brasília, Vasco da Gama, Bauru, São José.

Ao todo, Fúlvio disputou 12 vezes o NBB e foi eleito o melhor jogador em quatro edições. Em termos de assistência, são 2416.

Na segunda posição, está Nezinho, outro jogador que também fez muita história no NBB. Na competição, foram incríveis 2114 assistências do armador que conquistou cinco títulos nacionais na carreira.

Em 2022, Nezinho acertou seu retorno a sua cidade, para atuar no AZ Basquete Araraquara.

Para completar o pódio, está o norte-americano mais brasileiro da história, Larry Taylor com incríveis 2054 assistências no NBB. Veja agora o top 10 de maiores garçons da competição:

 

Gabriel Queiroz

Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.