Fausto Giannecchini é uma lenda do basquete brasileiro pelo número de títulos conquistados por clubes e seleção. Entre recordes e grande destaque, seja por clubes ou Seleção Brasileira, a equipe do Esportelândia conversou com Fausto para trazer mais detalhes memoráveis de façanhas que marcaram época, inclusive sua impressão de Michael Jordan em uma competição. Confira.

Fausto Giannecchini

Nos 12 anos pela Seleção Brasileira, conquistou três Sul-Americano (1973, 1977 e 1983). Por clubes, possui uma vasta galeria de títulos. Em resumo, ganhou no Franca: quatro Sul-Americano, cinco Brasileiros e quatro Paulistas.

No Vila Nova sagrou-se campeão do Brasileiro em 1973 e pelo Sírio, bateu campeão do Sul-Americano (1984) e Brasileiro (1983).

Exclusiva com Fausto Giannecchini, ex-Seleção Brasileira de Basquete

A saber, essa tabela rendeu ótimos pontos. Recordes foram mencionados. Alguns que, para os curiosos em dados, são ótimos. Trazendo aqui um resumo dessa conversa, é curiosa sua humildade em “achar” que teve uma boa carreira.

Jogar por mais de uma década na Seleção Brasileira de Basquete e ser o jogador mais vezes campeão pelo maior time do Brasil (Franca Basquete) são alguns dos feitos mais fortes da carreira de Fausto.

Realmente, historicamente, grandes personalidades não costumam se enaltecer, os próprios deixam os números falarem por si. Nesse caso, não parece ser um nem outro, mas conforme a imersão em sua história aumenta, percebe-se que as façanhas realizadas são tão grandes que é muito difícil não serem notadas quando alguém for falar de basquete, principalmente do nacional.

Enfim, para uma melhor imersão nessa conversa, fica na sequência áudios compartilhados desta entrevista.

Cabe lembrar que Fausto foi um dos participantes da homenagem que o Esportelândia fez ao dia nacional do basquete. A saber, no dia 12 de outubro.

Enfim, sem dúvidas que o basquete nacional tem sua relevância na modalidade. E com uma evolução nos campeonatos, além de constante evolução na captação de novos clubes de todos os estados, isso tende a ajudar na revelação de atletas também. Atletas do calibre de Fausto podem estar a procura de uma oportunidade. Brasileiros disputarem a NBA é cada vez mais comum, trazendo bagagem para a Seleção Brasileira.

Portanto, aos amantes da bola laranja, além de prestigiar lendas como Fausto Giannecchini, é possível acompanhar pelo Esportelândia a evolução do basquete nacional. Seja pelas notícias, campeonatos estaduais, nacionais ou internacionais onde os brasileiros estão presente.

 

Foto destaque: Divulgação/LNB