A temporada do NBB encerrou recentemente, e os times estão em período de férias, mas já planejando os próximos passos. Assim, o mercado de transferências fica agitado, com muitos rumores. A equipe do São José já se reforçou, trazendo um dos destaques da temporada 2022/2023, o armador Augusto Cabral. Ele compartilhou um pouco sobre o início no basquete, sua carreira e a chegada ao novo time.
Augusto Cabral e início no basquete
O esportista, aos 25 anos, iniciou sua trajetória precocemente, provindo de uma família de atletas e sendo natural de Belo Horizonte. Contou sempre com o respaldo familiar em suas escolhas, e a jornada rumo ao basquete transcorreu de maneira suave, graças ao suporte e à supervisão constantes da família.
Eu comecei a jogar basquete bem cedo, com os meus 8 anos de idade, talvez até antes. Meu pai é treinador de basquete, minha mãe é professora de Educação Física, então sempre tive o esporte assim na minha vida. E foi bem natural, eu com 8 anos que já comecei a entrar nas equipes lá em Belo Horizonte. E foi um processo muito natural que só foi acontecendo”, explicou sobre o seu início.
Importância na sua escolha pelo esporte?
Cara, foi de importância máxima, porque o meu irmão mais velho já praticava e meu pai era treinador, tinha chegado a jogar basquete, mas não foi muito longe. Mas ele já era treinador. Então foi o esporte, eu pratiquei vários esportes durante a minha vida, mas com certeza foi o que eu mais me destaquei, mais me identifiquei. E assim foi aos meus 14, 15 anos eu tomei a decisão de seguir só no basquete. Foi bem tranquilo essa decisão”, frisou o armador.
Começo no Minas, da base ao profissional
Eu comecei no Minas com meus 8 anos de idade. Eu passei por todas as categorias, desde escolinha, onde aprendi a jogar o jogo mesmo. Até chegando em equipe, passei por toda a categoria de base, cheguei no profissional, tudo pelo Minas. Foi bem importante porque essa fase de transição de base profissional é onde a maioria dos atletas talvez se perde e não consegue virar a chave para o adulto. Então foi no Minas onde eu meio que virei essa chave. Tive dois anos de oportunidade de estar em contato com a equipe profissional. Não tinha muitos minutos em quadra, mas mesmo assim já tive meu primeiro contato, jogava alguns jogos”, destacou sobre o inicío da carreira.
Propostas e contrato com São José
Iniciando no Minas, depois atuando pelo Pato Basquete e, por fim, ingressando no União Corinthians na temporada de 2022, o atleta destacou-se ainda mais, tornando-se uma peça vital para o time no NBB. Essa performance chamou a atenção de diversas equipes, porém, o São José foi ágil e apresentou uma proposta que conquistou o atleta.
Realmente teve algumas equipes que entraram em contato comigo, mas o São José foi a primeira delas. O contato deles foi bem cedo, eu tive uma conversa com a diretoria, com a comissão técnica bem cedo. Então, eu vi ali que eles realmente me queriam no time para fazer parte do projeto. Assim, nossos objetivos foram muito alinhados.
Então, como o São José foi a primeira equipe a me procurar. Essas conversas já foram bem legais. Durante as negociações sempre acabou sendo a minha primeira opção. Então, obviamente eu ouvi outras equipes, mas a conversa com São José, chegamos a um acordo legal e foi com certeza a minha decisão correta”, finalizou o armador.
O jogador fez uma temporada em alto nível pelo União Corinthians e despertou o interesse de alguns clubes, mas ele se juntou ao time São Joseense.
Tipster no Esportelândia. Jornalista formado na UniCarioca. Passou por Futebol na Veia, PL Brasil e Coluna do Fla. Está no Esportelândia desde 2022.