O GP do Canadá já chegou ao fim há quase uma semana, mas os seus acontecimentos ainda estão repercutindo na mídia. Insatisfeita com a punição de Sérgio Pérez, a Red Bull Racing está usando um caso de Lewis Hamilton como exemplo para rebater a medida.

Depois de o mexicano bater durante a corrida do último domingo (9), a escuderia austríaca solicitou que o piloto retornasse aos boxes do jeito que estava, sem se dar conta de que o carro estava caindo aos pedaços. Tal ação implicou em penalidade para o atleta na próxima etapa.

Relembre o momento em que Sérgio Pérez guia o carro de volta aos boxes no Canadá

Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

Red Bull rebate punição a Sérgio Pérez

Como resultado da ação de Checo no Canadá, o piloto foi punido pelos organizadores do campeonato em três posições no grid inicial da próxima corrida, o GP da Espanha.

Bastante incomodado com a decisão, Helmut Marko, consultor da RBR, usou Lewis Hamilton como exemplo de contradição da categoria.

Os comissários explicaram que peças haviam caído do carro [de Sergio], mas me lembro de uma vez em que Hamilton cruzou a linha de chegada em Silverstone ‘com três rodas' e venceu. Estranho, não houve nenhuma penalidade naquela ocasião.

Lewis Hamilton GP da Grã-Bretanha 2024 pneu
Em 2020, Lewis Hamilton venceu o GP da Grã-Bretanha com apenas três pneus na última volta – Icon Sport

Helmut Marko acredita que pegaram pesado com Sérgio Pérez na hora da punição, mas deixaram de levar em consideração o contexto geral do momento.

Acho que é uma penalidade muito severa, porque em uma corrida com condições variáveis você tem que levar seu carro de volta, especialmente quando no início não está claro exatamente como é o dano.

Os espelhos retrovisores de Pérez estavam sujos, ele não conseguia ver exatamente como estava a traseira. Por outro lado, pudemos ver pelos dados que as suspensões estavam boas, então, é claro, você tenta recuperar o carro e, idealmente, poder lutar por pontos novamente.

Próxima corrida da Fórmula 1

No domingo 23 de junho, pilotos e equipes entram na pista para a disputa do GP da Espanha, na cidade de Barcelona. A corrida acontece às 10h (horário de Brasília). Todas as informações do campeonato você acompanha no Esportelândia.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: