A Fórmula 4 Brasil fez a sua primeira temporada em 2022 e trouxe muitas expectativas de jovens brasileiro talentosos no automobilismo, assim como as equipes que também se mostraram fortes e consistentes ao longo do ano. Assim, vamos rever tudo que rolou no temporada passada e o que pode acontecer em 2023 na F4 BR.

Como surgiu a ideia da F4 BR?

Acima de tudo, os pilotos no Brasil geralmente fazem sua carreira no automobilismo na Europa ou nos Estados Unidos, após o kart. Pensando nisso, o Gastão Fráguas, primeiro brasileiro campeão mundial de kart teve e ideia de conversar com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para trazer a categoria. Com isso, as jovens promessas podem ficar perto de suas casas e familiares iniciando o sonho de ingressarem como pilotos profissionais.

Vale destacar que os regulamentos estão todos ligados com  a FIA, ou seja, os pilotos já acumulam pontos de punição e para alcançar a superlicença, podendo no futuro migrar para competições a motor maiores.

Organização da categoria no Brasil

Após confirmarem a categoria no Brasil, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), selecionou 16 pilotos, separados em quatro equipes, todas com o mesmo motor e organizada em quatro pistas diferentes, com três corridas no fim de semana, nos mesmos dias que a Stock Car. Confira a lista:

Equipes e Pilotos:

  • Full Time Sports: Ricardo Garcia, Nelson Neto, Fernando Barrichello e Pedro Clerot
  • Cavaleiro Sports: Felipe Barrichello Bartz, Nicolas Giaffone, Vinícius Tessaro e João Tesser
  • TMG Racing: Lucca Zucchini, Lucas Staico, Aurelia Nobels e Nicholas Monteiro
  • KTF Sports: Victor Backes, Álvaro Cho, Richard Annuziata, Luan Lopes e Francisco Soldavini (Substituindo Backes na última prova do ano). 

Pistas:

  • Autódromo Velocitta – Mogi Guaçu, São Paulo
  • Autódromo Internacional Ayrton Senna – Goiânia 
  • Autódromo Internacional Nelson Piquet – Brasília
  • Autódromo Internacional José Carlos Pace – Interlagos, São Paulo

Resultados finais

Ao final da temporada, Pedro Clerot pilotou com muita maestria ao longo de todo ano, nas 11 provas e 33 corridas, somando 275 pontos, seguido por Lucas Staico com 213 e Vinícius Tessaro fechando o pódio com 163 pts. No campeonato de construtores a Full Time ergueu o troféu máximo, seguido da Cavaleiro Sports, TMG Racing e por último a KTF Sports.

Essa temporada trouxe muito aprendizado aos jovens e também as equipes que visam crescer no cenário do automobilismo nacional e também de forma internacional. Todos os pilotos conseguiram somar pontos e comentaram do grande facilidade dessa nova categoria no Brasil.

Da Fórmula 4 Brasil para o mundo!

Por fim, dos 17 pilotos que passaram pelo grid da F4 Brasil 2022, seis irão competir no exterior em 2023, acompanhe quem são:

Pedro Clerot: Com a excelente campanha, o campeão da primeira edição da F4 BR, assinou contrato com a MP Motorsport (Antiga equipe de Felipe Drugovich na Fórmula 2) e irá disputar a Fórmula 4 Espanhola e a Fórmula 4 dos Emirados Árabes.

Fefo Barrichello: O filho de Rubens Barrichello, vencedor da Stock Car Pro Series 2022, Fefo acumulou vitórias na F4BR e agora irá competir na Fórmula 4 dos Emirados Árabes pela Xcel Motorsport. 

Lucas Staico: Vice-campeão, Staico fez corridas excelentes e disputou várias corridas com Clerot. Agora, o brasileiro irá para o automobilismo europeu, correr na Fórmula 3 Inglesa ou GB3, ainda sem equipe certa.

Nicolas Giaffone: Filho do comentarista esportivo e piloto de Copa Truck, Felipe Giaffonne, Nicolas também venceu corridas e chamou a atenção dos norte-americanos. Em 2023, correrá a USF Juniors e USF Pro 2000, pela equipe DEForce Racing . Essa categoria visa o piloto chegar ao seu ápice na Fórmula Indy.

Nick Monteiro: O campeão Sul-Brasileiro de Kart em 2021 seguirá o mesmo caminho de Giaffone, disputando a USF Pro 2000 e a USF Juniors pela escuderia NEOTech Motorsport. Outros brasileiros disputarão essa categoria também, sendo eles Erick Schotten, catarinense de 15 anos pela Exclusive Atuosport, Lucas Fecury, maranhense, de 19 anos pela DEForce Racing e Kiko Porto, pernambucano de 19 anos também pela DEForce Racing.

Aurelia Nobels: A única mulher do grid na Fórmula 4 venceu o programa FIA Girls on Track e agora faz parte da Academia de Pilotos da Ferrari. Ao que tudo indica, ela pilotará na F4 Europeia e quem sabe migrar no futuro para a W Series.

O que esperar para 2023?

Para incentivar novos pilotos, a CBA e a Vicar premiarão os kartistas com idade entre 15 e 18 anos mais bem colocados nas categorias Graduados e OK FIA do 57º Campeonato Brasileiro de Kart, para um dia de testes com um carro do BRB Fórmula 4 Brasil e quem sabe ganhar uma vaga no paddock. Em 2023, a Fórmula 4 Brasil, na prova no Autódromo de Interlagos será realizado no mesmo dia da Fórmula 1, no dia 5 de novembro.

Em suma, o grid da Fórmula 4 Brasil ainda não foi totalmente definido. Mas a promessa é de grandes emoções como em 2022, restam saber quais pilotos irão disputar o título máximo dos cadetes e chamar a atenção para competições maiores tanto nacionais como internacionais.

Foto Destaque: Divulgação / BRB Fórmula 4 Brasil