A Corrida 2 em Abu Dhabi da Fórmula 2 teve como marco os incidentes e participações do safety car. De antemão, apesar da largada limpa dos 22 pilotos, Oscar Piastri atacou de forma mais agressiva a posição de Liam Lawson, empurrando o adversário para fora da pista.
A ação gerou um toque entre as rodas traseiras do carro e Piastri foi punido em cinco segundos, sendo considerado culpado pelos comissários pelo encontro. Logo após a ocorrência, o campeão da Fórmula 2 perdeu várias posições e caiu para o 13° lugar.
Marcus Armstrong largou bem e conseguiu se manter na liderança da prova, seguido por Guanyu Zhou que ultrapassou Ralph Boschung na primeira zona de DRS. Do mesmo modo, outros pilotos conseguiram escalar o pelotão. Definitivamente, o destaque fica para o brasileiro Felipe Drugovich que conseguiu duas posições na largada.
Apesar de belas tomadas de posição, o início da prova foi marcado pelas bandeiras amarelas. Inicialmente, o incidente envolvendo Alessio Deledda e Olli Caldwell resultou em um safety car virtual.
Em resumo, a disputa por posições entre os pilotos resultou em um toque em Deledda que acabou parado em cima da zebra. Assim, a direção de prova decidiu que a posição do carro era perigosa e optou pela entrada do safety car, que permaneceu na pista por duas voltas.
Antes deste incidente, Robert Shwartzman fez bela ultrapassagem em cima de Dan Ticktum, que conseguiu se aproximar do russo com o carro de segurança na pista, mas não teve poder de reação o suficiente para recuperar a posição.
Entre incidentes e ultrapassagens
Logo após a saída do safety car da pista, Piastri realizou uma bela ultrapassagem em cima de Jüri Vips. Em seguida, ao tentar recuperar a posição, Piastri foi confiante demais e acabou levando a pior, rodou e saiu da pista. Em seguida, o carro de Vips apagou e o carro de segurança retornou para a pista. Ambos abandonaram a prova.
Na segunda relargada da prova, Armstrong, que administrava bem a corrida, viu seu carro apagar e abandonou a corrida, dessa vez apenas o safety car virtual foi necessário. Dessa forma, Zhou passou a liderar e Shwartzman conseguiu a ultrapassagem em cima do Boschung.
Daruvala e Drugovich protagonizaram nova disputa, mas dessa vez o brasileiro levou a melhor e faturou a 5ª posição. Em seguida, o brasileiro ainda tentou o ataque em cima de Ticktum, chegou a conseguir o 4º lugar, mas o inglês retomou a posição.
Zhou ficou no lugar mais alto do pódio, seguido Shwartzman e Boschung.
Imagem destacada: Reprodução / Twitter F2