A Fórmula 2 retorna após quase dois meses de pausa. De antemão, a categoria se encaminha para a decisão, com Oscar Piastri e Guanyu Zhou brigando pelo título. A única sessão de treino começou com atrasos devido à demora na limpeza da pista após a performance da Porsche Cup que antecedeu a F2.

Após quase 20 minutos de atraso, a FIA divulgou que o atraso ocorreu devido a problemas operacionais que não foram especificados pela organização. Como resultados, oito minutos mais tarde a pista foi liberada. Vale ressaltar que o TL na Fórmula 2 conta com uma sessão de 45 minutos.

Quatro pilotos estão estreando na categoria na Arábia Saudita. Logo, Clement Novalak será piloto da MP Motorsports em 2022, mas assumiu o assento para as duas últimas corridas da temporada.  Semelhantemente, o mais novo membro da academia da Williams, Logan Sargent, corre pela HWA Racelab. Olli Caldwell pela Campos Racing e Jack Doohan também pela MP Motorsports, completam a lista.

Como foi?

Na saída dos boxes, uma procissão se iniciou até que os pilotos conseguissem abrir suas voltas. Dessa maneira, no treino livre foi possível perceber o quanto é difícil ultrapassar no Circuito de Jeddah. Novalak foi o primeiro a marcar tempo, virando em 1.48.217. Em seguida, Dan Ticktum foi o mais rápido com 1.47.200, conforme os carros avançavam na pista e ganhavam velocidade, a dança das cadeiras pelo melhor tempo começava.

Restando 29 minutos para o término da semana uma bandeira amarela foi acionada e, logo depois, veio a bandeira vermelha.  Logan Sargent perdeu a traseira e colidiu contra o muro, prejudicando a parte de trás do carro. Após 10 minutos, os carros voltaram para a pista.

A bandeira amarela voltou a ser agitada faltando 15 minutos para o final da sessão, após Jüri Vips rodar ao passar pela zebra. Para aumentar os problemas da HWA, Deledda também precisou abandonar a sessão após ter um problema de balanço enquanto fechava o DRS, logo o Virtual Safety Car entrou em ação.

Mesmo com as intercorrências, os carros progrediram, abaixando cerca de quatro décimos em relação ao início do treino. Já com o cronometro zerado, Boschung perdeu o controle do carro, mas recuperou rapidamente, mesmo assim a bandeira amarela foi agitada. Por fim, virando em 1.42.623, Robert Shwartzman foi o mais rápido no treino, seguido de Boschung (+0.184), Ticktun (+0.331) e Drugovich (+0.604).

Foto destaque: Reprodução/ Twitter F2