O brasileiro Felipe Drugovich realizou um fim de semana de gala na Fórmula 2. De antemão, voltou ao pódio na última corrida do ano, que teve como vencedor o campeão da temporada, Oscar Piastri.

Em estratégia muito bem desenhada, a UNI Virtuosi levou os dois pilotos ao pódio. Dessa forma, superando a Carlin no mundial de construtores e ficando em segundo lugar. Em suma, o fim da temporada marcou a despedida de alguns pilotos.

Atualmente, Robert Shwartzman, Dan Ticktum, Christian Lundgaard, Oscar Piastri e Guanyu Zhou confirmaram a saída, mas há possibilidade de mais partidas. Por outro lado, alguns pilotos devem permanecer e trocar de equipe. Ao que tudo indica, esse é o caso de Drugovich, que fará o anúncio sobre seu futuro na terça-feira (14), às 10h (horário de Brasília).

Como foi a corrida?

Oscar Piastri fez uma largada limpa e pelo retrovisor acompanhou resquícios do forte embate entre Zhou e Jack Doohan. Em resumo, na tentativa de se defender do ataque de Guanyu, o estreante acabou perdendo o traçado, saindo para a área de escape e ao retornar, atravessou a pista e bateu no muro de proteção.

Safety Car precisou entrar para a retirada do carro da MP Motorsport. Além do incidente de Doohan, ocorreu um encontro entre Jüri Vips e Lundgaard, que resultou em uma punição de cinco segundos para o estoniano.

Após a saída do carro de segurança, a prova prosseguiu e na sétima volta, Liam Lawson abriu os boxes e trocou os pneus médios pelo composto macio. Em seguida, os pilotos que haviam largado com os pneus faixa roxa, também optaram pela parada.

Felipe Drugovich largou de médios. Após a parada dos líderes da prova, Theo Pourchaire e o brasileiro iniciaram uma disputa a parte pela liderança da prova. Logo, se Piastri realizava sua escalada de pelotão após o pit stop, Pourchaire e Drugovich corriam para abrir a maior distância possível lá na frente.

A estrégia que resultou em pódio

O francês foi o primeiro a parar, logo em seguida, Drugovich foi chamado aos boxes e colocou os pneus macios, voltando na quarta posição. Porém, Pourchaire que vinha em seguida e com os pneus aquecidos, conseguiu a ultrapassagem.

Drugovich não deixou barato e assim que os pneus começaram a ter mais aderência, retomou para o quarto lugar, Porém, o brasileiro queria o pódio e tentava encostar em Robert Shwartzman, que já havia reclamado de problemas na parte traseira do carro.

Faltando três voltas para o final, Lawson perdeu o controle do carro e bateu sozinho. Em suma, a posição onde o acidente aconteceu facilitava o resgate, ainda assim, a direção da prova optou pela entrada do Virtual Safety Car, que permaneceu tempo o suficiente para que o brasileiro encostasse em Shwartzman.

Assim que conquistou o terceiro lugar, Drugovich viu Pourchaire em sua cola novamente. Por fim, apesar da tentativa do francês, foi o brasileiro que subiu ao pódio. Nesse meio tempo, Jehan Daruvala levou cinco segundos de punição por não respeitar a velocidade limite na saída dos boxes.

O pódio foi composto por Oscar Piastri, Guanyu Zhou e Felipe Drugovich.

Foto destaque: Reprodução/UNI Virtuosi