No último domingo (13), a cidade de São Paulo recebeu a penúltima corrida da temporada da F1. O GP de São Paulo obteve recorde de público com mais de 230 mil pessoas no fim de semana.

O final de semana foi marcado pela imprevisibilidade com a primeira pole position da carreira de Kevin Magnussen (Haas) e a primeira vitória de George Russell (Mercedes).

Treinos e qualificação 

Sexta-feira (11) foi o dia com menor público, mesmo assim a arquibancada do setor G contava com um grande número de torcedores  que acompanharam o primeiro treino livre movimentado.

Os pilotos não perderam tempo e ficaram o máximo possível na pista graças ao cronograma apertado de um fim de semana com sprint race.

O treino ocorreu com alta temperatura nas arquibancadas e na pista, porém, a qualificação aconteceu numa pista molhada. A prometida chuva atrapalhou principalmente a estratégia da Ferrari, Charles Leclerc conquistou apenas a 10ª posição após uma escolha equivocada de pneus.

A sessão terminou mais cedo após uma bandeira vermelha causada por George Russell. Assim Kevin Magnussen conquistou sua primeira pole da carreira. O resultado imprevisível levou a torcida à loucura com gritos de  “é Magnussen“.

O dia também contou com desfile de carros antigos entre o treino e a qualificação. O ponto negativo foi a falta de som no setor, o problema foi resolvido no sábado.

Sprint race

O segundo dia de evento contou com um público maior, com as arquibancadas praticamente lotadas e cada vez mais cheias ao longo dia.

O sábado também foi marcado por mais de uma sprint race, isso porque no Autódromo também ocorria a Porsche Cup, a corrida da categoria ocorreu logo após o segundo treino da F1.

Ao contrário do dia anterior a temperatura permaneceu alta ao longo da tarde e foi neste cenário que aconteceu a sprint race. Magnussen largou muito bem, segurou Max Verstappen por algumas voltas e empolgou a torcida.  .

Verstappen que correu com pneus médios viu seu desempenho despencar durante a corrida, além de atingir detritos do carro de Fernando Alonso (Alpine) após o incidente do espanhol com Esteban Ocon, seu companheiro de equipe.

Assim George Russell (Mercedes) conseguiu ultrapassar o holandês e conquistar a vitória, Hamilton garantiu a segunda posição para domingo após Carlos Sainz (Ferrari) perder 5 posições por troca de componentes.

Dia da corrida

Como esperado de longe foi o dia com maior público, com as arquibancadas lotadas horas antes da corrida.

Mais uma vez o público pode acompanhar a corrida da Porshe Cup, a disputa ocorreu momentos antes do tradicional desfile dos pilotos, onde o público pode demonstrar todo seu amor e sua torcida. De longe, Lewis Hamilton foi o piloto mais celebrado pelo público.

Sebastian Vettel também foi homenageado antes da corrida, o piloto alemão irá se aposentar após o GP de Abu Dhabi, no próximo domingo (20).

O domingo foi agitado com uma batida entre Daniel Ricciardo e Kevin Magnussen, os dois abandonaram a corrida. Houve um toque entre  Lewis Hamilton e Max Verstappen que recebeu uma punição de 5 segundos. Lando Norris e Charles Leclerc também se envolveram num incidente. Leclerc precisou trocar a asa dianteira de sua Ferrari e voltou para a corrida.

Lando Norris precisou abandonar a disputa momentos depois após problemas no seu carro, a entrada do safety car animou o final da corrida.

George Russell conseguiu administrar sua posição e manter seu bom ritmo e assim conquistou a primeira vitória de sua carreira e a primeira da equipe no ano. Para completar Lewis Hamilton garantiu a dobradinha da Mercedes para a alegria dos torcedores.

Sergio “Checo” Pérez conquistou apenas a 7ª colocação após a recusa de Max Verstappen sobre uma troca de posições. Desse modo a disputa pelo 2º lugar do campeonato continua viva,  Pérez e Leclerc chegam a Abu Dhabi com o mesmo número de pontos.

O público e organização

Os portões do autódromo José Carlos Pace abriram as 8 h da manhã (horário de Brasília) e o contou com transportes alternativos para o público, apesar disso os arredores do autódromo sofreram com forte trânsito.

Entretanto, o público não enfrentou longas horas para ultrapassar os portões e era revistado antes mesmo de chegar às catracas. As maiores filas eram nas áreas de alimentação e de bebidas.

A presença feminina era notável durante os 3 dias de evento, o que confirma o interesse das mulheres pelo esporte. No setor G, o clima entre torcedores de equipe rivais prevaleceu tranquilo.

O clima ameno entre o público só passou por testes quando alguns torcedores se recusavam a sair da frente da grade, o que atrapalhava a visão do resto do público, mesmo assim a situação era revertida geralmente com bom humor.

Foto destaque: reprodução/Twitter/F1