Antes de mais nada, aconteceram na última sexta-feira (3) e no sábado (4), os três treinos livres do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1Em suma, o inglês Lewis Hamilton dominou o primeiro dia de trabalhos em Jeddah, fazendo o melhor tempo nos dois primeiros treinos livres.

Já no sábado (4), foi a vez de Max Verstappen superar o heptacampeão e fazer o o incrível tempo de 1:28.100. Vale destacar também o terrível acidente de Charles Leclerc no treino livre 2, que encerrou mais cedo as atividades na Arábia Saudita.

Treino Livre 1 do GP da Arábia Saudita

Em suma, o treino livre 1 (ou TL1) foi a primeira oportunidade para que os pilotos andassem na nova pista da Fórmula 1. Assim, existia uma grande preocupação das equipes e dos pilotos sobre este circuito. A única coisa que se sabia é que ele é desafiador para os corredores.

Entretanto, mesmo com dificuldades sobre o aquecimento dos pneus, Lewis Hamilton foi o mais rápido da pista, fazendo uma volta de 1:29:786. Vale lembrar que o heptacampeão marcou este tempo de pneus macios.

O líder do campeonato mundial de pilotos, Max Verstappen também andou muito bem no GP da Arábia Saudita. Sendo assim, o holandês liderou durante grande parte do TL1, sendo superado apenas nos minutos finais. Mesmo assim, Verstappen colocou pneus macios no fim e ficou apenas a 0.056s do líder Hamilton. Por fim, Valterri Bottas foi o 3º colocado, fazendo uma volta de 1:30.009.

Vale destacar a atuação do francês Pierre Gasly, que ficou com a 4ª colocação. Contudo, a grande surpresa deste TL1 foi o italiano Antonio Giovinazzi, que com um carro da Alfa Romeo, garantiu o 5º melhor tempo.

Treino Livre 2

Fechando o primeiro dia de trabalhos da Fórmula 1 na Arábia Saudita, aconteceu o Treino Livre 2. E, mais uma vez, foi dominado por Lewis Hamilton. Todavia, foi uma sessão de treinos muito disputada, com os 12 primeiros sendo separados por um segundo.

Assim, Hamilton marcou o tempo de 1:29.018 com pneus macios e garantiu a 1ª posição no TL2. Porém, diferente do TL1, a Mercedes conseguiu a dobradinha, com Bottas sendo o 2º colocado. Em suma, ele fez um tempo de 1:29.079, ficando apenas a 0.061s de seu companheiro de equipe. 

Mais uma vez, é importante destacar Pierre Gasly, que com uma AlphaTauri, conseguiu o 3º melhor tempo da sessão. Assim, o tempo do carro nº 10 foi de 1:29.099. Desta vez, Verstappen foi apenas o 4º lugar, com um tempo de 1:29.213.

Já faltando dois minutos para o encerramento do TL2, Charles Leclerc derrapou e bateu no muro em Jeddah. A princípio, parecia ser uma grave acidente, já que o carro parecia bastante danificado. Entretanto, Leclerc saiu intacto do acidente, o que não se pode dizer o mesmo de seu carro da Ferrari.

Treino livre 3

Por fim, aconteceu já neste sábado (4), o Treino Livre 3, o último antes da definição do grid de largada para a corrida. Assim, este treino mostrou o quão instável é esta pista, com vários cenários podendo acontecer no GP da Arábia Saudita.

Então, o líder desta sessão foi o piloto da Red Bull, Max Verstappen. O holandês sobrou na pista, marcando um tempo de 1:28.100, o mais rápido do fim de semana até aqui. Vale lembrar que o carro de Verstappen estava calçando pneus macios.

No TL3, o inglês Lewis Hamilton teve dificuldades para encontrar seu melhor ritmo, diferente dos dois últimos treinos livres na Arábia Saudita. Então, o heptacampeão fez sua volta mais rápida de pneus duros, com um tempo de 1:28.314. Este tempo lhe garantiu a 2ª posição.

Por fim, vale destacar a grande performance do motor Honda, tanto nos carros da Red Bull quanto nos carros da AlphaTauri (equipe secundária da Red Bull). Assim, Sergio Perez, piloto da Red Bull, garantiu o 3º melhor tempo, de 1:28.629. Seguido de perto pelos dois carros da AlphaTauri (Yuki Tsunoda e Pierre Gasly, respectivamente). Bottas apareceu apenas em 6º lugar neste treino.

Foto Destaque: Divulgação/F1