Aconteceu neste sábado o treino classificatório para o GP da Turquia de domingo (10). E repetindo o desempenho dos treinos livres 1 e 2, o heptacampeão Lewis Hamilton foi o mais rápido na pista. Entretanto, o inglês trocou uma peça de seu motor e perde 10 posições no grid de largada. Assim, quem garante a pole position é o 2º colocado, Valterri Bottas.

Q1 do GP da Turquia

Em suma, a pista onde será realizado o GP da Turquia neste domingo (10), começou seca. Entretanto, a chuva logo chegaria para tentar atrapalhar os planos dos pilotos. Assim, logo quando houve a liberação de pista para o Q1, todos os competidores foram para a pista pera pegá-la ainda seca.

Hamilton logo ditou o ritmo da primeira parte da classificação, assumindo a ponta. Contudo, chegou a ser superado por Verstappen, que ainda jogou o finlandês Bottas para 3º. Dando o troco, o inglês da Mercedes reassumiu a liderança na volta seguinte.

Ainda se meteu nesta briga o francês da AlphaTauri, Pierre Gasly. Assim, o piloto nº 10 chegou a ficar 0.113s atrás do líder Hamilton. Contudo, isto foi antes de Bottas assumir a liderança. E após tomar a liderança para si, o piloto nº 77 ainda melhorou seu próprio tempo.

A liderança ainda passou pelas mãos de Charles Leclerc e Pierre Gasly, antes de terminar no colo de Lewis Hamilton no fim do Q1. Lá atrás, os eliminados nesta primeira parte foram Daniel Ricciardo, Nicholas Latifi, Antonio Giovinazzi, Kimi Raikkonen e Nikita Mazepin. Assim, a grande surpresa ficou por parte de Mick Shumacher à bordo de sua Haas nº 47, passando para o Q2.

Q2 do GP da Turquia

Mais uma vez, os pilotos se apressaram para ir à pista do GP da Turquia no sinal verde do Q2. Já que as chances de chuva ainda eram grandes, apesar de ainda não ter começado.

Diferente do que aconteceu anteriormente, no Q2 quem ditou o ritmo foi Valterri Bottas, que logo em sua primeira volta, fez um tempo de 1:24:142, seguido, respectivamente, por Alonso, Gasly, Tsunoda e Ocon.

Todavia, logo apareceu o heptacampeão da Fórmula 1 e assumiu a liderança do Q2. Mas Bottas, por sua vez, conseguia acompanhar o ritmo de seu companheiro de equipe. Max Verstappen era o terceiro.

Charles Leclerc estava aumentando seu ritmo e em uma determinada volta, chegou a ameaçar o líder Hamilton. Entretanto, rodou na última curva e perdeu bastante tempo. Assim, o monegasco se atrapalhou bastante no Q2. Já que faltavam poucos minutos para o fim e ele estava na 10ª posição, que é a última que classificava para o Q3.

Porém, o piloto da Ferrari fez uma volta segura no final, usando o vácuo do companheiro de equipe, Carlos Sainz, e subiu para 7º. Lá em cima, Hamilton ainda melhorou seu próprio tempo e dava toda a impressão de que seria o mais rápido no Q3.

Em suma, os eliminados foram Sebastian Vettel, Esteban Ocon, George Russell, Mick Schumacher e Carlos Sainz.

Q3 decisivo

Logo nas primeiras voltas do Q3 do GP da Turquia, Lewis Hamilton assumiu a liderança com um tempo de 1:23:093. Entretanto, logo atrás, passou Bottas e “roubou” a ponta de seu companheiro de equipe. Pierre Gasly veio logo atrás dos carros da Mercedes, e ficou com a 3ª colocação. Contudo, logo foi superado por Max Verstappen.

Faltando cinco minutos para o fim do Q3, Hamilton voltou a pista sozinho, de pneus macios. Em suma, sua intenção era fazer voltas rápidas. Já que, de qualquer forma, o inglês irá perder 10 posições no grid final por trocar uma peça de seu motor, o ICE (motor de combustão interna).

Mesmo sabendo desta punição, Hamilton foi muito rápido e obteve a incrível marca de 1:22:868, estabelecendo novo recorde da pista e assumindo a liderança. Valterri Bottas manteve a 2ª posição, e com a punição de seu companheiro de equipe, larga na frente no domingo (10). Verstappen também se manteve na P3, e largará em 2º lugar. Por fim, o destaque final vai para Charles Leclerc, que conseguiu uma boa volta final e largará na 3ª posição, na mesma fila que Pierre Gasly.

Formando o top 10, respectivamente: Alonso, Perez, Norris, Stroll, Tsunoda e Vettel (que sequer participou do Q3).

Foto Destaque: Divulgação/Twitter/F1