Debaixo de muita chuva, Daniel Ricciardo fica mais uma vez sem pontuar, enquanto Lando Norris termina a corrida em 10°, com apenas um pontinho. Com o resultado, a McLaren volta ser ultrapassada pela Alpine no Campeonato de construtores, na briga mais emocionante da temporada.

No fim, Max Verstappen venceu a 12ª corrida na temporada e se sagrou campeão do da Fórmula 1 em 2022, com incríveis quatro rodadas de antecedência. Ele foi seguido por Sérgio Perez, que ganhou a 2ª posição após punição sofrida por Charles Leclerc, que fechou o pódio.

Final de semana

Treinos Livres

Os resultados dos treinos livres já indicavam a tônica do final do semana como um todo. Sempre debaixo de muita chuva, Norris até conseguiu bons resultados em duas sessões, mas Ricciardo não passou de 11° em nenhuma delas.

No TL1, o britânico acabou em 8°, na frente do seu companheiro de equipe, que ficou apenas com a 12ª colocação.

No TL2, as duas McLaren não conseguiram encontrar ritmo nenhum de corrida, e, caso fosse um treino classificatório, não passariam nem para o Q2. Norris e Ricciardo acabaram em 16° e 17°, respectivamente.

No TL3, eles conseguiram melhorar um pouco e voltaram a ocupar quase que as mesmas posições da primeira sessão. Norris em 8° e Ricciardo em 11°.

Vale ressaltar que em nenhum momento durante os treinos as McLarens estiveram à frente da dupla de pilotos da Alpine.

Classificação

No único momento em que foi possível usar pneus de pista seca no Grande Prêmio de Suzuka, Norris e Ricciardo ficaram exatamente no meio do pelotão.

Ainda brigando por uma vaga na Fórmula 1 na próxima temporada, o australiano segue sem atingir bons resultados e, mais uma vez, ficou de fora do Q3. Foi a 12ª vez na temporada que isso acontece. Mesmo tendo ficado próximo do décimo colocado, apenas 0.003s de Sebastian Vettel, ele acabou a classificação em 11°.

Norris, que tem conseguido bons resultados com o carro que tem nas mãos, conseguiu mais uma vez ir para o Q3 e tinha expectativas de uma posição boa. Porém, ele não conseguiu os resultados das últimas sessões e ficou apenas em 10°.

Corrida

Em mais um final de semana conturbado e cheio de incidentes, Verstappen venceu com grande margem e contou com erro de Leclerc para se tornar bicampeão mundial.

Novamente, Norris largou mal e perdeu três posições logo de cara, caindo para 13°. Já Ricciardo, que havia começado atrás do companheiro de equipe, subiu três posições, para o 8° lugar. Porém, logo na segunda volta, a corrida teve que ser paralisada por bandeira vermelha.

Carlos Sainz, que rodou e bateu, e Alexander Albon, com um problema mecânico, foram forçados a abandonar. Vettel rodou e foi para o final do grid e Pierre Gasly, que também se envolveu em um acidente, ficou com uma placa do circuito presa da frente do carro. Soma-se a essa quantidade de incidentes a chuva torrencial que caia no circuito e os fiscais foram obrigados a interromper a prova.

A corrida ficou paralisada por quase duas horas e só voltou com 50 minutos para o fim da sessão. No final, Norris e Ricciardo voltaram a ocupar as posições inicias, com o britânico somando um ponto e o australiano ficando mais uma vez fora dos pontos.

As McLarens voltam às pistas daqui a dois finais de semana, quando a Fórmula 1 desembarca nos Estados Unidos, para o Grande Prêmio de Austin, no Texas.