Ayrton Senna impressionava não só nas pistas de Fórmula 1, mas também na academia. Seu preparo físico era levado tão a sério quanto uma largada em Mônaco.

Uma história curiosa sobre sua força foi contada por Bráulio Mendes, o Pinduca, ex-fisiculturista e um respeitado treinador brasileiro, em entrevista ao programa Ninho da Coruja, do SBT.

Técnico de fisiculturismo, Pinduca revela exercício que Ayrton Senna era o único a zerar na academia

Durante o programa apresentado por Diguinho Coruja, Pinduca relembrou um exercício conhecido por ser praticamente impossível de ser completado com carga máxima, porque exige muita força no antebraço. Senna foi o único atleta que conseguiu.

Nós tínhamos um aparelho que se chamava carretel. Você tinha que enrolar uma corda puxando peso. O Ayrton Senna era o único da academia a fazer isso com todos os tijolos mais dois pesos de 8 kg, ou seja, mais 16 kg pendurados, que era o que cabia na época no aparelhinho. E fazia isso três vezes seguidas.

Segundo o treinador, a força nos antebraços de Senna era absurda, algo essencial para resistir às exigências físicas da Fórmula 1, como a força G nas curvas e freadas violentas.

A mão dele, o antebraço dele tinha força… uma resistência absurda. Quem duvidar, vai andar de kart e tenta completar 10 voltas sem sentir dor. Aí você vai entender 1% do que é pilotar um Fórmula 1.

Todo mundo tentava evoluir neste exercício e não chegava nem perto do Ayrton. Essa máquina (carretel) se perdeu com o tempo.

Eu mandei fazer uma e está na academia do Rafael Brandão. Desafio qualquer pessoa a fazer com todos os tijolos e colocar mais 16 kg como o Ayrton fazia. O Ayrton era imbatível.

A rotina de treinos que moldou um campeão mundial

Senna não se contentava em ser apenas um piloto. Ele queria ser um atleta completo. Corria, nadava, pedalava e fazia musculação todos os dias. Tudo era meticulosamente cronometrado por seu preparador físico, Nuno Cobra.

Pinduca treinava com o grupo na época porque já conhecia o instrutor Nuno desde os tempos em que o lendário técnico dava aulas de educação física nas escolas, inclusive foi professor de Bráulio.

Era tudo controlado e planilhado. O Ayrton mal falava no treino, de tão focado que era. E eu sou falante. Se eu abrisse a boca na hora errada, ele me mandava embora.

Nuno entendia que o corpo e a mente precisavam estar em sintonia. Por isso, introduziu treinos não só físicos, mas também mentais, com meditação, respiração e visualização.

Quem é Pinduca?

Braulio Mendes, mais conhecido como Pinduca, é um dos principais nomes da old school do fisiculturismo brasileiro. Hoje com 55 anos, continua treinando atletas de elite, como Marcello Horse. Ele ainda compete eventualmente na categoria master.

Quem é Nuno Cobra?

Nuno Cobra Ribeiro, nascido em 1938, é educador físico e autor do best-seller A Semente da Vitória. Tornou-se conhecido mundialmente por treinar Ayrton Senna e por seu método holístico que une corpo, mente e disciplina.

Entre seus alunos estão Christian Fittipaldi, Rubens Barrichello e Mika Häkkinen. Ainda ativo, Nuno realiza palestras e treinamentos personalizados pelo Brasil.

Qual era o método de treinamento de Nuno Cobra?

O método Nuno Cobra é baseado em quatro pilares: sono, alimentação, relaxamento e exercício físico. Ele acreditava que a transformação física começa no cérebro. Por isso, seus treinos envolviam meditação, visualizações e desenvolvimento da inteligência emocional.

Qual era o segredo da força de Ayrton Senna?

Senna desenvolveu força incomum nos antebraços com exercícios como o carretel, além de um treino físico rigoroso coordenado por Nuno Cobra. Sua dedicação extrema e disciplina militar o destacavam mesmo entre atletas de elite.

O que é o exercício do carretel mencionado por Pinduca?

É um equipamento usado para treinar antebraço e pegada. Enrola-se uma corda presa a pesos com as mãos, simulando movimentos de tensão constante. Senna foi o único que conseguiu completar com carga máxima, fazendo 3 repetições seguidas.

Qual a importância de Nuno Cobra para Ayrton Senna?

Nuno foi mais que preparador físico. Foi mentor, amigo e o responsável por moldar o corpo e a mente de Senna para suportar as exigências da Fórmula 1. Seu trabalho ajudou a transformar Senna em um dos maiores pilotos da história.

Continue no Esportelândia e leia mais histórias interessantes sobre Ayrton Senna e Fórmula 1:

Eric Filardi Content Coordinator

Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.