Marcello de Angelis, mais conhecido como Marcello Horse, é um dos maiores potenciais brasileiros no bodybuilding.
Com pouca idade, além de ser um grande empresário, Horse acumula títulos no amador e uma expectativa mundial para sua carreira no profissional.
Assim, vale a pena continuar no texto e conhecer um pouco mais sobre a carreira de fisiculturista de Marcello Horse.
Quem é Marcello Horse?
Nascido em um bairro humilde, na cidade de São Paulo, no ano de 1994, Marcello Horse sempre demonstrou grande diferencial na escola.
Segundo entrevistas concedidas por ele, o jovem sempre se destacou por sua inteligência e facilidade de aprendizado, frequentemente obtendo boas notas na escola.
Veja: Hadi Choopan: história, títulos e curiosidades
Sua mãe, que dava aula de educação física, teve certa influência, nessa época, na sua inclinação para o mundo do esporte.
Com o tempo, Marcello canalizou sua energia e paixão para o muay thai, porém, não teve um início fácil. No começo, de acordo com o próprio atleta, as derrotas faziam parte da rotina.
Aos 14 anos, Marcello Horse decidiu se dedicar a melhorar seu desempenho nas lutas. Foi nesse momento que ele começou a se interessar pela musculação, visando ganhar força e massa muscular.
A partir do momento em que seu corpo começou a mudar, as vitórias nas lutas vieram.
Veja: O grande segredo que 99% dos fisiculturistas comem para ter físicos perfeitos
Como surgiu o apelido de Horse?
Aos 15 anos, Marcello entrou de cabeça no mundo da musculação e estava rapidamente superando seus colegas em termos de tamanho e força.
Com 16 anos, Angelis decidiu que queria começar a usar suplementos para auxiliar no desenvolvimento muscular. Porém, seu pai era totalmente contra o uso de suplementos.
Com o dinheiro recebido do seu primeiro emprego, que era de entregador de panfletos, ele comprou creatina, que naquela época era proibida no Brasil.
Para contornar essa restrição, Marcello comprava creatina destinada a cavalos em um pet shop de um amigo. A partir desse ponto, ele ganhou o apelido “Horse”, que significa cavalo em inglês.
Veja: Maior nome da história do fisiculturismo, é triste ver como Ronnie Coleman está hoje
O começo do Marcello Horse no fisiculturismo
Ao final da adolescência, já com um físico que era tido como o melhor do colégio, Marcello Horse entrou no mundo do fisiculturismo já sendo uma promessa.
A virada que o conduziu ao fisiculturismo ocorreu quando, inspirado por um primo do fisiculturismo, decidiu competir no esporte.
Aos 19 anos, Marcello Horse iniciou sua primeira preparação ainda na fase de ganhos de músculos.
Foi apenas com 20 anos que ele competiu no campeonato paulista. De cara, o jovem acabou conquistando o 1° lugar e garantindo o 4° lugar no campeonato brasileiro.
Marcello Horse se tornou um dos mais conhecidos atletas do Brasil
Além de ser um fisiculturista que já ganhava títulos, Horse também tinha facilidade em se comunicar por meio de vídeos no youtube e rede social.
Foi assim que ele conquistou o patrocínio de várias marcas respeitadas, como a Integralmedica e a Max Titanium, na qual faz parte nos dias atuais.
De fato, sua personalidade bem-humorada e sua disposição para compartilhar sua jornada com os fãs o tornaram uma figura querida no mundo do fisiculturismo.
Veja: O melhor campeonato de fisiculturismo da história e o vencedor vai te surpreender
O caminho até se tornar atleta profissional
Um dos destaques do físico de Marcello Horse são os seus quadríceps e membros inferiores. Além disso, seu físico sempre foi elogiado pela estética em equilíbrio com o volume de massa.
Foi com esse físico que no final de 2021 ele se tornou um atleta profissional ao conquistar o Overall do MuscleContest Super Show na categoria Bodybuilder.
Ver essa foto no Instagram
Devido ao seu físico possuir características clássicas, Marcello Horse almejou competir na categoria Classic Physique em 2022.
Marcello Horse na Classic Physique e a experiência de quase morte
Em sua preparação para a competição, Marcello Horse enfrentou um desafio que quase lhe custou a própria saúde.
No intuito de bater o peso de sua categoria, ele se viu à beira de situações extremas e perigosas que certamente o levariam para a morte.
Após ver que seu físico realmente pendia para a categoria mais musculosa do fisiculturismo, Marcello Horse mudou sua mentalidade rumo à estreia no profissional.
2023: a estreia de Marcello Horse na IFBB Pro League
Em 2023, Marcello Horse tomou a decisão de contratar o renomado treinador Milos Sarcev.
A parceria entre Marcello e Milos representou uma mudança radical na sua rotina visando competir na Open Bodybuilding.
A maior parte do ano foi dedicada a um período de “off-season,” onde Marcello concentrou-se em ganhar massa muscular e melhorar pontos fracos.
Marcello Horse já estabeleceu metas para o final de 2023 visando competir no Romênia Pro e no Praga Pro, dois grandes eventos de fisiculturismo.
Ver essa foto no Instagram
A estreia no profissional e o período doente
Logo na sua estreia no cenário profissional, Marcello Horse conseguiu chocar o público do fisiculturismo com um dos melhores físicos já vistos em um estreante.
O show disputado não foi nada fácil, contando com o atual top 3 do mundo, Samson Dauda, na disputa.
Porém, Horse não decepcionou. O brasileiro bateu de frente com Dauda e Behrooz Tabani, outro ótimo atleta, e ficou com a 3° posição do Romênia Pro.
Era previsto para o fisiculturista emendar a preparação e subir no Praga Pro, uma semana depois. Entretanto, uma virose o tirou de batalha e ele teve que adiar seus planos para 2024.
A decepção no Arnold Classic Ohio 2024
Em 2024, o ano não começou de forma extremamente positiva para Horse. Enquanto por um lado ele conseguiu competir no segundo show mais importante do cenário, por outro, ele acabou ficando com o top 9 do show.
Isso, levando em conta que ele era cotado como um dos favoritos para disputar um lugar no pódio, acabou trazendo uma leve decepção.
Para esclarecer, o próprio atleta admitiu que o físico abaixo do esperado foi por conta de estratégias de finalização mal executadas que acabaram por influenciar negativamente no físico.
Marcello Horse: histórico de competições
- MuscleContest ExpoSuper Show 2021 – Top 1 e Overall (Pro Card)
- Romênia Pro 2023 – Top 3
- Arnold Classic Ohio 2024 – Top 9
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.