Neste domingo (29), o judô garantiu novas medalhas para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Aliás, um feito inédito na competição poderia ter acontecido no tatame.

Isso porque Daniel Cargnin e Gabriel Falcão iriam fazer a primeira final brasileira na história do Pan. Entretanto, o primeiro judoca acabou desistindo da grande decisão pelo título e ficou apenas com a medalha de prata na categoria até 73kg.

Entenda porque Cargnin não realizou sua luta contra Falcão.

Final brasileira de judô no Pan-Americano não é realizada

No caminho até à final de judô no Pan-Americano, Gabriel Falcão não precisou realizar sua primeira luta. O brasileiro se classificou para as quartas de finais depois do estadunidense não ter condições de subir ao tatame.

Em seguida, o judoca eliminou o mexicano Gilberto Martinez. Já na semifinal, Falcão passou pelo dominicano Antonio Scheidig para enfrentar Daniel Cargnin. Contudo, a decisão brasileira na modalidade não foi realizada.

O brasileiro acabou se machucando na semifinal contra Andres Sandoval. Cargnin sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e não reuniu condições físicas para voltar ao tatame para a luta contra Gabriel Falcão.

Como a medalha já estava garantida, Daniel Cargnin decidiu desistir da disputa pelo ouro nos Jogos Pan-Americanos e ficou com a prata. Como consequência, Falcão foi campeão da modalidade na competição.

O brasileiro lamentou a lesão do outro judoca. Além de prestar solidariedade a Cargnin, Gabriel Falcão comemorou sua conquista em Santiago:

“Foi muito boa essa competição. Tenho trabalhado bastante para conquistar essa medalha nos Jogos Pan-Americanos. Estou muito feliz. Mostra que nosso trabalho está dando certo. Focar agora porque ainda temos muitos títulos para disputar. Foi muito triste esse acontecimento com ele (Cargnin), mas é isso. Bola para frente”.

O judô feminino também trouxe medalha para o Brasil no Pan. Na categoria até 63kg, Ketelyn Quadros venceu sua luta contra a colombiana Paola Mera e garantiu o bronze.