O lutador brasileiro de MMA, Alex Pereira, mais conhecido como Alex Poatan, tem 36 anos e com apenas 4 lutas no UFC já foi campeão da organização, no peso médio. Porém, perdeu seu cinturão na revanche contra o nigeriano Israel Adesanya.

Agora, Alex Poatan subiu para os meio-pesados do UFC e venceu o ex-campeão da categoria, o polonês Jan Blachowicz. Com isso, nasceu a expectativa de que Poatan poderia disputar o cinturão ainda em 2023, já que venceu sua última luta em 29 de julho.

Entretanto, o brasileiro agora persegue um recorde na maior franquia de MMA do mundo. Atualmente, o recorde perseguido pelo paulista é do americano Henry Cejudo. O Esportelândia explica todos os detalhes para você.

Alex Poatan buscar recorde que pertence a Henry Cejudo

O lutador brasileiro Alex Poatan tem 42 dias para bater o recorde de Henry Cejudo no UFC. A saber, há exatamente 5 anos (4 de agosto de 2018), Cejudo vencia seu primeiro cinturão do UFC, batendo seu compatriota Demetrious Johnson por decisão dividida.

Então, 10 meses e 4 dias depois (um total de 308 dias), precisamente em 8 de junho de 2019, ele venceria seu segundo cinturão em duas categorias de peso diferentes. Assim, batera o recorde de lutador mais rápido a chegar a dois cinturões em categorias distintas do UFC, que pertencia a Conor McGregor.

Anteriormente, o irlandês havia vencido o brasileiro José Aldo no peso pena em 11 de julho de 2015 e tornou-se campeão da categoria. Assim, 1 ano, 4 meses e 1 dia depois (490 dias), precisamente em 12 de novembro de 2016, McGregor venceria Eddie Alvarez e se tornaria campeão dos leves do UFC.

Logo, no dia 15 de setembro de 2023, fará 10 meses e 3 dias, ou um total de 307 dias, do primeiro cinturão de Poatan, que aconteceu em 12 de novembro de 2022.

Para que Alex Poatan bata o recorde de menor tempo para conquistar dois cinturões em duas categorias de pesos diferentes, precisa lutar em 42 dias. Vale destacar também que o lutador passou por muita coisa, inclusive alcoolismo, para se tornar campeão.

Alex Poatan tem 42 dias para bater recorde histórico do UFC
Alex Poatan venceu Jan Blachowicz na luta co-luta principal do UFC 291 (Foto: Icon sport)

Próximo adversário de Alex Poatan

O antigo campeão dos meio-pesados do UFC, Jon Jones, migrou para a categoria de cima, os pesados, e não retornará mais ao peso mais leve até a aposentadoria. Por outro lado, o último campeão após o reinado de Jones foi o americano Jamahal Hill, que está lesionado e vagou o cinturão.

Antes dele, o tcheco Jiri Procházka era o detentor do cinturão, este que também vagou o cinturão da organização por lesão. Ambos venceram o brasileiro Glover Teixeira em suas últimas lutas, este que também fora campeão antes de ser derrotado pelos dois.

Coincidentemente, Alex Poatan é treinado por Glover Teixeira e chega aos meio-pesados com o espírito de vingança de Glover nas luvas. Com a lesão de Hill, Alex Poatan deve enfrentar o tcheco Procházka pelo cinturão dos meio-pesados do UFC.

Alex Poatan tem 42 dias para bater recorde histórico do UFC
Alex Pereira e Jan Blachowicz juntos após a vitória do brasileiro no UFC 291 (Foto: Icon sport)

Próxima luta de Alex Poatan

Entretanto, como Alex Poatan tem apenas 42 dias para bater o recorde de Henry Cejudo, e naturalmente os atletas precisam de 3 meses para se preparar para uma luta, dificilmente Alex Pereira deva bater o recorde do americano, pois seu próximo confronto nem está marcado.

Por outro lado, se Jiri Procházka e o UFC estiverem prontos para o show, o duelo poderia acontece no UFC 293, em 9 de setembro de 2023. Atualmente, a luta principal do evento numerado é na Austrália, entre o australiano Tai Tuivasa e o russo Alexandre Volkov que, convenhamos, cabe muito bem como um co-main event para Poatan x Procházka fazerem a luta principal.

Entretanto, se esta luta não acontecer, o recorde seguirá com Henry Cejudo e seus 308 dias entre os dois títulos. Vale ressaltar que Jiri Prochazka deu entrevista ao programa ‘TheMMA Hour' e bradou que lutará pelo cinturão:

O UFC disse que minha próxima luta deve ser pelo título. Então, eu acho que o Alex tem uma grande chance de mostrar ao mundo uma ótima luta pelo título. Eu gostaria de vê-lo como meu oponente na minha próxima luta.

Alex Poatan analisa luta contra Jiri Procházka