Algumas equipes do futebol brasileiro possuem também equipe de vôlei. Desta forma, uns vem construindo uma boa história no cenário nacional e também internacional, como no caso do Cruzeiro, maior campeão da Superliga Masculina, com oito títulos.

Vejamos agora algumas desses principais times:

  • Cruzeiro
  • Flamengo
  • Fluminense
  • Goiás

Ao longo de 28 anos de história da Superliga, vários times de vôlei do Brasil se destacaram e brigaram pelos títulos nacionais. Atualmente, 12 equipes disputam a Série A do voleibol feminino e masculino — há ainda mais duas divisões da Superliga Feminina.

Equipes que disputam a Superliga

1) Cruzeiro

O Sada Cruzeiro é o maior e atual campeão da Superliga Masculina com oito títulos. Além disso, faturou o Mundial de Clubes quatro vezes, ganhou em nove oportunidades o Sul-Americano, Copa do Brasil sete vezes e cinco Supercopa, entre outros. O time sempre revela bons nomes para o esporte e consegue contratar estrangeiros que fazem sucesso no Brasil.

Na temporada de 2022/ 2023, o Cruzeiro foi campeão da Superliga Masculina em cima do Minas, do Sul-Americano de Clubes, Copa Brasil, Supercopa Brasileira e do Campeonato Mineiro.

2) Flamengo

Times de futebol com equipes no vôlei
Divulgação/ Marcelo Cortes/ Flamengo

O elenco do Flamengo faz uma parceria com o SESC-RJ, no vôlei feminino. Assim, o elenco vem em um crescente já que terminou a Superliga Feminina em quarto lugar e conta com jogadoras convocadas para a Seleção e atletas estrangeiras que forma destaques na temporada.

A equipe é comandada pelo histórico treinador, Bernardinho, que já comanda o projeto do SESC-RJ desde 2004, com muitos títulos e vitórias. O Rubro-negro é muito conhecido no esporte princialmente na modalidade feminina, mas só a partir de 2018, com o time começando na Série C, o Flamengo foi subindo até chegar na elite.

A parceria entre SESC e Flamengo começou em 2020, no meio da pandemia, para trazer de volta as glórias o clube carioca e o a marca SESC, que passava por dificuldade, em um projeto ambicioso que vai além da quadra. Antes do projeto, a equipe carioca conquistou três Superligas e contou com grandes atletas, como: VirnaLeila Barros.

3) Fluminense

Times de futebol com equipes no vôlei
Divulgação/ Bruno de Lima/NSports e Mailson Santana/FFC

O time de vôlei feminino depois de muitos anos voltou as atividades em 2016, conta com atletas experientes e jovens promessas da modalidade. Na atual temporada da Superliga, acabou sendo eliminado pelo Flamengo, nas quartas de final.

No entanto, a modalidade de voleibol feminino do Fluminense Football Club é uma das mais vitoriosas do Brasil, hexacampeão sul-Americano e bicampeão brasileiro, são os seus títulos mais destacados, com o clube tendo se sagrado campeão carioca pela primeira vez em 1941.

No masculino, revelou um dos maiores atletas da história, o levantador Bruninho, que atualmente joga na Itália e continua na Seleção brasileira.

4) América-MG

Times de futebol com equipes no vôlei
Divulgação/ Ateus Gonçalves/FMV

O time mineiro é chamado de América Vôlei na Superliga Masculina. A parceria nasceu no ano de 2019, para a disputa da Superliga 2019-20 com a marca do América-MG. O clube é original de Goiás, mas depois de alguns problemas se mudou para Montes Claros, com isso, para se manter ativo se aliou com o elenco mineiro.

O clube nasceu em 1988, teve um período de ascensão de 2008 até 2018. Desde então, o time passou a ser chamado de Montes Claros América Vôlei, carregando, assim, o nome da cidade junto à marca do futebol. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus, a equipe foi montada, seguiu todos os protocolos e jogou sem o apoio da torcida apaixonada que sempre nos acompanhava.

Em quadra, depois de permanecer três temporadas longe dos playoffs, o time conquistou a vaga com três rodadas de antecedência na fase classificatória ao terminar entre os oito melhores da Superliga.

Em 2021/22, a equipe começou bem e faturou o bronze no Campeonato Mineiro, batendo na trave na chegada até a final. Na Superliga, a equipe viveu momentos de altos e baixos, sendo superado em partidas contra equipes com orçamento maior no tie-break, mostrando a força que a equipe tinha.