Natural de Nova Trento, Santa Catarina, Brasil, Rosamaria Montibeller é uma das grandes armas da Seleção Brasileira de vôlei feminino. Carinhosamente apelidada como Rosa, a jogadora nasceu em 9 de abril de 1994.

Ainda criança, começou a demonstrar interesse pelo vôlei e Rosamaria iniciou sua carreira nas quadras catarinenses. A jogadora percorreu um longo caminho até se tornar uma das mais renomadas de sua modalidade.

Diante disso, confira a análise completa do Esportelândia sobre a ponteira Rosamaria.

Quem é Rosamaria

Rosamaria: biografia e curiosidades no vôlei
Rosamaria na Liga das Nações 202. (Volleyball World)

Ainda em 2003, quando tinha apenas nove anos de idade, Rosamaria começou a jogar voleibol defendendo as cores do Projeto de Nova Trento. Em 2004, já foi convocada para integrar a Seleção Brasileira de sua categoria.

No vôlei profissional, por sua vez, a jogadora soma passagens por diversos clubes brasileiros, sendo eles: Vôlei Nova Trento, ABEL Moda Vôlei, Vôlei São Caetano, Campinas, Esporte Clube Pinheiros, Minas Tênis Clube e Dentil Praia Clube.

Pela Seleção Brasileira, Rosa é destaque desde as categorias de base – sendo campeã mundial sub-23 em 2015. Além de ter recebido o prêmio de melhor oposta na mesma competição.

Sua primeira convocação para a Seleção Brasileira Adulta veio em 2017. Na oportunidade, a jogadora foi de extrema importância para algumas conquistas, incluindo os títulos do Montreux Volley Masters e do Grand Prix de Voleibol de 2017 em Nanquim, como também o Campeonato Sul-Americano (realizado em Cali).

Além disso, Rosamaria integrou o time que ficou com o segundo lugar na Copa dos Campeões de Voleibol Feminino de 2017, realizada no Japão.

Na temporada de 2019, Rosamaria deixou de atuar no voleibol nacional e transferiu-se para o exterior, especificamente para a Itália. Em solo europeu, a atleta atuou por quatro anos, cada ano em uma equipe diferente; Perugia, Casalmaggiore, Novara e Busto Arsizio.

Vá além do mundo do vôlei! Confira também nossos outros conteúdos:

A medalha olímpica em Tóquio 2020

Rosamaria: biografia e curiosidades no vôlei
Rosamaria com a medalha de prata em Tóquio 2020. (Reprodução/Instagram)

Após ficar anos sem participar da Seleção Brasileira, Rosamaria foi convocada para disputar os jogos olímpicos de Tóquio 2020, no Japão. Devido à pandemia, o torneio aconteceu em 2021 e foi uma reviravolta na vida da jogadora.

Rosamaria se tornou peça fundamental para a campanha do Brasil na competição. Apesar de iniciar as partidas no banco de reservas, quando entrava, mudava o jogo com seus ataques e energia contagiante:

Fico toda arrepiada de falar porque é difícil ter a dimensão de que sou eu que estou aqui. Eu acompanhei as meninas e estava torcendo e hoje estar aqui representando o país da maneira que elas representaram e ter um resultado positivo nesse clássico mundial é o maior tipo de orgulho que posso ter”, afirmou a jogadora após a vitória do Brasil sobre a Rússia nas quartas de final das Olimpíadas.

Sem ser listado entre os favoritos, o Brasil chegou até à final dos jogos. Na oportunidade, a Seleção Brasileira ficou com a medalha de prata após ser derrotada pelos Estados Unidos. No entanto, apesar do resultado, Rosamaria foi um dos destaques do time e também da competição.

Atualmente, a oposta é uma das referências da nova geração do Time Verde e Amarelo. Aos 30 anos de idade, Rosa conquistou a vaga no time titular e disputa a sua segunda edição de Jogos Olímpicos. Já na temporada de clubes, Rosamaria aceitou recentemente, em 2023, o desafio de atual no Japão, deixando a Itália após quatro anos.

Características do jogo de Rosamaria

 

Rosamaria: biografia e curiosidades no vôlei
Rosamaria sacando na Liga das Nações. (Volleyball World)

As principais características da oposta são, qualidade técnica, agilidade, disciplina e muito foco, além de outras qualidades como;

  1. Ataque Potente e Inteligente: a jogadora é reconhecida por seu ataque forte e preciso, sendo uma ameaça constante para a defesa adversária. Além disso, sabe o momento certo de largar e/ou colocar potência.
  2. Versatilidade: sua multifuncionalidade permite que ela atue tanto pela entrada quanto pela saída de rede, adaptando-se conforme as necessidades da equipe.
  3. Defesa Eficiente: devido aos anos atuando na posição de ponteira e pela sua baixa estatura, Rosamaria é conheceida por apresentar uma defesa consistente, sendo capaz de ajudar no fundo de quadra tanto nas recepções quanto nas defesas.
  4. Movimentação Rápida: É ágil e rápida em quadra, permitindo que se desloque velozmente para atacar, defender e realizar coberturas defensivas.
  5. Leitura de Jogo: Tem a capacidade de ler o jogo e tomar decisões estratégicas inteligentes, adaptando seu jogo conforme as situações que se apresentam durante a partida.

Títulos de Rosamaria

Rosamaria
Reprodução/Instagram
  • Campeonato Sul-americano – 2017, 2021 e 2023
  • Grand Prix – 2017
  • Montreux Volley Masters – 2017
  • Vice-campeã Olímpica – 2021
  • Vice-campeã da Liga das Nações – 2021 e 2022
  • Vice-campeã mundial – 2022

Rosamaria atualmente

Rosamaria: biografia e curiosidades no vôlei
Rosamaria segura o troféu da V Cup. (Reprodução/Instagram)

Na temporada de 2024, a jogadora fez sua primeira atuação no voleibol japonês, sendo um dos reforços do Denso Airybees. Defendendo as cores do time, Rosa disputou os playoffs do torneio local e conquistou a V Cup – competição que corresponde a Copa Brasil.

No atual momento, Rosamaria segue na Seleção Brasileira como um dos principais nomes do elenco.

Curiosidades sobre Rosamaria

Rosamaria: biografia e curiosidades no vôlei
Assessoria/Rosamaria
  • Natural de Nova Trento, em Santa Catarina, Rosa começou no vôlei por um projeto social de sua cidade natal, que hoje a tem como madrinha.
  • Integra a Seleção Brasileira desde as seleções de base.
  • Foi Campeã Mundial Sub-23 em 2015 e eleita a melhor oposta da competição.
  • Ganhou fama e conhecimento do público mundial nos Jogos Olímpicos de 2021 no Japão.
  • Ultrapassou a marca de um milhão de seguidores em suas redes sociais, tornando-se uma das jogadoras mais conhecidas do mundo.
  • Entrou na calçada da fama em Brasília, na Rua das Estrelas.
  • Criou a própria marca homônima, apresentando uma linha de joias em parceria com a Jamming Joais, marca nacional.

Agora que você já sabe tudo sobre a craque Rosamaria, que tal conferir nossas outras biografias de astros do vôlei brasileiro.

Avatar de Alice Tamashiro
Autor Alice Tamashiro

Repórter do Esportelândia desde 2024. Formada em arbitragem pela Federação Paulista de Voleibol. Fundadora e administradora da página Passe Na Mão, uma das maiores referência de voleibol feminino do país.