Com o fim de Roland-Garros 2023, a temporada de grama do circuito de tênis começou. Dessa maneira, esta semana ocorreram dois torneios: os WTAs 250 Nottigham e de s´Hertogenbosch.
Neste sentido, os dois campeonatos conheceram suas campeãs da edição de 2023. Confira com a gente as belas histórias.
Os torneios WTA da semana
Como dito anteriormente, a temporada de grama começou. Dessa maneira, os torneios preparatórios para Wimbledon estão a todo vapor. A saber, o campeonato pertence classe Grand Slam, ou seja é a principal disputa da superfície no mundo do tênis.
Sendo assim, os dois primeiros torneios da WTA disputados na relva são: Nottingham e s´Hertogenbosch. As duas disputas possuem as chaves de simples e duplas. O formato é eliminatório, cada partida é jogada em melhor de três sets. Para erguerem os troféus dos WTAs 250 as tenistas precisam ganhar cinco partidas.
Katie Boulter vence o WTA 250 de Nottingham
Ao longo do torneio, Boulter mostrou uma bela combinação de poderosos golpes de base e uma inteligente escolha de jogadas. Seu jogo agressivo e sua habilidade de controlar o ritmo das partidas foram fundamentais para a tenista superar suas oponentes e alcançar o tão desejado título.
Dessa maneira, a britânica conquistou o troféu sem perder um set durante toda a campanha. Com o jogo totalmente apurado, para ser campeã, Boulter eliminou Emily Appleton, Daria Snigur, Harriet Dart, Hether Watson e Jodie Burrage.
Após um tabu do tênis britânico ter sido quebrado, o WTA 250 de Nottigham teve uma decisão 100% caseira entre Boulter e Burrage. Katie Boulter continuou brilhando e ergueu o troféu depois de fazer um duplo 6/3 em sua compatriota.
A excepcional semana da tenista britânica marca o seu primeiro título em nível WTA da carreira. Assim também, com a pontuação conquistada, Boulter vai entrar pela primeira vez no top-100 do ranking da WTA.
? @katiecboulter ?@the_LTA | #RothesayOpen pic.twitter.com/VW3jxjTa10
— wta (@WTA) June 18, 2023
Derrota britânica nas duplas
Se a chave de simples foi de festa para o tênis britânico, a de duplas não terminou 100% feliz. Visto que Heather Watson e Harriet Dart, as atletas da casa, foram superadas por Ulrikke Eikeri e Ingrid Neel por 2 x 1, com parciais de 7/6 (6), 5/7 e [10-8], e ficaram com o vice campeonato do WTA 250 de Nottingham.
Eikeri e Neel conquistaram o primeiro torneio jogando juntas. Para atingir o feito, as duas derrotaram as duplas de: Ali Collin/Freya Christie, Fang-Hsien Wu/Zhu Lin, Anna Danilina/Xu Yifan e Heather Watson/Harriet Dart.
? A MAGICAL WEEK ?
Ulrikke Eikeri & @ingridNeel_ bag their first doubles title together with a 7-6(6), 5-7, 10-8 victory over Dart/Watson at the #RothesayOpen! pic.twitter.com/E2Q9H0oUBd
— wta (@WTA) June 18, 2023
Ekaterina Alexandrova triunfa em s´Hertogenbosch
Enquanto isso, no WTA 250 de ‘s-Hertogenbosch, na Holanda, Ekaterina Alexandrova brilhou com uma performance impressionante. Com um jogo muito sólido e consistente, a tenista russa dominou a competição desde o início, conquistando vitórias convincentes em todos os jogos que disputou.
Para chegar a grande decisão a 4ª cabeça de chave do torneio venceu: Evgeniya Rodina, Kimberly Birrell, Emina Bektas e Aliaksandra Sasnovich por 2 x 0. Na grande final, a rival foi Veronika Kudermetova, a principal cabeça de chave.
Sendo assim, em uma partida emocionante, Alexandrova se sobressaiu e conquistou a vitória por 2 x 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 7/6 (3). O sangue frio foi determinante para o triunfo no tie-break decisivo, assim a russa ergueu o troféu de campeã do WTA 250 de ‘s-Hertogenbosch.
CAREER SINGLES TITLE #4 ????
Ekaterina Alexandrova | #LibemaOpen pic.twitter.com/2OMOqmFiBu
— wta (@WTA) June 18, 2023
Japonesas conquistam o torneio de duplas
A disputa nas duplas teve festa nipônica, Ena Shibahara e Shuko Aoyama conquistaram o 9º troféu juntas. As duas derrotaram a dupla eslovaca formada por Viktória Hrunčáková e Tereza Mihalíková por duplo 6/3.
Para erguerem o troféu, Shibahara e Aoyama eliminaram as duplas de: Miriam Kolodziejová/Alexandra Panova, Yang Zhaoxuan/Ekaterina Alexandrova, Greet Minnen/Yanina Wickmayer e Viktória Hrunčáková/Tereza Mihalíková.
? CHAMPIONS IN DEN BOSCH ?
The moment No.3 seeds Shuko Aoyama & @EnaShibs captured the #LibemaOpen doubles title! ? pic.twitter.com/FokzPFC6GT
— wta (@WTA) June 17, 2023