Conheça a história de Thiago Monteiro: começo no tênis, todos os títulos, melhor ranking, premiações e curiosidades

O primeiro colocado do ranking de tenistas brasileiros em 2020, Thiago Monteiro, segue crescendo no circuito mundial de tênis.

O Brasil, que tem se destacando pelos jogadores nas disputas de duplas, carece de grandes tenistas no circuito de simples, e Thiago Monteiro vem aprimorando seu jogo para mudar esse cenário.

Se você quer conhecer mais sobre a carreira, os títulos e as curiosidades que envolvem Thiago Monteiro, veio para o lugar certo!

Quem é Thiago Monteiro?

Thiago Monteiro, jogador de tênis

Thiago Moura Monteiro é um tenista profissional. Nascido em Fortaleza (CE), em 31 de maio de 1994, ele é o brasileiro mais bem colocado no ranking de simples da ATP.

Recentemente, o atleta publicou um artigo no site Behind The Racquet , que é uma plataforma para que tenistas postem textos em primeira pessoa, revelando que foi adotado e nunca conheceu seus pais verdadeiros. 

Seus pais adotivos são separados, e Monteiro também não teve contato com a figura paterna adotiva. 

Apesar da família ter uma origem humilde, Thiago Monteiro começou a praticar aulas de tênis desde muito cedo, conseguindo atingir uma carreira consistente e figurar entre os principais nomes do tênis brasileiro, após Gustavo Kuerten

Como Thiago Monteiro começou no tênis?

Thiago Monteiro, jogador de tênis

Os primeiros contatos de Thiago com o tênis foram por volta dos 8 anos de idade e, desde então, passou a disputar alguns torneios locais.

Em 2004, quando o tenista tinha 10 anos, conquistou a primeira colocação nos torneios Paraíba Tour e Jerimum Bowl, além do vice-campeonato no Brasileiro da categoria. 

Após mais algumas boas colocações e conquistas nos anos seguintes, Monteiro decidiu levar o tênis mais a sério, como uma carreira. Em 2009, quando tinha 14 anos, deixou a sua família no Ceará e se mudou para Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Em 2010, o tenista atingiu a primeira colocação no ranking da Confederação Brasileira de Tênis, na categoria de 16 anos. No mesmo ano, conquistou seu primeiro ponto do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), principal órgão do tênis profissional. 

Carreira de Thiago Monteiro

Thiago Monteiro, jogador de tênis

Desde 2010, Thiago Monteiro passou a figurar em grandes torneios da categoria juvenil, principalmente nos organizados pela Federação Internacional de Tênis (ITF), além de disputar torneios profissionais comandados pela mesma organização.

Já em 2011, conquistou seu primeiro título como profissional, o Aberto da Bahia, ou Bahia Futures 38, com premiação de US$ 10 mil. 

No ano seguinte, Thiago Monteiro atingiu a segunda colocação do ranking da categoria juvenil da ITF. 

Até 2014, o brasileiro tentou entrar na disputa pelos torneios da ATP, disputando qualificatórios, mas sem conseguir as classificações desejadas.

Nesse período, Monteiro seguiu disputando torneios de menor expressão, como os ITF Future e campeonatos da ATP Challenger.

Essas competições são jogadas por tenistas de rankings menos expressivos, criadas justamente para que eles tenham a chance de ganhar pontos para figurar entre os jogadores da ATP, além de ganhar premiações que podem chegar até U$ 150 mil.

Em 2016, grande ano para a carreira do brasileiro, ele conseguiu conquistar o seu primeiro torneio de Challenger da ATP.

Além disso, no mesmo ano, o cearense venceu o francês Wilfried Tsonga, na época top 10 do ranking da ATP, no seu primeiro torneio da chave principal da associação, o ATP 500 do Rio de Janeiro.

Desde então, o brasileiro vem disputando torneios da ATP, inclusive os Grand Slams, mesmo que paralelamente siga competindo em alguns torneios de Challenger, onde conquistou seus principais títulos da carreira. 

Sua melhor classificação em Grand Slams foi em 2020, quando chegou até a terceira rodada do Roland Garros, no piso de saibro, favorito de Thiago.

Nessa oportunidade, foi eliminado pelo húngaro Marton Fucsovics por 3 sets a 0 (parciais de 7-5, 6-1 e 6-3).

Não fique apenas no tênis! Venha ler sobre histórias de outros esportes:

Quantas vezes Thiago Monteiro foi campeão?

Thiago Monteiro, jogador de tênis

Desde que começou sua carreira como profissional de tênis, Monteiro conquistou 10 títulos em 16 finais disputadas, sendo que 5 vitórias foram no ITF Futures e 5 no ATP Challenger Tour.

Confira a lista com as conquistas de Thiago Monteiro:

Data Torneio Adversário
7 de novembro de 2011 Brasil F38 (ITF Futures) Alexandre Schnitman (Brasil)
21 de maio de 2012 Brasil F11 (ITF Futures) Leonardo Kirche (Brasil)
8 de abril de 2013 Turquia F14 (ITF Futures) Jan Minar (República Tcheca)
15 de abril de 2013 Turquia F15 (ITF Futures) José Hernandez (Rep. Dominicana)
6 de julho de 2014 Holanda F4 (ITF Futures) Boy Westerhof (Holanda)
8 de maio de 2016 Aix en Provence (ATP Challenger Tour) Carlos Berlocq (Argentina)
27 de janeiro de 2019 Punta Del Este (ATP Challenger Tour) Facundo Arguello (Argentina)
13 de julho de 2019 Brunsvique (ATP Challenger Tour) Tobias Kamke (Alemanha)
27 de outubro de 2019 Lima (ATP Challenger Tour) Federico Coria (Argentina)
2 de fevereiro de 2020 Punta Del Este (ATP Challenger Tour) Marco Cecchinato (Itália)

Melhores posições por ano de Thiago Monteiro no ranking da ATP

Thiago Monteiro figura no ranking da ATP desde 2010, quando disputou seus primeiros torneios profissionais. Desde então, mostra uma clara evolução e vem melhorando sua colocação com o passar dos anos. Sua melhor posição foi em 2017, em 74º.

Confira as melhores colocações por ano de Thiago Monteiro no ranking da ATP:

  • 2010: 1517°
  • 2011: 677°
  • 2012: 398°
  • 2013: 254°
  • 2014: 271°
  • 2015: 392°
  • 2016: 80°
  • 2017: 74° 
  • 2018: 96°
  • 2019: 88°
  • 2020: 76°

Biografia de Thiago Monteiro

  • Nome completo: Thiago Moura Monteiro
  • Data de nascimento: 31 de maio de 1994
  • Local de nascimento: Fortaleza, Ceará
  • Altura: 1,83 m
  • Mão: Canhoto
  • Premiação: US$1.625.531,00

Curiosidades de Thiago Monteiro

Paixão pelo futebol

É comum que atletas profissionais tenham praticado outros esportes ao longo da vida e inclusive se destacado. Com Thiago Monteiro não foi diferente.

O tenista é apaixonado por futebol e torcedor do Ceará. Um de seus sonhos, caso a carreira de jogador de tênis não desse certo, era se tornar jogador profissional de futebol. 

Fluente em línguas

Outra qualidade que merece destaque do tenista é que Thiago Monteiro é fluente em três línguas. O tenista fala perfeitamente o português, o espanhol e o inglês. 

Agora que você conhece a história de Thiago Monteiro, fique por dentro também da carreira de outros tenistas importantes:

* Ultima atualização em 2 de novembro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin