Atualmente na sétima colocação do ranking da WSL, Tatiana Weston-Webb ainda busca seu primeiro triunfo na temporada de 2023, no ano anterior, a brasileira foi a única surfista da categoria feminina a vencer duas etapas.

Tatiana Weston-Webb ainda não engrenou em 2023

O talento de Tatiana Weston-Webb nunca esteve em dúvida, no entanto, com o Surf feminino evoluindo, novos nomes surgindo, a concorrência entre as mulheres está maior.

Tyler Wright, Carissa Moore e Stephanie Gilmore são ameaças reais já tem bastante tempo, no entanto as “novatas” Molly Picklum e Caitlin Simmers demonstraram que chegaram para ficar na briga pelos títulos.

“As meninas sofrem muito”, Tatiana Weston-Webb comenta sobre preconceito no Surf
Caitlin Simmers venceu seu primeiro evento do Tour em Portugal. Foto: WSL.

Sendo assim, o ano de 2023 ainda não sorriu para Tati, seu melhor resultado até o momento é uma semifinal em Portugal, nos outros eventos, a brasileira caiu nas quartas de final e nas oitavas, duas vezes cada.

Vaga olímpica garantida

Apesar de não ser um grande ano em resultados, Tatiana já pode comemorar a vaga para as próximas Olimpíadas, sem concorrência na elite, Weston-Webb garantiu sua presença nos jogos de forma bem antecipada.

Em entrevista para a revista feminina Marie Claire, Tati comentou sobre a conquista da vaga:

Foi uma conquista incrível. Eu sabia que ia acontecer, mas, quando aconteceu, fiquei em choque de tanta felicidade. Isso pode inspirar muitas meninas a surfarem.

Preconceito no Surf

“As meninas sofrem muito”, Tatiana Weston-Webb comenta sobre preconceito no Surf
WSL/Brent Bielmann

Ainda na entrevista para a revista Marie Claire, Tatiana Weston-Webb foi perguntada sobre preconceito com as mulheres no Surf, a brasileira admitiu que já sofreu com esse problema, porém, as coisas vêm melhorando:

O surfe tinha muito preconceito com as mulheres. Uma vez, estava surfando e, quando fui remar para uma série, um homem foi na minha frente. Olhei para ele com cara de: ‘O que está acontecendo?’. E ele falou: ‘Desculpa, não posso gastar uma onda da série com uma menina’. Fiquei tão em choque. Esse é um tipo de preconceito que as meninas sofreram muito.

Mas me sinto muito grata porque isso vem mudando bastante. Os homens têm um respeito maior com as meninas, porque a gente está trabalhando nisso há tempos. O mundo está mudando, e o esporte está mudando para melhor.

Próximo desafio no Surf Ranch

O Tour desembarca Lemoore para sexta etapa da temporada, o Surf Ranch. Tatiana Weston-Webb vai represem o Brasil mais uma vez, seu melhor resultado na piscina foi em 2021, quanto terminou na terceira colocação.

O Surf Ranch acontece nos dias 27 e 28 de maio em Lemoore nos Estados Unidos.

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.