Gabriel Medina retornou ao tour em 2023 após um 2022 em que conviveu com muitas lesões. O tricampeão mundial sabia da importância dessa temporada, já que além do título mundial, a vaga olímpica também estava em jogo.
No entanto, ao final das 10 etapas da WSL, Medina terminou em sexto, ficando poucos pontos atrás de Jack Robinson, o quinto colocado. Com isso, o brasileiro fica de fora do Finals e também de uma vaga direta nas Olimpíadas.
Resumo e análise da temporada de 2023 de Gabriel Medina
Gabriel Medina esteve presente nas 10 etapas da WSL na temporada de 2023, dessa forma, o Esportelândia vai abordar nesse texto, todos os resultados do tricampeão mundial.
Pipeline, Havaí
O evento de abertura da temporada foi em Pipeline e, curiosamente, o rival que derrotou Gabriel Medina foi Jack Robinson. Sem ondas clássicas e poucos tubos, o australiano superou o brasileiro na fase de oitavas de final.
Medina é sempre um dos favoritos nessa onda, mas a condição do mar não ajudou.
Sunset, Havaí
Na segunda etapa de 2023, Medina foi novamente barrado na fase de oitavas de final, dessa vez por Griffin Colapinto, em um mar grande, mas mexido. Gabriel encontrou dificuldades para completar suas ondas, enquanto o norte-americano foi certeiro para vencer.
O segundo resultado consecutivo de oitavas de final ligou a sirene para o evento de Portugal.
Peniche, Portugal
A terceira parada aconteceu em Portugal e a sina de parar nas oitavas de final continuou para Medina, superado por Griffin Colapinto mais uma vez. Em uma bateria em que o norte-americano pegou dois tubaços.
Gabriel sempre alternou bons e maus resultados em Portugal, já foi campeão e também perdeu logo no início. Assim, cair nas oitavas de final diante de outro campeão de Peniche não foi um resultado tão ruim.
Bells Beach, Austrália
Depois de três resultados iguais no início da temporada, Medina novamente parou nas oitavas. Dessa vez, superado por Ethan Ewing, que era o atual campeão do evento. A bateria foi difícil e Gabriel não se encontrou contra o australiano.
Gabriel nunca obteve grandes resultados nas etapas da Austrália, mas a quarta eliminação consecutiva nas oitavas de final era um problema para o brasileiro, que seguia estacionado no meio do ranking.
Margaret River, Austrália
Talvez o evento em que Gabriel fosse menos favorito dos cinco primeiros da temporada, principalmente por um histórico muito ruim no pico. No entanto, Medina surpreendeu e venceu a etapa, quebrando a maldição das oitavas de final.
No caminho, o tricampeão mundial superou nomes como Filipe Toledo, João Chianca e Griffin Colapinto na final.
O resultado elevou Medina no ranking e o tricampeão mundial ainda tinha um restante de calendário promissor para crescer na temporada.
Surf Ranch, Estados Unidos
Depois do corte, o tour desembarcou no Surf Ranch, etapa em que Gabriel Medina era um dos grandes favoritos, já tendo vencido o evento duas vezes.
No entanto, essa etapa foi a mais polêmica da temporada. Gabriel foi eliminado por Ethan Ewing nas quartas de final, mas sua derrota foi amplamente questionada, inclusive pelo próprio Medina.
O evento gerou uma enorme controvérsia e manifestações de outros atletas como Italo Ferreira e Filipe Toledo. No fim, os pontos dessa bateria no Surf Ranch, fizeram falta para Gabriel no ranking.
Punta Roca, El Salvador
Na sétima etapa da temporada, Gabriel voltou a cair na fase de oitavas de final, dessa vez, o adversário foi Barron Mamiya. Em um mar pequeno, o brasileiro sofreu a virada para o havaiano no minuto final da bateria.
Saquarema, Brasil
Talvez um dos poucos pontos fracos de Gabriel Medina no tour seja o evento brasileiro em Saquarema, pois o tricampeão mundial nunca conseguiu bons resultados no evento.
Para piorar, esse foi o pior resultado de Medina em 2023, caindo na fase de repescagem para o convidado, Samuel Pupo.
Vale lembrar que Gabriel fez um dos melhores somatórios na bateria do round inicial, mas acabou dando o azar de enfrentar Yago Dora, que venceu aquele confronto e também o campeonato.
Jeffreys Bay, África do Sul
O penúltimo evento de 2023 foi em Jeffreys Bay, outro em que Gabriel Medina já tinha uma vitória. O tricampeão mundial foi bem e se recuperou do péssimo resultado em Saquarema, chegando até às semifinais e perdendo diante de Ethan Ewing.
O resultado deixou Medina na sexta colocação, na cola de Yago Dora, e com ótimas condições para o evento em Teahupo’o, dependendo apenas de si.
Teahupo’o, Taiti
Cinco finais e dois títulos, o histórico de Gabriel Medina era ótimo em Teahupo’o. O brasileiro novamente tinha tudo para conseguir sua vaga na WSL Finals e uma disputa direta nas Olimpíadas contra João Chianca ou Yago Dora.
Medina dominou o evento desde o início, sendo o melhor surfista da competição, e chegou na final contra um adversário direto pelo Top-5, Jack Robinson. Na bateria, Gabriel acabou derrotado pelo australiano, mesmo com a melhor nota do confronto.
Dessa forma, Medina deu adeus ao ano de 2023, terminando na sexta posição do ranking, sua pior colocação desde 2013.
Resultados de Gabriel Medina em 2023
Fazendo um balanço sobre a temporada de Gabriel Medina, talvez os locais em que faltaram resultados foram Pipeline, devido ao favoritismo do brasileiro, Surf Ranch, na bateria questionada diante de Ethan Ewing.
E, por fim, Saquarema, quando Medina fez um ótimo primeiro round, mas o mar não ajudou na fase de repescagem contra Samuel Pupo. O resultado surpreendente de 2023 foi em Margaret River, quando Gabriel venceu o evento.
Confira todos os resultados de Gabriel Medina em 2023:
- Pipeline, Havaí – eliminado nas oitavas de final
- Sunset, Havaí – eliminado nas oitavas de final
- Peniche, Portugal – eliminado nas oitavas de final
- Bells Beach, Austrália – eliminado nas oitavas de final
- Margaret River, Austrália – Campeão
- Surf Ranch, Estados Unidos – eliminado nas quartas de final
- Punta Roca, El Salvador – eliminado nas oitavas de final
- Saquarema, Rio de Janeiro – eliminado na repescagem
- Jeffreys Bay, África do Sul – eliminado nas semifinais
- Teahupo’o, Taiti – vice-campeão
Jornalista e aficionado por esportes, entre eles minhas maiores paixões são: futebol, surf e basquete, principalmente a NBA.