Infelizmente não deu para o brasileiro Gabriel Medina, que perdeu para Jack Robinson na final de Teahupo’o. Sendo assim, conquistou a última vaga para a disputa do WSL Finals, que acontece em Trestles, na Califórnia (EUA). Outros dois brasileiros também conseguiram a classificação: Filipe Toledo e João Chianca.

Depois de derrotar John John Florence, Medina passou outro havaiano na fase semifinal, Barron Mamiya. Na disputa, o tricampeão mundial conseguiu fazer um 9.0 e terminou com 13.33, contra 5.17 de Mamiya.

Do outro lado do chaveamento, o australiano eliminou Yago Dora nas quartas de finais e Leonardo Fioraventi (ITA), com quem brigava diretamente por uma vaga no WSL Finals.

Na decisão, Gabriel Medina conseguiu um 6.83 logo em sua primeira onda, depois conseguiu aumentar seu somatório com um incrível 8.17. Na ocasião, além de sair do tubo, o tricampeão mundial ainda emendou um layback.

Como reação, Jack Robison conseguiu pegar um belo tubo e ainda emendou uma rasgada na saída, fazendo um 7.83. No final, faltando quatro minutos, conseguiu outro 7.83 e virou a bateria contra Medina.

No feminino, Caroline Marks venceu Caitlin Simmers na decisão e ficou com o título. É a primeira vez que a surfista de 21 anos vence a etapa no Taiti.

WSL Finals

Agora, somente cinco surfistas disputam o título de campeão mundial de Surfe. São eles: Filipe Toledo (BRA), Griffin Colapinto (EUA), Ethan Ewing (AUS), João Chianca (BRA) e Gabriel Medina (BRA).

Enquanto isso, no feminino, ficou assim a classificação geral: Carissa Moore (HAV), Tyler Wright (AUS), Caroline Marks (EUA), Caitlin Simmers (EUA) e Molly Picklum (AUS).

Gabriel Queiroz

Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.