O atual campeão olímpico de surf, Italo Ferreira, voltou a vencer um campeonato após seu ouro em 2021. Curiosamente, às vésperas de uma nova edição dos jogos, que acontecem em Teahupo'o.

Italo vivia uma seca de títulos no circuito mundial e seu último campeonato conquistado era justamente o dos jogos olímpicos de 2021, quando saiu com a medalha de ouro.

Após vitória em Teahupo'o, Italo Ferreira sonha com convite aos jogos olímpicos

Opinião: Herói nos resgates do RS, Italo Ferreira faz valer o karma positivo
Matt Dunbar/WSL

De fato, muitos se perguntam o porquê de Italo Ferreira não disputar os Jogos Olímpicos de 2024 em Teahupo'o. Isso aconteceu por que o surfista não conseguiu terminar entre os melhores brasileiros em 2023.

O circuito mundial da WSL distribuiu vagas aos dois melhores surfistas do Brasil. Filipe Toledo (campeão mundial) e João Chianca (quarto colocado), foram os classificados.

Logo em seguida, aparecem Gabriel Medina e Yago Dora, ambos na frente de Italo Ferreira no ranking de 2023. Dessa forma, no ISA Games, os dois surfistas disputaram a última vaga que ficou com Medina.

Assim, mesmo com o atual título de Italo em Teahupo'o, o potiguar segue sem a vaga. Nas suas redes sociais, o “Brabo” escreveu nesta segunda-feira (3), que gostaria de um convite para defender sua medalha:

Eu só queria um convite pra defender a medalha e tava tudo certo!”, escreveu Italo.

No entanto, isso é impossível, já que nas Olimpíadas não existem convites como no circuito mundial e os atuais campeões das modalidades não garantem vagas para defender seu posto.

Ainda existe uma remota possibilidade para Italo Ferreira disputar as Olimpíadas. O surfista está atrás de Yago Dora na lista de reservas em caso de lesão. Logo, se dois atletas do Brasil não puderem competir, Italo é acionado.

Leia também >>> Yago Dora e Italo Ferreira em espera! Surfistas aparecem em lista das Olimpíadas

Porém, isso é praticamente inviável, com Filipe Toledo se preparando apenas para as Olimpíadas, João Chianca retornando com todo cuidado as competições e Gabriel Medina em um ritmo forte de atuações.

Mesmo com o desejo de competir nas Olimpíadas, Italo já foi anunciado como um dos comentaristas da TV Globo para o surf nesta edição dos jogos.

Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: