O Taiti será o palco das Olimpíadas nesta edição. Uma das ondas mais perigosas e desafiadoras do mundo vai exigir muito preparo físico e mental dos atletas. Mas você quais são os melhores surfistas de Teahupo'o na história?

As competições oficiais na Polinésia Francesa começaram no final do século XX e ganharam fama com o passar das duas últimas décadas, principalmente quando a previsão das ondas ajuda e o mar fica grande.

Quais os melhores surfistas de Teahupo'o na história?

É claro que nessa lista dos melhores surfistas de Teahupo'o vamos nos basear em títulos e também nos resultados que esses atletas já conseguiram durante as etapas da WSL.

Gabriel Medina
Gabriel Medina é um dos favoritos para ganhar o ouro em Paris 2024 – IconSport

No entanto, é difícil comparar em estatísticas. Principalmente se olharmos o antigo circuito mundial, que funcionava com outro formato em relação a notas.

Seis melhores surfistas de Teahupo'o na história

  • John John Florence – Havaí
  • Andy Irons – Havaí
  • CJ Hobgood – Estados Unidos
  • Owen Wright – Austrália
  • Gabriel Medina – Brasil
  • Kelly Slater – Estados Unidos

John John Florence

É no mínimo estranho colocarmos um surfista que nunca venceu no local como um dos melhores surfistas de Teahupo'o. Porém, John John Florence merece estar nesta lista.

O havaiano é um exímio tube rider (surfista especialista em pegar tubos). Criado nas ondas de Pipeline, Florence sabe o caminho para encontrar manobras insanas e conquistar notas incríveis.

John John chegou a duas finais em Teahupo'o durante sua carreira. A primeira em 2016, ano em que venceu seu primeiro título mundial. Mais recentemente, em 2024, perdeu para o brasileiro Italo Ferreira.

Quais os melhores surfistas de Teahupo'o na história? [2024]
John John Florence e Italo Ferreira no Taiti [Matt Dunbar/WSL]
O talento de Florence nunca foi uma questão e talvez seu título em Teahupo'o não tenha chegado ainda por conta de muitas lesões, que prejudicaram a carreira do havaiano.

Andy Irons

Outra lenda havaiana, Andy Irons venceu duas vezes no Taiti e merece seu lugar nessa lista dos melhores surfistas de Teahupo'o.

Assim como Florence, Irons também era um especialista nos tubos do Taiti. O havaiano conquistou esse evento nos anos de 2002 e 2010, ano de sua morte.

Além disso, o tricampeão mundial venceu a etapa de Pipeline (outro evento de ondas tubulares) em quatro oportunidades. Isso demonstra todo o talento de Andy. Curiosamente, a etapa de Teahupo'o foi a última que Irons venceu antes de sua morte.

CJ Hobgood

Quatro vezes finalista no Taiti, CJ Hobgood pode ser considerado um dos melhores surfistas de Teahupo'o. O atleta dos Estados Unidos venceu o evento em 2004, derrotando Nathan Hedge.

Hogbood foi campeão mundial em 2001 sem conquistar nenhuma etapa naquela temporada. Não foi um atleta com diversas glórias, vencendo apenas quatro eventos durante sua carreira.

No entanto, era sempre um nome perigoso em Teahupo'o, e seus resultados comprovam que seu lugar nessa lista é merecido.

Owen Wright

O australiano Owen Wright foi um dos principais nomes do circuito mundial no início da década passada. Apesar de não ter sido campeão mundial, sempre foi considerado um exímio tube rider.

Seus resultados em eventos com ondas tubulares são impressionantes. O australiano chegou a conseguir duas baterias perfeitas em Fiji e também arrancou nota 10 dos juízes em Teahupo'o.

Wright também pode ser considerado como um dos melhores surfistas de Teahupo'o na história. São três finais para Owen e um título, que aconteceu em 2019, contra Gabriel Medina.

Curiosamente, os dois vice-campeonatos do australiano foram diante de Kelly Slater (2011) e Gabriel Medina (2018), outros atletas que também figuram entre os melhores surfistas de Teahupo'o na história.

Gabriel Medina

O representante brasileiro nessa lista de melhores surfistas de Teahupo'o é o tricampeão mundial Gabriel Medina. O histórico é simplesmente inacreditável: desde 2014, Medina sempre chega pelo menos nas semifinais no Taiti.

São seis finais e dois títulos (2014 e 2018), que aconteceram justamente nas temporadas em que Medina faturou seus mundiais. A primeira decisão foi diante de Kelly Slater e a segunda contra Owen Wright.

Medina é considerado o melhor tube rider do Brasil. Já conseguiu várias notas 10 no Taiti e também venceu outros eventos com ondas tubulares como as etapas de Pipeline e Fiji.

Kelly Slater

É impossível não colocar Kelly Slater na lista dos melhores surfistas da história de Teahupo'o. O GOAT supera Medina em número de finais: são sete, com cinco títulos (2000, 2003, 2005, 2011 e 2016).

Slater é um mestre das ondas tubulares e conseguia competir contra os surfistas mais jovens mesmo tendo uma idade avançada. Prova disso são as duas últimas vitórias no circuito.

O onze vezes campeão mundial venceu em Teahupo'o em 2016, com 44 anos. Já em 2022, foi campeão em Pipeline, às vésperas de seu aniversário de cinquenta.

Kelly Slater fez previsão para título mundial de Gabriel Medina em 2023
Gabriel Medina e Kelly Slater estão entre os melhores surfistas de Teahupo'o na história [WSL/Ted Grambeau]
Por conta disso, Kelly Slater pode ser considerado o cara entre os melhores surfistas da história de Teahupo'o.

Menções honrosas

  • Damian Hobgood (EUA) – Irmão gêmeo de CJ, chegou em duas finais e venceu uma (2007);
  • Bobby Martinez (EUA) – Duas vezes campeão (2006 e 2009);
  • Bruno Santos (BRA) – Primeiro brasileiro campeão em Teahupo'o (2008);
  • Mick Fanning (AUS) – Chegou em duas finais e tem um título (2012);
  • Jeremy Flores (FRA) – Campeão em 2015;
  • Kauli Vaast (TAI) – Vice-campeão como convidado em 2022 e promessa para os futuros eventos.

Agora que você já conhece os melhores surfistas de Teahupo'o, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: