Conheça a história de Bruno Fratus, suas conquistas em Mundiais, as participações nas Olimpíadas e curiosidades do nadador 

A única medalha de ouro do Brasil na natação em Olimpíadas foi conquistada nos 50 metros livre, com César Cielo em Pequim 2008. Na mesma prova, Fernando Scherer havia conquistado o bronze em Atlanta 1996. Atualmente, o responsável por seguir o legado de velocistas brasileiros é Bruno Fratus.

Dono de três medalhas nos 50m livre em Mundiais de Natação de piscina longa, o nadador nascido em Macaé busca agora o seu primeiro pódio olímpico. 

Fratus é uma das esperanças de medalha para a natação em Tóquio, naquela que será a sua terceira participação em Jogos Olímpicos.

Fique com a gente para relembrar como foram as primeiras experiências de Bruno Fratus em Olimpíadas, todas as conquistas e os detalhes da história do nadador!

Quem é Bruno Fratus?

Quem é Bruno Fratus
Um dos melhores velocistas do mundo na atualidade, Fratus tem três medalhas em Mundiais nos 50m livre

Bruno Fratus é um nadador brasileiro, nascido em Macaé, no Rio de Janeiro, em 30 de junho de 1989. Especialista nos 50m livre, ele já foi vice-campeão mundial por duas vezes, além de ter alcançado um terceiro lugar.

Em três participações em Jogos Pan-Americanos, Fratus conquistou sete medalhas, sendo cinco ouros e duas pratas.

Nas suas duas primeiras aparições em Olimpíadas, o nadador brasileiro foi quarto colocado em Londres, em 2012, e sexto no Rio de Janeiro, em 2016.

Medalhista de prata no Mundial de Gwangju, na Coreia do Sul, em 2019, Bruno Fratus é considerado um dos melhores velocistas do mundo atualmente e forte candidato à disputa por medalhas na Olimpíada de Tóquio.

História de Bruno Fratus

História de Bruno Fratus
Fratus começou a nadar no Nordeste e chegou à seleção brasileira adulta em 2010

Bruno Fratus nasceu em Macaé, no Rio de Janeiro, mas passou quase toda a sua infância e adolescência no Nordeste, onde morou em Natal, Mossoró e Salvador. Depois de começar a nadar no Nordeste, ele se mudou para São Paulo aos 17 anos, para iniciar os treinamentos no Esporte Clube Pinheiros.

Fratus passou a integrar a seleção brasileira de natação adulta em 2010. Em sua estreia, ele conquistou terminou em quarto lugar no Campeonato Pan-Pacífico de Irvine, nos Estados Unidos, a apenas quatro centésimos do medalhista de bronze.

Em 2011, o nadador brasileiro disputou seu primeiro Campeonato Mundial de Natação em piscina longa. Na competição em Xangai, ele deu uma clara demonstração de que se firmaria entre os melhores velocistas do mundo. Depois de conseguir o melhor tempo dos 50m livre nas semifinais, ficou na quinta colocação.

Estreia de Bruno Fratus em Olimpíadas

A estreia de Fratus em Olimpíadas aconteceu em 2012. Nos Jogos Olímpicos de Londres, ele passou muito perto de subir ao pódio. Fratus ficou a apenas dois centésimos da medalha de bronze.

Logo após a primeira participação olímpica, o nadador se mudou para Auburn, nos Estados Unidos, e passou a treinar sob orientação de Brett Hawke, antigo técnico de Cesar Cielo.

Após ficar fora do Mundial de 2013 por causa de uma cirurgia no ombro, Bruno Fratus foi campeão dos 50m livre no Campeonato Pan-Pacífico em Gold Coast, em 2014, e medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015.

Também em 2015, no Mundial de Kazan, na Rússia, o brasileiro fez 21s55 e ficou com a medalha de bronze na prova mais rápida da natação.

Segunda Olimpíada de Fratus

Impulsionado pelos resultados positivos nas temporadas anteriores à Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, Bruno Fratus competiu em casa como um dos favoritos à conquista de medalhas. Porém, o resultado acabou sendo frustrante.

Com dores nas costas, o brasileiro fez 21s79 e ficou na sexta colocação. Para ir ao pódio no Rio, ele precisaria de 21s49, resgistrado por Nathan Adrian. O campeão olímpico Anthony Ervin fez 21s40, contra 21s41 do medalhista de prata Florent Manadou.

Em dezembro de 2015, Fratus havia alcançado sua melhor marca na carreira, com 21s37.

Fratus vice-campeão mundial por duas vezes

Bruno Fratus em Olimpíadas
Sexto na Olimpíada do Rio, Fratus se recuperou nas competições seguintes

Depois da frustração na Olimpíada do Rio, Bruno Fratus voltou a alcançar resultados positivos. No Mundial de 2017, em Budapeste, ele foi vice-campeão nos 50m livre e também ajudou a equipe brasileira a levar a medalha de prata no revezamento 4x100m livre.

Em 2019, no Mundial de Gwangju, na Coreia do Sul, Bruno Fratus voltou a ser medalhista de prata nos 50m livre. 

Ele nadou a prova em 21s45, chegando empatado com o grego Kristian Gkolomeev. A medalha de ouro ficou com o norte-americano Caeleb Dressel, com 21s04.

Ainda na temporada 2019, Bruno Fratus conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, com vitórias nos 50m livre e no revezamento 4x100m livre.

Vá além da Natação! Confira também:

Medalhas de Bruno Fratus em Mundiais de Natação

Medalhas de Bruno Fratus
Bruno Fratus tem duas medalhas de prata nos 50m livre em Mundiais de Natação Foto: Satiro Sodré
  • Medalha de Bronze nos 50m livre em Kazan, na Rússia, em 2015
  • Medalha de Prata no revezamento 4x100m livre em Budapeste, na Hungria, em 2017
  • Medalha de Prata nos 50m livre em Budapeste, na Hungria, em 2017
  • Medalha de Prata nos 50m livre em Gwangju, na Coreia do Sul, em 2019

Medalhas de Bruno Fratus em Jogos Pan-Americanos

  • Medalha de Ouro no revezamento 4x100m livre em Guadalajara 2011
  • Medalha de Prata nos 50m livre em Guadalajara 2011
  • Medalha de Ouro no revezamento 4x100m medley em Guadalajara 2011
  • Medalha de Ouro no revezamento 4x100m livre em Toronto 2015
  • Medalha de Prata nos 50m livre em Toronto 2015
  • Medalha de Ouro no revezamento 4x100m livre em Lima 2019
  • Medalha de Ouro nos 50m livre em Lima 2019

Medalhas de Bruno Fratus no Campeonato Pan-Pacífico

  • Medalha de Bronze no revezamento 4x100m livre em Gold Coast, em 2014
  • Medalha de Ouro nos 50m livre em Gold Coast, em 2014

Medalhas de Bruno Fratus nos Jogos Sul-Americanos

  • Medalha de Ouro nos 50m livre em Santiago, em 2014

Participações de Bruno Fratus em Olimpíadas

  • 4º colocado nos 50m livre na Olimpíada de Londres, em 2012
  • 6º colocado nos 50m livre na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016

Curiosidades sobre Bruno Fratus

  • Bruno Fratus tem 1,87m de altura e pesa 81kg.
  • Desde março de 2018, Bruno Fratus é nadador do Minas Tênis Clube.
  • Em 2018, Fratus se tornou o atleta que mais vezes nadou a prova dos 50m livre abaixo dos 22 segundos em todos os tempos.
  • Bruno Fratus é treinado por sua esposa e ex-nadadora olímpica Michelle Lenhardt. Desde fevereiro de 2020, o programa de treinamentos é orientado por Arilson Soares da Silva, com quem Fratus já havia trabalhado anteriormente.


Considerado um dos melhores velocistas do mundo, Bruno Fratus é um dos grandes candidatos à conquista de medalha nos 50m livre nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Enquanto aguardamos pelas próximas apresentações do nadador brasileiro, aproveite para saber mais sobre outros grandes atletas do país:

*Última atualização em 18 de março de 2020

Comentários

Salvar
10 Compart.
Compartilhar2
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin8