Em comemoração ao histórico hexacampeonato mundial, o Esportelândia preparou uma lista com os 10 maiores jogadores da Seleção Brasileira de Futsal!

Ganhando destaque ao longo dos anos como uma das maiores potências do futsal, o Brasil conta com grandes astros, que brilharam e marcaram época nas quadras.

Organizado em ordem aleatória, o ranking certamente provocará intensos debates, já que alguns nomes ficaram de fora do top 10.

Maiores jogadores da Seleção Brasileira de Futsal

  • Douglas
  • Falcão
  • Jackson
  • Ferrão
  • Lenísio
  • Manoel Tobias
  • Schumacher
  • Serginho
  • Tiago 
  • Vinícius

Douglas

Abrimos a lista dos maiores jogadores da Seleção Brasileira de Futsal com Douglas Pierrotti. Protagonista na conquista dos títulos mundiais de 1982 e 1985, o pivô é reconhecido como uma das lendas da modalidade. 

Douglas era um dos pivôs da equipe comandada por Júlio César Lima, que venceu o Paraguai na grande decisão do primeiro torneio organizado pela Fifusa.

Três anos depois, foi o autor do primeiro gol do Brasil na vitória sobre a Espanha, por 3 a 1, na final do segundo Campeonato Mundial de Futebol de Salão. 

O ex-camisa 13 da Seleção Brasileira, por sinal, foi citado por Falcão em sua lista de cinco melhores da história do esporte, em uma entrevista ao UOL.

Douglas Pierrotti maiores jogadores da seleção brasileira de futsal
Craque dos anos 1980, Douglas é um dos maiores da história do futsal brasileiro (Reprodução)

Falcão

Se Pelé é o Rei do Futebol, Falcão é o Rei do Futsal. Ninguém foi tão bom com a bola nos pés dentro de quadra quanto o ex-camisa 12 da Seleção Brasileira.

Falcão reunia dribles incríveis com muitos gols. E não era simplesmente goleador, era decisivo.

Em um dos momentos mais marcantes de sua trajetória, no Mundial de 2012, ele superou uma paralisia facial para comandar a virada do Brasil sobre a Argentina nas quartas de final e ainda fez o gol que levou a final, diante da Espanha, para a prorrogação — o Brasil acabou campeão no tempo extra com um gol de Neto.

Em sua carreira, Falcão foi bicampeão mundial pela Seleção Brasileira, em 2008 e 2012, e é o maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Futsal, com 48 gols.

A sua genialidade nas quadras foi recompensada com quatro premiações de melhor do mundo. Falcão foi eleito o melhor do planeta em 2004, 2008, 2011 e 2012.

Falcão maior jogador da história do futsal
Falcão é o maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Futsal (Reprodução)

Jackson

Antes de Manoel Tobias e Falcão encantarem o mundo com muita habilidade e muitos gols, o futsal brasileiro já havia visto outros grandes craques desfilarem todo o seu talento nas quadras ao redor do mundo.

Na década de 1980, o mineiro Jackson foi um dos melhores jogadores do mundo. Foram dele os gols dos títulos mundiais do Brasil das primeiras Copas do Mundo de futsal, em 1982 e 1985. Nas duas edições, inclusive, ele recebeu o prêmio de melhor atleta da competição.

Jackson, entretanto, rejeita o título de “melhor do mundo dos anos 80”. “O pessoal me deu esse título e eu não me considero pelo seguinte: o grupo de atletas das seleções e clubes que joguei eram sempre de primeira linha. Essa marca acabou ficando porque ganhei muitos títulos seguidos. Foram 143 títulos, por isso que acharam que eu era o melhor do mundo”, disse em entrevista ao Superesportes, em 2011.

Jackson melhores da história do futsal
Primeiro grande camisa 12 da seleção, Jackson foi um dos maiores dos anos 1980

Ferrão

Eleito o melhor jogador de futsal do mundo em 2019, 2020 e 2021, Ferrão merece estar entre os maiores nomes da história da modalidade. Ídolo no Barcelona, onde conquistou diversos títulos, o pivô também construiu uma trajetória brilhante na Seleção Brasileira.

Na Copa do Mundo de Futsal 2024, Ferrão conquistou seu tão aguardado título mundial. Atuando como uma arma estratégica vinda do banco de reservas, o pivô marcou dois gols ao longo dos sete jogos que disputou, contribuindo com sua vasta experiência e liderança em momentos decisivos.

Os 10 maiores jogadores da Seleção Brasileira de Futsal
Ferrão pela Seleção Brasileira no Mundial de 2024 (Divulgação/Leto Ribas/CBF)

Lenísio

A família Teixeira pode se orgulhar de ter dois dos maiores jogadores da história do futsal. Lenísio e seu irmão Vinícius foram campeões mundiais pela Seleção Brasileira em 2008 e estão entre os grandes ídolos da história do esporte nacional.

Um dos melhores pivôs de todos os tempos, Lenísio reunia alto poder de finalização com uma técnica impressionante. O canhoto era sempre um risco para as defesas adversárias e já foi indicado por Falcão como um dos cinco melhores da história. 

Lenísio foi pentacampeão da Liga Nacional e cinco vezes artilheiro da competição, em 1997, 2000, 2001, 2002 e 2009. É o segundo maior goleador da história da liga, atrás apenas de Manoel Tobias.

Aposentado desde 2012, o brasileiro teve uma trajetória de sucesso também na Espanha. Por lá, foi artilheiro e melhor jogador do país.

Lenísio melhores jogadores da história do futsal
Lenísio foi um dos melhores pivôs da história do futsal

Manoel Tobias

Antes de Falcão se firmar como o maior jogador da história do futsal, esse título pertencia a Manoel Tobias. 

Com a Seleção Brasileira, ele foi bicampeão mundial, em 1992 e 1996, além de ter sido eleito o melhor jogador das Copas de 1996 e 2000.

Manoel Tobias recebeu o prêmio Futsal Awards por três vezes, em 2000, 2001 e 2002, nas três primeiras edições da premiação.

Segundo maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Futsal da Fifa, com 43 gols, o ex-camisa 5 é também o maior goleador da Liga Futsal.

Curiosamente, Manoel Tobias chegou a se arriscar nos gramados e jogou pelo Grêmio em 1996.

Manoel Tobias melhores jogadores da história do futsal
Manoel Tobias era considerado o melhor da história do futsal até a ascensão de Falcão (Reprodução)

Schumacher

Dando seguimento ao ranking dos maiores jogadores da Seleção Brasileira de Futsal, não podemos esquecer de Schumacher. 

O ex-jogador pode não ter o mesmo prestígio que Falcão ou Manoel Tobias, mas também marcou seu nome na história do futsal mundial.

E engana-se quem acha que Schumacher é citado entre os melhores do futsal mundial somente por compatriotas. O brasileiro foi lembrado pelo jornal espanhol As entre os melhores do esporte em todos os tempos.

O ex-camisa 8 da Seleção Brasileira era excelente na defesa, mas também poderoso no ataque. Não à toa, é o quarto maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Futsal, com 25 gols.

Pela equipe nacional, Schumacher foi campeão mundial em 2008. Naquela temporada, ele foi eleito o melhor jogador do mundo.

Curiosidade: Schumacher se chama Flávio Sérgio Viana e seu apelido não tem relação com o piloto Michael Schumacher, mas sim com Harald Schumacher, goleiro que defendeu a Alemanha na década de 1980. O craque do futsal foi apelidado assim porque gostava de jogar como goleiro quando era criança.

Schumacher melhores da história do futsal
Schumacher foi eleito o melhor jogador de futsal do mundo na temporada 2008 (Reprodução)

Serginho

Quem teve a oportunidade de acompanhar a carreira de Luís Amado deve entender por que o espanhol é apontado por muitos como o melhor goleiro de futsal de todos os tempos. Porém, entre os brasileiros, o posto de maior goleiro da história pertence a Serginho.

Pela Seleção Brasileira, ele foi o goleiro titular nas conquistas dos títulos das Copas do Mundo de Futsal de 1992 e 1996. Serginho disputou ainda o Mundial da Fifusa de 1988 e a Copa de 2000 — nas duas oportunidades, o Brasil foi vice-campeão.

Outros craques citados nessa lista, como Manoel Tobias e Lenísio, já indicaram Serginho como o melhor goleiro brasileiro no futsal em todos os tempos.

Serginho goleiro maiores jogadores da seleção brasileira de futsal
Serginho (número 1) foi o goleiro da Seleção Brasileira no título mundial de 1996 (Reprodução)

Tiago

Multicampeão pela Seleção Brasileira, Tiago merece entrar em nossa seleta lista dos maiores astros do futsal nacional.

Considerado um dos principais goleiros da história recente da modalidade, o arqueiro marcou época defendendo o país pentacampeão mundial da modalidade.

Bicampeão da Copa do Mundo pelo Brasil, Tiago conquistou também o Grand Prix de Futsal em seis oportunidades na carreira. Nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o goleiro ajudou a Seleção Brasileira a conquistar a medalha de ouro.

Os 10 maiores jogadores da Seleção Brasileira de Futsal
Tiago defendendo a Seleção Brasileira de Futsal (Divulgação/Luis Domingues)

Vinícius

Ídolo da Seleção Brasileira, Vinícius é bicampeão mundial de futsal (2008 e 2012). Brilhando nas quadras nacionais e internacionais, o ala foi eleito o melhor jogador da LNFS nas temporadas 2008/09 e 2009/10.

Capitão do Brasil no Mundial de 2008, o astro da modalidade tinha como principal característica a liderança em quadra, assumindo um papel de destaque dentro das quatro linhas.

Encerrando em grande estilo nossa lista dos maiores jogadores da Seleção Brasileira de Futsal, deixamos menções honrosas para Choco, Fininho, Jorginho, Ortiz, Neto e Vander Iacovino. 

Os 10 maiores jogadores da Seleção Brasileira de Futsal
Vinícius vibrando com a camisa da Seleção Brasileira (Divulgação/Internet)
Agora que você já sabe quem são os maiores jogadores da Seleção Brasileira de Futsal, aproveite também para alimentar sua paixão pela modalidade com mais conteúdos: