As ações do goleiro, quais são as faltas… Veja o resumo das regras do futsal, além da explicação em detalhes de todas as regras

Você conhece todas as regras do futsal? Sabe quais são as diferenças para o futebol de campo?

As regras do futsal já sofreram diversas alterações desde o surgimento do esporte. Se você tem alguma dúvida, está no lugar certo.

Fique com a gente para entender tudo o que precisa para acompanhar os jogos da Liga Futsal e da Seleção Brasileira!

Resumo das regras do futsal

  • Cada equipe tem 5 jogadores, incluindo o goleiro, com substituições ilimitadas.
  • Os jogos têm dois tempos de 20 minutos, sendo o cronômetro usado na contagem regressiva.
  • As partidas oficiais são conduzidas por dois árbitros.
  • Cada time tem direito a um pedido de tempo técnico por período de jogo.
  • Os laterais são cobrados com os pés, enquanto o goleiro repõe a bola em jogo no arremesso de meta usando as mãos.
  • O goleiro só poderá participar do ataque uma segunda vez se estiver no campo de ataque. Caso contrário, ele só poderá encostar na bola novamente se a bola tiver sido tocada por um adversário.
  • Enquanto estiver no campo de defesa, o goleiro só poderá ter a posse de bola por no máximo 4 segundos.
  • Cada equipe pode cometer no máximo 5 faltas por tempo de jogo. A partir da sexta falta, é cobrado tiro livre direto sem barreira.
  • Se um jogador for expulso, ele poderá ser substituído por um reserva depois de 2 minutos. No entanto, se sua equipe sofrer um gol nesse intervalo de 2 minutos, a substituição poderá ser feita imediatamente.

Com essas regras acima, é possível acompanhar qualquer jogo de futsal. Mas não paramos por aqui. Logo abaixo, você pode conferir todas as regras do futsal em detalhes!

Você ama outros esportes além do Futebol? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Todas as regras do futsal

Quadra de futsal: dimensões e piso

Quadra de futsal
Quadras oficiais de futsal têm entre 38 e 42 metros de comprimentos

Nas partidas internacionais, a quadra de futsal deverá ter um comprimento mínimo de 38 metros e máximo de 42 metros, enquanto a largura mínima é de 20 metros e a máxima é de 25 metros.

De acordo com as regras da Confederação Brasileira de Futsal, nas competições nacionais de futsal adulto e na categoria sub-20 masculina, a quadra de jogo terá medidas de no mínimo 38 metros de comprimento por 18 metros de largura.

Já nos torneios nacionais nas categorias adulto, sub-20, sub-17, sub-15 e sub 13 femininas, assim como nas categorias sub-17, sub-15 e sub-13 masculinas, a quadra de jogo terá medidas de no mínimo 36 metros de comprimento por 18 metros de largura.

O piso da quadra de futsal deve ser construído de madeira, cimento ou material sintético rigorosamente nivelado, sem declives ou depressões. 

A quadra de jogo será um retângulo e será marcada com linhas. Essas linhas pertencem às zonas que demarcam e devem ser de cores diferentes das cores da quadra de jogo.

O centro da quadra de jogo será marcado por um pequeno círculo com 10 centímetros de raio, situado na metade da linha média, no qual se traçará um círculo com raio de 3 metros.

Distância da marca de pênalti no futsal

A distância do pênalti no futsal é de 6 metros em relação à linha do gol. 

A marca do pênalti fica sobre a linha da área, um semicírculo cuja parte superior é uma linha reta de 3,16 metros, paralela à linha de meta, entre os postes.

Tamanho das traves no futsal

As traves no futsal têm 3 metros de largura (medidos na distância interna entre os postes laterais) e 2 metros de altura.

Os postes e o travessão têm 8 centímetros de espessura.

As redes devem ser de corda, náilon ou material similar, enganchadas na parte posterior dos postes e do travessão e aos suportes de sustentação junto ao solo. 

As traves de futsal podem ser móveis, desde que garantam estabilidade suficiente para evitar um tombamento.

Bola de futsal

Bola de futsal
Bolas de futsal são menores que as do futebol de campo e quicam menos

A bola de futsal tem diferentes pesos e dimensões dependendo das categorias em que é utilizada:

  • Nas categorias adultas, Sub-20, Sub-17 e Sub-15, masculinas e femininas, a bola em sua circunferência terá no mínimo 62 centímetros e no máximo 64 centímetros. Seu peso terá no mínimo 400 gramas e no máximo 440 gramas. 
  • Na categoria Sub-13, masculina e feminina, a bola em sua circunferência terá no mínimo 55 centímetros e no máximo 59 centímetros. Seu peso terá no mínimo 350 gramas e no máximo 380 gramas. 
  • Nas categorias Sub-11 e Sub-9, masculinas e femininas, a bola em sua circunferência terá no mínimo 50 centímetros e no máximo 55 centímetros. Seu peso terá no mínimo 300 gramas e no máximo 330 gramas. 
  • Nas categorias com faixa de idade inferior ao Sub-9, masculinas e femininas, a bola em sua circunferência terá no mínimo 40 centímetros e no máximo 43 centímetros. Seu peso terá no mínimo 250 gramas e no máximo 280 gramas. 

Número de jogadores no futsal

Uma equipe de futsal é composta por 5 jogadores, sendo um deles o goleiro. É proibido iniciar um jogo ou dar continuidade à partida se um time ficar com menos de 3 atletas em quadra.

As substituições no futsal são ilimitadas. Elas podem ser realizadas com a bola em jogo ou fora de jogo. 

O número máximo de jogadores reservas, para substituições em qualquer partida de uma competição oficial, é de 9 jogadores.

Qualquer jogador reserva poderá substituir o goleiro, sem a necessidade de avisar os árbitros e sem que o jogo esteja paralisado. 

Expulsões no futsal

Expulsão no futsal
Jogadores expulsos no futsal podem ser substituídos depois de 2 minutos ou se time sofrer gol

Se um jogador recebe cartão vermelho e, consequentemente, é expulso em um jogo de futsal, sua equipe ficará em inferioridade numérica por até 2 minutos, desde que não sofra gols.

Caso o time em inferioridade numérica sofra um gol nesse intervalo de 2 minutos, um outro jogador poderá entrar em quadra para completar a formação com 5 atletas.

Já se o time que teve o jogador expulso fizer um gol, seguirá jogando com um jogador a menos até que sofra um gol ou sejam completados 2 minutos contados a partir da expulsão.

Há ainda uma outra circunstância a ser considerada em caso de expulsões. Se um jogador de uma equipe for expulso e antes que essa equipe sofra um gol ou que tenha transcorrido os 2 minutos da expulsão, um jogador da equipe adversária for expulso, ambas as equipes não poderão incluir outros jogadores para se recomporem antes de transcorridos os 2 minutos de cada expulsão, mesmo se algum gol for marcado.

Equipamento e uniformes de futsal

O equipamento básico de um jogador de futsal é composto por:

  • Camisa de manga curta ou manga longa, numeradas de 1 a 99 na frente e nas costas;
  • Calção curto para jogadores de linha. O goleiro tem a opção de usar calça de agasalho que não tenha zíper;
  • Meiões;
  • Caneleiras;
  • Tênis com solado e revestimento lateral de borracha ou material similar. É proibido o uso de qualquer calçado que tenha travas.

Árbitros de futsal

As partidas de futsal são controladas por dois árbitros (árbitro principal e árbitro auxiliar), que têm plenos poderes para fazer cumprir as regras de jogo.

Além deles, ajudam a conduzir a partida um 3º árbitro/anotador e o cronometrista.

Vá além do mundo do Futebol! Confira também nossos outros conteúdos:

Duração da partida no futsal

Os jogos no futsal têm dois tempos de 20 minutos cada. Essa duração é válida para partidas entre adultos e das categorias sub-20 e sub-17.

Conforme as regras da CBFS, os jogos das categorias sub-15, sub-13 e sub-11 serão de 30 minutos, divididos em dois tempos de 15. Já para as categorias sub-9 e sub-7, serão 26 minutos, divididos em dois tempos de 13 minutos.

O intervalo nos jogos de futsal pode ser de até 15 minutos.

Caso seja disputado um jogo eliminatório e ele termine empatado, é possível que seja disputada uma prorrogação, com dois tempos de 5 minutos cada. Contudo, a necessidade de tempo extra dependerá do regulamento de cada torneio.

Pedido de tempo no futsal

Cada equipe tem direito a fazer um pedido de tempo técnico a cada tempo de jogo no futsal. Esse pedido somente pode ser feito se a equipe tiver a posse de bola.

Faltas e infrações no futsal

Faltas no futsal
Cada equipe pode cometer no máximo 5 faltas por tempo em um jogo de futsal

Há duas possibilidades de faltas assinaladas pela arbitragem em um jogo de futsal: tiro livre direto e tiro livre indireto.

O tiro livre direto é marcado quando um jogador comete uma das seguintes infrações:

  • Dar ou tentar dar pontapé em adversário; 
  • Calçar o adversário; 
  • Pular ou atirar-se sobre o adversário; 
  • Trancar o adversário por trás ou de maneira violenta e perigosa; 
  • Bater, tentar bater ou lançar uma cusparada em adversário;
  • Segurar um adversário com as mãos ou impedi-lo de ação com qualquer parte do braço; 
  • Empurrar o adversário; 
  • Trancar o adversário com o ombro; 
  • O jogador que deliberadamente segurar ou desviar a bola, carregá-la, batê-la ou impulsioná-la com a mão ou braço, excetuando-se o goleiro dentro de sua área penal; 
  • Dar uma entrada, deliberada, de maneira deslizante, e com uso dos pés tentar tirar a bola que esteja sendo jogada ou de posse do adversário, levando perigo para o mesmo; 
  • Se o goleiro, com a bola em jogo, ao arremessá-la com as mãos, ultrapassar o limite da área penal, com a bola ainda em seu poder; 
  • Praticar qualquer jogada, sem visar o adversário, mas involuntariamente atingi-lo.

Caso qualquer jogador cometa uma dessas infrações dentro da própria área, será marcado pênalti para o time adversário.

Além dessas faltas, há no futsal ainda os tiros livres indiretos, que são marcados quando um jogador:

  • Jogar perigosamente, mesmo sem contato físico com um jogador adversário; 
  • Impedir o avanço de um adversário; 
  • Impedir que o goleiro lance a bola com as mãos; 
  • Cometer contra um companheiro uma das infrações punidas com tiro livre direto;
  • Quando sem a posse ou domínio da bola, obstruir, intencionalmente, um adversário de maneira a formar um obstáculo em sua progressão; 
  • Obstruir jogada, prender a bola com os pés ou evitar com o corpo sua movimentação, estando caído, exceto se for o goleiro, dentro de sua área penal; 
  • Tocar na bola em jogo, quando não esteja devidamente equipado, exceto o jogador que, na disputa da bola perder qualquer equipamento, podendo prosseguir no lance enquanto estiver de posse da bola; 
  • Usar expressão verbal ou vocal para enganar jogador adversário, fingindo ser seu companheiro de equipe ou acenar com as mãos próximas ao rosto do adversário e tirar vantagem do lance; 
  • Ficar parado na frente do goleiro adversário dentro da área penal com o propósito de obstruir sua visão e dificultar a sua ação ou movimentos. 

Infrações cometidas pelo goleiro no futsal

Regras do goleiro do futsal
Regras do futsal limitam ações dos goleiros com os pés

As ações do goleiro durante um jogo de futsal são limitadas por algumas regras. Será cobrado um tiro livre indireto se forem cometidas as seguintes infrações pelo goleiro:

  • Controlar a bola com as mãos dentro de sua área penal ou ficar de posse em sua meia quadra de jogo por mais de 4 segundos; 
  • Após ter tocado na bola em qualquer parte da quadra, o goleiro voltar a receber a bola em sua meia quadra, em passe intencional de um companheiro de equipe, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada por um adversário; 
  • Tocar ou controlar a bola com suas mãos, dentro de sua área penal, depois que um jogador de sua equipe tenha passado a bola intencionalmente com o pé; 
  • Tocar ou controlar a bola com as mãos dentro de sua área penal, vinda diretamente de um tiro lateral, de canto, direto e indireto, cobrado por um companheiro.

No futsal, o goleiro somente pode participar de um ataque tocando na bola em seu próprio campo uma vez. Para receber um novo passe, ele deverá ter ultrapassado a linha de meio campo.

Se o goleiro receber a bola pela primeira vez no campo de ataque e conduzi-la para a sua meia quadra, não será infração. Porém, será aberta a contagem de 4 segundos.

Já se o goleiro receber um segundo passe no campo de ataque e retornar para sua meia quadra com a posse de bola, será considerada uma segunda devolução e, assim, marcado tiro livre indireto.

Desde que o goleiro permaneça no campo de ataque, não há limites de toques na bola.

Limite de faltas no futsal

Cada equipe pode cometer no máximo 5 faltas por tempo de jogo. A partir da sexta falta, o adversário terá direito à cobrança de tiro livre direto sem barreira na marca de 10 metros.

Se a sexta falta for cometido mais perto do gol adversário do que a distância de 10 metros, o tiro livre direto será cobrado onde a infração foi cometida.

Cobrança de lateral, escanteio e tiro de meta no futsal

Lateral no futsal
Lateral em partidas de futsal é cobrado com os pés

Ao contrário do futebol de campo, no futsal, o lateral é cobrado com os pés. A bola deve ser colocada em cima da linha e o jogador não pode pisar totalmente dentro da quadra enquanto faz a cobrança. É permitido pisar em cima da linha.  

Outra diferença do futsal em relação ao futebol de campo está na cobrança do tiro de meta. No futsal, essa reposição de bola em jogo é feita pelo goleiro usando as mãos e, por isso, é chamada de arremesso de meta.

Já o escanteio, ou tiro de canto, no futsal é cobrado da mesma forma que no futebol de campo. Assim, a bola deverá ser colocada dentro da marcação de um quarto de círculo e tocada com os pés. 

No futsal, também é válido o “gol olímpico”, aquele que é feito diretamente de uma cobrança d escanteio.

Disputa de pênaltis no futsal

Caso uma partida de futsal tenha de ser decidida em cobranças de pênaltis, cada equipe terá direito a 3 cobranças na primeira série.

Se o empate persistir depois das 3 cobranças iniciais, as equipes passam a cobrar pênaltis alternadamente até que um time tenha a vantagem e possa ser declarado vencedor.

No futsal, qualquer jogador que esteja na súmula pode participar das cobranças de pênaltis. Além disso, o goleiro pode ser trocado a qualquer momento durante a disputa.

Em fevereiro de 2019, a Fifa aprovou mudanças nas regras, como o aumento para 5 cobranças nas disputas de pênaltis. Essa alteração ainda precisa ser homologada.

Entre as mudanças também estava a possibilidade de o jogador escolher entre cobrar o lateral com as mãos ou com os pés. Entretanto, vários países se manifestaram contrários à mudança e é possível que essa regra não seja homologada.

Esperamos que você saiba tudo sobre as regras do futsal. Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário!

Aproveite também para alimentar sua paixão pelo futebol com outros conteúdos:

Comentários

Salvar
91 Compart.
Compartilhar12
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin79