Falcão, Ricardinho, Manoel Tobias e mais: saiba quem são os maiores jogadores do futsal em todos os tempos e o que eles fizeram

Quem é o melhor jogador de futsal de todos os tempos?

A sua resposta para essa pergunta foi Falcão, correto? Pode ser também que você tenha citado o português Ricardinho ou lembrado de Manoel Tobias.

Fato é que listas de melhores do mundo em qualquer esporte sempre são polêmicas. Mas nós aceitamos o desafio de indicar os 10 melhores jogadores da história do futsal.

Para isso, consideramos premiações individuais, títulos conquistados na carreira e análises de especialistas do esporte. Buscamos não ficarmos restritos somente aos craques mais recentes.

Não perca tempo e confira agora mesmo quem são os melhores jogadores de futsal de todos os tempos!

Melhores jogadores de futsal de todos os tempos

  • Falcão
  • Ricardinho
  • Manoel Tobias
  • Schumacher
  • Lenísio
  • Luis Amado
  • Kike
  • Jackson
  • Paulo Roberto
  • Konstantin Eremenko

Falcão

Falcão maior jogador da história do futsal
Falcão é o maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Futsal

Se Pelé é o Rei do Futebol, Falcão é o Rei do Futsal. Ninguém foi tão bom com a bola nos pés dentro de quadra quanto o ex-camisa 12 da Seleção Brasileira.

Falcão reunia dribles incríveis com muitos gols. E não era simplesmente goleador, era decisivo.

Em um dos momentos mais marcantes de sua trajetória, no Mundial de 2012, ele superou uma paralisia facial para comandar a virada do Brasil sobre a Argentina nas quartas de final e ainda fez o gol que levou a final, diante da Espanha, para a prorrogação — o Brasil acabou campeão no tempo extra com um gol de Neto.

Em sua carreira, Falcão foi bicampeão mundial pela Seleção Brasileira, em 2008 e 2012, e é o maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Futsal, com 48 gols.

É também o maior goleador da Seleção Brasileira, com 337 gols.

A sua genialidade nas quadras foi recompensada com quatro premiações de melhor do mundo. Falcão foi eleito o melhor do planeta em 2004, 2008, 2011 e 2012.

Relembre alguns dos lances desse gênio do futsal:

Ricardinho

Ricardinho melhor jogador europeu de futsal de todos os tempos
Melhor europeu da história, Ricardinho foi campeão da Euro de 2018

Quem mais se aproximou de Falcão no futsal foi Ricardinho. O sucesso do português já o levou a ser comparado com o ex-camisa 12 da Seleção Brasileira.

Ricardinho, entretanto, evita as comparações. “O Falcão será sempre um dos jogadores mais importantes para o futsal e continuará a ser o maior ídolo dos mais jovens. Aliás, ele foi um dos meus ídolos! Mas não gosto de fazer comparações, porque cada um tem o seu legado e as suas conquistas e devemos todos orgulhar-nos delas”, disse, em entrevista ao Globoesporte.com.

Ao menos em premiações de melhor do mundo, o português superou Falcão. Afinal, ele foi eleito o melhor do futsal mundial por 6 vezes (2010 e entre 2014 e 2018). Sua hegemonia foi quebrada em 2019 pelo pivô brasileiro Ferrão.

Por Portugal, Ricardinho foi campeão da Eurocopa de 2018. Entre as premiações individuais, já foi eleito o melhor jogador da Eurocopa de 2007, da Liga Portuguesa, da Liga Japonesa, da Copa da Espanha e da Liga Espanhola.

Seu período de maior destaque por clubes foi com a camisa do espanhol Inter Movistar, a partir de 2013. Pela equipe de Madri, ganhou duas Champions, cinco Ligas, três Copas de España, uma Copa del Rey e três Supercopas.

Manoel Tobias

Manoel Tobias melhores jogadores da história do futsal
Manoel Tobias era considerado o melhor da história do futsal até a ascensão de Falcão

Antes de Falcão se firmar como o maior jogador da história do futsal, esse título pertencia a Manoel Tobias. 

Com a Seleção Brasileira, ele foi bicampeão mundial, em 1992 e 1996, além de ter sido eleito o melhor jogador das Copas de 1996 e 2000.

Manoel Tobias recebeu o prêmio Futsal Awards por três vezes, em 2000, 2001 e 2002, nas três primeiras edições da premiação.

Segundo maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Futsal da Fifa, com 43 gols, o ex-camisa 5 é também o maior goleador da Liga Futsal.

Curiosamente, Manoel Tobias chegou a se arriscar nos gramados e jogou pelo Grêmio em 1996.

Schumacher

Schumacher melhores da história do futsal
Schumacher foi eleito o melhor jogador de futsal do mundo na temporada 2008

Schumacher pode não ter o mesmo prestígio que Falcão ou Manoel Tobias, mas também marcou seu nome na história do futsal mundial.

E engana-se quem acha que Schumacher é citado aqui apenas por ser uma relação feita por compatriotas. O brasileiro foi lembrado pelo jornal espanhol As entre os melhores do esporte em todos os tempos.

O ex-camisa 8 da Seleção Brasileira era excelente na defesa, mas também poderoso no ataque. Não à toa, é o quarto maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Futsal, com 25 gols.

Pela equipe nacional, Schumacher foi campeão mundial em 2008. Naquela temporada, ele foi eleito o melhor jogador do mundo.

Curiosidade: Schumacher se chama Flávio Sérgio Viana e seu apelido não tem relação com o piloto Michael Schumacher, mas sim com Harald Schumacher, goleiro que defendeu a Alemanha na década de 1980. O craque do futsal foi apelidado assim porque gostava de jogar como goleiro quando era criança.

Lenísio

Lenísio melhores jogadores da história do futsal
Lenísio foi um dos melhores pivôs da história do futsal

A família Teixeira pode se orgulhar de ter dois dos maiores jogadores da história do futsal. Lenísio e seu irmão Vinícius foram campeões mundiais pela seleção brasileira em 2008 e estão entre os grandes ídolos da história do esporte nacional.

Um dos melhores pivôs de todos os tempos, Lenísio reunia alto poder de finalização com uma técnica impressionante. O canhoto era sempre um risco para as defesas adversárias e já foi indicado por Falcão como um dos cinco melhores da história. 

Lenísio foi pentacampeão da Liga Nacional e cinco vezes artilheiro da competição, em 1997, 2000, 2001, 2002 e 2009. É o segundo maior goleador da história da liga, atrás apenas de Manoel Tobias.

Aposentado desde 2012, o brasileiro teve uma trajetória de sucesso também na Espanha. Por lá, foi artilheiro e melhor jogador do país.

Luis Amado

Luis Amado melhor goleiro da história do futsal
O goleiro Luis Amado é um dos maiores jogadores da história do futsal espanhol

Quem é o maior goleiro da história do futsal? 

Muitos brasileiros, certamente, citarão Serginho, responsável por defender a meta da seleção na década de 1990. Embora reconheçamos que ele pudesse estar nesta lista, nós destacamos Luís Amado.

O goleiro espanhol foi um dos principais responsáveis por levar a seleção de seu país ao bicampeonato mundial em 2000 e 2004. Amado foi também hexacampeão da Eurocopa e somou 138 convocações para a defender a Espanha.

Por clubes, conquistou seis títulos da Liga Espanhola, sete Copas da Espanha, dez Supercopas, quatro Copas da Uefa e cinco títulos do Intercontinental.

Entre premiações individuais, Luis Amado foi eleito por sete vezes o melhor goleiro da Liga Espanhola e conquistou o prêmio de melhor jogador da competição nacional em 2008.

Kike

Kike melhores jogadores de futsal de todos os tempos
Kike Boned é um dos maiores jogadores da história do futsal mundial

Na mesma geração espanhola que foi bicampeã mundial, em 2000 e 2004, Kike Boned se destacava como um dos melhores fixos do mundo.

Ele ajudou a Espanha ainda a conquistar a Eurocopa de futsal por cinco vezes. 

Por clubes, foi um dos grandes do ElPozo Murcia, com quatro títulos da Liga Espanhola, três da Copa da Espanha, três Supercopas da Espanha e uma Recopa Europeia. 

Kike foi eleito o melhor jogador do mundo em 2009 e segundo melhor do planeta em 2012, atrás apenas de Falcão.

Ele foi o segundo espanhol a ser eleito o melhor do mundo. Antes dele, Javi Rodríguez já havia sido premiado, em 2005. O ex-camisa 7 traz lembranças ruins para os torcedores brasileiros. Afinal, foi carrasco do Brasil na final do Mundial de 2000, marcando os gols da virada da Espanha.

Jackson

Jackson melhores da história do futsal
Primeiro grande camisa 12 da seleção, Jackson foi um dos maiores dos anos 1980

Falamos aqui sobre Manoel Tobias e Falcão, mas o futsal brasileiro já havia visto outros grandes craques antes desses dois gênios desfilarem todo o seu talento nas quadras ao redor do mundo.

Na década de 1980, o mineiro Jackson foi um dos melhores jogadores do mundo. Foram dele os gols dos títulos mundiais do Brasil das primeiras Copas do Mundo de futsal, em 1982 e 1985.

Jackson, entretanto, rejeita o título de “melhor do mundo dos anos 80”. “O pessoal me deu esse título e eu não me considero pelo seguinte: o grupo de atletas das seleções e clubes que joguei eram sempre de primeira linha. Essa marca acabou ficando porque ganhei muitos títulos seguidos. Foram 143 títulos, por isso que acharam que eu era o melhor do mundo”, disse em entrevista ao Superesportes, em 2011.

Primeiro grande jogador a vestir a camisa 12 da Seleção Brasileira, Jackson foi contemporâneo de Douglas, outro ex-atleta frequentemente citado como um dos mais importantes do início da popularização do futsal.

Douglas Pierrotti, por sinal, foi citado por Falcão em sua lista de cinco melhores da história do esporte, numa entrevista ao UOL.

Paulo Roberto

Paulo Roberto melhores do mundo do futsal
Paulo Roberto foi um dos responsáveis por tornar a Espanha uma potência do futsal

Apelidado de “supercrack”, Paulo Roberto nasceu no Brasil, mas se naturalizou espanhol. O ex-pivô é reverenciado como um dos responsáveis pelo desenvolvimento do futsal na Espanha. 

Ao indicar os melhores da história, o jornal As cita que Paulo Roberto foi “considerado uma revolução para o esporte”. Entre suas premiações individuais está a Ordem do Mérito Esportivo, concedida pelo rei Juan Carlos.

Pela seleção espanhola, Paulo Roberto foi campeão mundial em 2000, liderando o time que derrotou o Brasil, além de ter sido bicampeão europeu, em 1996 e 2001. Ao todo, foram 57 jogos pela equipe nacional e 50 gols.

Na votação do time ideal da Liga Espanhola em seus primeiros 30 anos de história, foi dele a vaga de pivô, derrotando nomes como Lenísio e Ferrão.

Paulo Roberto ganhou o troféu de artilheiro da Liga Espanhola por cinco vezes, um deles na campanha 89/90 e os demais nos anos 90 e 2000. 

Konstantin Eremenko

Konstantin Eremenko melhores jogadores do mundo de futsal na história
O russo Konstantin Eremenko é uma lenda do futsal europeu

Na lista recheada de grandes nomes da história do futsal brasileiro e também com craques espanhóis, o português Ricardinho não é o único “intruso”. O russo Konstantin Eremenko também ganha destaque.

Eremenko marcou 1.132 gols em sua carreira, segundo a Uefa, e liderou a seleção russa no título da Eurocopa de futsal de 1999, com vitória nos pênaltis sobre a Espanha. 

O ídolo russo morreu em 2010, aos 39 anos, por consequência de um ataque cardíaco. Ele era presidente do Dínamo de Moscou, clube pelo qual marcou 533 gols.

Konstantin Eremenko não chegou a ser premiado como o melhor do mundo de futsal em uma temporada. Por enquanto, o único russo que conquistou essa honraria foi Ladislav Shayakhmetov, em 2007.

Veja, a seguir, todos os atletas que foram premiados no Futsal Awards desde a criação do troféu, em 2000. 

Todos os vencedores do prêmio Futsal Awards

  • 2000 – Manoel Tobias (Brasil)
  • 2001 – Manoel Tobias (Brasil)
  • 2002 – Manoel Tobias (Brasil)
  • 2003 – Foglia (Itália)
  • 2004 – Falcão (Brasil)
  • 2005 – Javi Rodríguez (Espanha)
  • 2006 – Falcão (Brasil)
  • 2007 – Shayakhmetov (Rússia)
  • 2008 – Schumacher (Brasil)
  • 2009 – Kike (Espanha)
  • 2010 – Ricardinho (Portugal)
  • 2011 – Falcão (Brasil)
  • 2012 – Falcão (Brasil)
  • 2013 – Sergio Lozano (Espanha)
  • 2014 – Ricardinho (Portugal)
  • 2015 – Ricardinho (Portugal)
  • 2016 – Ricardinho (Portugal)
  • 2017 – Ricardinho (Portugal)
  • 2018 – Ricardinho (Portugal)
  • 2019 – Ferrão (Brasil)

O Futsal Awards é concedido pelo site Futsal Planet desde 2000. A eleição é realizada com votos de um colegiado formado por jornalistas e treinadores.

Na categoria masculina, o português Ricardinho é o maior vencedor, com 6 prêmios, dois a mais que Falcão.

Entre as mulheres, a maior vencedora é Amandinha, conquistando todos os prêmios desde 2014. Quer saber mais sobre ela? Confira logo abaixo!

Melhor jogadora da história do futsal feminino

Amandinha melhor jogadora de futsal do mundo
Amandinha foi eleita a melhor jogadora de futsal do mundo por seis vezes seguidas desde 2014

A brasileira Amandinha é a melhor jogadora da história do futsal feminino. Em 2019, ela recebeu o prêmio de melhor do mundo pela sexta vez consecutiva — todos os troféus desde 2014 ficaram com a craque da Seleção Brasileira.

Em 2019, Amandinha ajudou o Leoas da Serra, de Santa Catarina, a conquistar a Taça Brasil e o Mundial Interclubes. Embora tenha recebido diversas propostas para deixar o futsal brasileiro, ela alega que tem a missão de ajudar no desenvolvimento do esporte feminino no país.

Amandinha ainda tem uma longa caminhada em sua carreira, com a tendência de se firmar a cada temporada como a maior da história do futsal feminino.

Entre os homens, você sentiu falta de algum nome na nossa lista de melhores jogadores de futsal de todos os tempos? Aproveite o espaço dos comentários para deixar sua opinião!

Vá além do futsal e veja quem são os melhores da história nos esportes:

*Última atualização em 3 de junho de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin