Nos últimos anos, o debate sobre as estrelas do futebol masculino inclui nomes como Haaland, Mbappé e Vinicius Jr. No entanto, é hora de focar nas melhores jogadoras de futebol feminino. Embora Marta seja uma referência, será que ela ainda está entre as principais atletas?
Elaboramos uma lista das 10 melhores jogadoras de futebol feminino, baseada na premiação mais recente da FIFA, e também exploramos as maiores jogadoras de todos os tempos. Descubra quem são as grandes craques do futebol feminino em todos os tempos e nos dias atuais.
As 10 melhores jogadoras de futebol feminino na atualidade
- Aitana Bonmati
- Sam Kerr
- Salma Paralluelo
- Fridolina Rolfö
- Mary Earps
- Olga Carmona
- Alexandra Popp
- Patricia Guijarro
- Linda Caicedo
- Rachel Daly
Aitana Bonmatí
- País: Espanha
- Clube: Barcelona
Aitana Bonmatí, peça-chave no meio-campo do Barcelona desde 2012, tornou-se uma das melhores jogadoras de futebol feminino da atualidade. Eleita jogadora catalã do ano em 2019, a atleta tem mostrado um progresso notável nos últimos anos.
Além disso, foi a principal figura na conquista inédita da Espanha na última Copa do Mundo, recebendo o prêmio de melhor jogadora do mundo na temporada 2022-23, sendo uma das convocadas para a seleção espanhola que disputa a Olimpíada de Paris 2024.
Ver essa foto no Instagram
Sam Kerr
- País: Austrália
- Clube: Chelsea
Na lista de melhores jogadoras de futebol feminino da atualidade temos Sam Kerr, australiana de 30 anos, que é o grande nome da equipe do Chelsea e do futebol mundial.
A atacante já foi campeã da Copa da Ásia de Futebol Feminino em 2010. Além disso, é a primeira e única jogadora do futebol feminino australiano a ser nomeada para lista de finalistas de Bola de Ouro.
Mary Earps
- País: Inglaterra
- Clube: Paris Saint-Germain
Goleira do Manchester United desde 2019, Mary Earps foi premiada com a Luva de Ouro na Copa do Mundo Feminina da FIFA em 2023. Representando a Inglaterra, ela ajudou a equipe a alcançar o vice-campeonato da Copa do Mundo. Em 2022 e 2023, foi reconhecida como a melhor goleira feminina pela FIFA.
Além disso, a goleira conquistou o título da FA Cup feminina com o Manchester United nesta última temporada. Mas agora deixa a Inglaterra para defender as cores do PSG. Sem dúvidas tem lugar garantido em nossa lista de melhores jogadoras de futebol feminino dos dias atuais.
Linda Caicedo
- País: Colômbia
- Clube: Real Madrid
A estrela colombiana de 19 anos brilhou em sua primeira Copa do Mundo, marcando gols contra a Coreia do Sul e a Alemanha na fase de grupos. A Colômbia alcançou as quartas de final, sua melhor campanha histórica, e Caicedo se destacou como uma das melhores jogadoras de futebol feminino do torneio.
Conhecida por suas habilidades de drible, sua ascensão é ainda mais notável por superar uma luta contra o câncer de ovário e uma disputa pública com a federação colombiana sobre as condições da seleção feminina.
Salma Paralluelo
- País: Espanha
- Clube: Barcelona
A jovem atacante, que pode atuar nas laterais ou no meio, terminou sua primeira temporada completa no Barça com 14 gols e uma Champions League. Na campanha vitoriosa da Espanha na Copa do Mundo, Paralluelo marcou o gol da vitória na prorrogação contra a Holanda nas quartas de final e abriu o placar na semifinal contra a Suécia.
Alexandra Popp
- País: Alemanha
- Clube: VfL Wolfsburg
Eleita por duas vezes, nos anos de 2014 e 2016, como a melhor jogadora alemã, Alexandra Popp é, muito provavelmente, uma das melhores jogadoras de futebol feminino da Alemanha. Mesmo aos 32 anos, a jogadora continua atuando em alto nível.
Fridolina Rolfö
- País: Suécia
- Clube: Barcelona
Nascida na Suécia, Fridolina Rolfö é atacante da equipe feminina do Barcelona. A atleta acumula diversos títulos na sua carreira, sendo duas Champions League feminina, uma liga alemã e três vezes o título da liga espanhola.
Mapi Leon
- País: Espanha
- Clube: Barcelona
Na 8ª posição do ranking de melhores jogadoras de futebol feminino, a jogadora Mapi Leon aparece como um dos grandes nomes da equipe do Barcelona, tendo diversos títulos com a equipe catalã. Além de sua sólida defesa, León também costuma se destacar como atacante, seja em partidas mais abertas ou em lances de bola parada.
Jenni Hermoso
- País: Espanha
- Clube: Tigres do México
Muitos acharam uma loucura a atleta trocar o futebol espanhol pelo mexicano. No entanto, ela se reinventou como meio-campista e, aos 33 anos, ajudou a Espanha a conquistar seu primeiro título mundial.
Hermoso marcou três gols na vitória da seleção e também se destacou fora dos campos. Ela se tornou um símbolo da luta contra o sexismo na seleção após o assédio sofrido por Luis Rubiales, então presidente da Federação Espanhola de Futebol, após a final da Copa do Mundo.
Olga Carmona
- País: Espanha
- Clube: Real Madrid
Por fim, na 10ª posição do ranking de melhores jogadoras de futebol feminino da atualidade, temos a lateral-direita do Real Madrid, escolhida como a Melhor jogadora em campo da final da Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2023. Com a Seleção da Espanha, ela já conquistou a Liga Feminina das Naçoes UEFA de 2023 e a Copa do Mundo Feminina de 2023.
As 10 melhores jogadoras de futebol feminino do mundo da história
- Marta
- Mia Hamm
- Birgit Prinz
- Carli Lloyd
- Cristiane
- Michelle Akers
- Sun Wen
- Abby Wambach
- Homare Sawa
- Nadine Angerer
Marta
Para começar a lista de melhores jogadoras de futebol feminino, temos que iniciar Indiscutivelmente com a rainha Marta, que é a melhor jogadora de futebol de todos os tempos.
Ela é a única atleta a ganhar seis vezes o prêmio de Melhor Jogadora do Mundo da FIFA, sendo laureada cinco vezes consecutivas entre 2006 e 2010 e novamente em 2018. Marta também esteve entre as três finalistas em outras sete edições da premiação.
Pela seleção brasileira, conquistou o Pan-Americano em 2007, foi vice-campeã da Copa do Mundo e ganhou duas medalhas de prata em Olimpíadas. Em clubes, tem títulos importantes como a Champions League e a Libertadores.
Marta foi a primeira jogadora a marcar em cinco edições de Copas do Mundo (2003, 2007, 2011, 2015 e 2019) e é a maior artilheira da competição com 17 gols. Em 2023, disputou sua última Copa do Mundo, sendo eliminada na fase de grupos. Em 2024, disputou sua última Olimpíada.
Ver essa foto no Instagram
Mia Hamm
Antes de Marta se estabelecer como a melhor jogadora de futebol de todos os tempos, o título de maior jogadora da história costumava ser atribuído à norte-americana Mia Hamm.
A estrela da seleção dos Estados Unidos foi eleita a Melhor Jogadora do Mundo pela FIFA em 2001 e 2002, os dois primeiros anos da premiação para o futebol feminino. Nas duas temporadas seguintes, ficou em segundo lugar, atrás da alemã Birgit Prinz.
Mia Hamm conquistou as Copas do Mundo Femininas de 1991 e 1999. Além disso, ganhou medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 e de Atenas em 2004, e ficou com a medalha de prata na Olimpíada de Sydney.
Birgit Prinz
Birgit Prinz é a segunda jogadora com mais indicações ao prêmio de Melhor Jogadora do Mundo da FIFA, atrás apenas de Marta. A alemã foi eleita a melhor jogadora em 2003, 2004 e 2005, e ficou em segundo lugar em 2002, 2007, 2008, 2009 e 2010.
Prinz é também a segunda maior artilheira das Copas do Mundo Feminina, empatada com Abby Wambach, com 14 gols. Pela seleção alemã, conquistou os títulos mundiais em 2003 e 2007, e foi vice-campeã em 1995. Nas Olimpíadas, ganhou três medalhas de bronze, em 2000, 2004 e 2008.
Carli Lloyd
Atualmente ainda em atividade, Carli Lloyd é uma das maiores atletas da história do futebol. Recebeu o prêmio de Melhor Jogadora do Mundo da FIFA em 2015 e 2016, e foi a segunda colocada em 2017.
Pela seleção dos Estados Unidos, Lloyd conquistou dois títulos mundiais, em 2015 e 2019, e duas medalhas de ouro olímpicas, em 2008 e 2012. Ela marcou os gols das vitórias nas finais das Olimpíadas de Pequim e Londres.
Na Copa do Mundo de 2015, Lloyd se destacou ao marcar três gols em uma final contra o Japão, um feito inédito, com um hat-trick em apenas 16 minutos na vitória por 5 a 2. Além dos títulos mundiais, tem uma medalha de bronze de 2007 e uma prata de 2011, e marcou 10 gols em Copas do Mundo.
Cristiane
Cristiane é uma das maiores jogadoras da história do futebol brasileiro e uma das maiores goleadoras de todos os tempos. Ela é a maior artilheira da história do torneio olímpico, com 14 gols.
Cristiane foi a maior goleadora dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Pequim 2008, ajudando o Brasil a conquistar a medalha de prata em ambas as edições.
Em 2019, marcou três gols na vitória do Brasil contra a Jamaica, tornando-se a jogadora mais velha a alcançar esse feito, aos 34 anos e 25 dias, superando Cristiano Ronaldo.
Além de ser vice-campeã mundial em 2007, Cristiane é a quinta maior artilheira da Copa do Mundo Feminina, com 11 gols. Ela também foi finalista do prêmio de Melhor Jogadora do Mundo da FIFA em 2007 e 2008, ficando em terceiro lugar em ambas as edições.
Michelle Akers
Contemporânea de Mia Hamm na seleção dos Estados Unidos, Michelle Akers conquistou os títulos mundiais em 1991 e 1999. Na Copa do Mundo de 1991, recebeu a Chuteira de Ouro por marcar 10 gols.
Durante sua carreira, Akers anotou 105 gols em 153 partidas pela seleção americana. Além dos dois títulos mundiais, ela também ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.
Em 2000, a FIFA a reconheceu como a melhor jogadora do século 20, prêmio que ela dividiu com a chinesa Sun Wen. Portanto, é ícone na lista de melhores jogadoras de futebol feminino.
Sun Wen
Um dos nomes mais importantes da lista de melhores jogadoras de futebol feminino é Sun Wen, que recebeu o prêmio de melhor jogadora do século XX da FIFA junto com a norte-americana Michelle Akers.
Foi também eleita a melhor jogadora da Copa do Mundo de 1999. Naquela edição, ela ganhou a Chuteira de Ouro ao marcar 7 gols. No entanto, a China foi derrotada pelos Estados Unidos na final.
Os Estados Unidos já haviam vencido a China na final dos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, sendo essa a única medalha olímpica conquistada por Sun Wen.
Em Copas do Mundo, Sun Wen marcou 11 gols e ocupa o quinto lugar na lista das maiores artilheiras da história do torneio, empatada com a brasileira Cristiane.
Abby Wambach
Seguindo a lista de melhores jogadoras de futebol feminino da história, temos Abby Wambach, a maior artilheira da história da seleção dos Estados Unidos com 184 gols, é também a segunda maior goleadora de Copas do Mundo, empatada com Birgit Prinz, com 14 gols cada. Ambas estão três gols atrás de Marta.
Wambach foi eleita Melhor Jogadora do Mundo pela FIFA em 2012 e foi finalista da premiação em 2011, 2013 e 2014. Pela seleção dos Estados Unidos, conquistou dois títulos olímpicos, em 2004 e 2012, e o título mundial em 2015. Ela também ganhou medalhas de bronze nas Copas do Mundo de 2003 e 2007 e foi vice-campeã em 2011.
Homare Sawa
A japonesa Homare Sawa, assim como a chinesa Sun Wen, está entre as 10 melhores jogadoras de futebol feminino de todos os tempos. Sawa liderou o Japão na conquista da Copa do Mundo de 2011, onde foi artilheira com 5 gols e recebeu o prêmio de Melhor Jogadora do Mundo da FIFA.
Ela é a única asiática a ter recebido esse prêmio até hoje. Após a temporada de 2011, Sawa foi vice-campeã nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e na Copa do Mundo de 2015.
Nadine Angerer
Finalizando a lista de melhores jogadoras de futebol feminino da história, Nadine Angerer é a única goleira no nosso top 10, superando Hope Solo. Ela foi eleita Melhor Jogadora do Mundo da FIFA em 2013, sendo a única goleira a receber esse prêmio até hoje.
Em 2003, Angerer foi campeã mundial como reserva, e em 2007, como titular, ajudou a Alemanha a conquistar outro título, sem sofrer gols durante a competição.
Além disso, conquistou três medalhas de bronze em Jogos Olímpicos (2004, 2008 e 2012) e foi pentacampeã europeia pela Alemanha.
Todas as melhores jogadoras de futebol feminino do mundo pela Fifa, ano a ano
- 2001: Mia Hamm (Estados Unidos)
- 2002: Mia Hamm (Estados Unidos)
- 2003: Birgit Prinz (Alemanha)
- 2004: Birgit Prinz (Alemanha)
- 2005: Birgit Prinz (Alemanha)
- 2006: Marta (Brasil)
- 2007: Marta (Brasil)
- 2008: Marta (Brasil)
- 2009: Marta (Brasil)
- 2010: Marta (Brasil)
- 2011: Homare Sawa (Japão)
- 2012: Abby Wambach (Estados Unidos)
- 2013: Nadine Angerer (Alemanha)
- 2014: Nadine Kessler (Alemanha)
- 2015: Carli Lloyd (Estados Unidos)
- 2016: Carli Lloyd (Estados Unidos)
- 2017: Lieke Martens (Holanda)
- 2018: Marta (Brasil)
- 2019: Megan Rapinoe (Estados Unidos)
- 2020: Lucy Bronze (Inglaterra)
- 2021: Alexia Putellas (Espanha)
- 2022: Alexia Putellas (Espanha)
- 2023: Aitana Bonmatí (Espanha)
Após conferir quem são as melhores jogadoras de futebol feminino da atualidade, aproveite para ver outras listas sobre o esporte mais popular do mundo:
- Melhores atacantes do Brasil: top 10 do presente e passado
- Maiores torcidas do Brasil: veja o top 10 na atualidade
- As 14 camisas de times europeus mais bonitas da Puma
- Melhor técnico do mundo: Top 10 da história e da atualidade
- Melhor zagueiro do mundo: Veja o Top 10 da história
Formado em jornalismo pela Universidade Guarulhos, UNG, tenho passagens pelos portais, Premier League Brasil, Futebol Na Veia, Clube do Vídeo Game e Minha Torcida, tento passar todo meu conhecimento sobre esporte de maneira simples e fácil para o leitor.