Quem é a melhor jogadora de futebol feminino do mundo? Confira o top 10 da atualidade e as atletas mais premiadas nos últimos anos

Nos últimos anos, nos acostumamos a ver a discussão sobre quem é o melhor jogador de futebol do mundo na atualidade: Messi ou Cristiano Ronaldo. E entre as mulheres, quem é a grande craque atualmente?

Podemos concordar que Marta é a melhor da história, mas ela ainda está entre as grandes atletas em atividade?

Pensando nessas questões, fizemos a lista das 10 melhores jogadoras de futebol feminino. Levamos em consideração as principais premiações, marcas individuais, além do desempenho por clubes e seleções.

Portanto, não perca mais tempo. Confira quem são as melhores atletas do futebol mundial!

As 10 melhores jogadoras de futebol feminino na atualidade

  • Megan Rapinoe
  • Alex Morgan
  • Ada Hegerberg
  • Lucy Bronze
  • Amandine Henry
  • Pernille Harder
  • Lieke Mertens
  • Vivianne Miedema
  • Wendie Renard
  • Marta

Megan Rapinoe

Megan Rapinoe melhor jogadora do mundo 2019
Campeã da Copa de 2019, Megan Rapinoe foi eleita a melhor jogadora do mundo
  • País: Estados Unidos
  • Clube: OL Reign

Eleita a melhor jogadora do mundo da temporada 2019, Megan Rapinoe foi uma das peças mais importantes dos Estados Unidos na conquista da Copa do Mundo. 

No Mundial de 2019, ela dividiu a artilharia com Alex Morgan e Ellen White, além de ter levado o prêmio de melhor atleta da competição.

A co-capitã da seleção norte-americana, ao lado de Carli Lloyd e Alex Morgan, já havia sido campeã mundial em 2015 e campeã olímpica em Londres 2012.

Megan Rapinoe é conhecida também pelo seu ativismo e luta para que as mulheres sejam tão bem remuneradas no futebol quanto os homens. Confira o discurso dela após ser premiada como a melhor do mundo de 2019:

Alex Morgan

Alex Morgan melhores jogadoras de futebol feminino
A goleadora Alex Morgan foi a segunda melhor do mundo em 2019 na eleição da Fifa
  • País: Estados Unidos
  • Clube: Orlando Pride

Alex Morgan é uma das principais atacantes do futebol mundial. Em 2019, ela ficou em segundo lugar no prêmio da Fifa de melhor jogadora do planeta.

A camisa 13 dividiu a artilharia da Copa do Mundo de 2019 com Megan Rapinoe e Ellen White.

Pela seleção dos Estados Unidos, Morgan foi bicampeã mundial, em 2015 e 2019, além de campeã olímpica em Londres 2012.

Ada Hegerberg

Ada Hegerberg maior artilheira de uma edição da Liga dos Campeões Feminina
Ada Hegerberg é a maior artilheira da história da Liga dos Campeões Feminina
  • País: Noruega
  • Clube: Lyon

Ada Hegerberg é a maior artilheira da história da Liga dos Campeões Feminina. Com apenas 24 anos, ela chegou a 53 gols marcados em 50 disputados no torneio continental. 

Em 2018, Hegerberg ficou em segundo lugar na eleição de melhores do mundo da Fifa, atrás apenas de Marta. Em contrapartida, ela foi a vencedora da Bola de Ouro na primeira edição da premiação concedida pela revista francesa France Football para atletas do futebol feminino.

Na eleição de melhor jogadora da Europa, organizada pela Uefa, a atleta norueguesa ficou em segundo lugar em 2017-2018 e 2018-2019.

Ada Hegerberg optou por não defender a seleção de seu país na Copa do Mundo de 2019. Ela cobrava da Federação da Noruega igualdade de gênero no futebol e melhorias no desenvolvimento do futebol feminino no país.

Pelo Lyon, Hegerberg foi tetracampeã da Liga dos Campeões, entre 2015-2016 e 2018-2019. 

Lucy Bronze

Lucy Bronze melhores jogadoras do futebol feminino
Jogando como lateral-direita, Lucy Bronze se estabelece entre as melhores jogadoras do mundo
  • País: Inglaterra
  • Clube: Lyon

Lucy Bronze foi eleita a melhor jogadora da Europa em 2018-2019, na premiação organizada pela Uefa. 

Em 2019, a atleta inglesa foi também a terceira colocada na eleição de melhor jogadora do mundo da Fifa, atrás de Megan Rapinoe e Alex Morgan.

Os prêmios individuais são reflexo da importância de Lucy Bronze para sua seleção e também para o seu clube. 

Ela é o grande destaque da seleção inglesa que foi às semifinais das Copas de 2015 e 2019 e é também uma das principais atletas do Lyon, equipe que tem dominado as últimas edições da Liga dos Campeões.

Amandine Henry

Amandine Henry melhores jogadoras de futebol feminino
Amandine Henry foi a quarta colocada na eleição de melhor do mundo da Fifa em 2019
  • País: França
  • Clube: Lyon

Na eleição da Fifa de melhor jogadora do mundo de 2019, Amandine Henry ficou em quarto lugar. Ela fez parte da seleção francesa que caiu diante dos Estados Unidos nas quartas de final da Copa do Mundo, mas também já se destacava em seus clubes.

Henry foi contratada pelo Lyon durante 2017-2018 e ajudou o clube francês a levar o título da Champions daquela temporada e também da edição seguinte.

Como consequência de suas grandes atuações, a atleta francesa foi a terceira colocada no prêmio de melhor jogadora da Uefa tanto em 2017-2018 quanto em 2018-2019.

Vá além do Futebol! Confira também:

Pernille Harder

Pernille Harder melhores jogadoras de futebol feminino
Capitã da Dinamarca, Pernille Harder é uma das grandes atacantes do mundo atualmente
  • País: Dinamarca
  • Clube: Wolfsburg

O ano de 2019 pode não ter sido tão bom quanto Pernille Harder poderia esperar. Afinal, a Dinamarca ficou fora da Copa do Mundo. Porém, ela ainda pôde comemorar a artilharia da Liga dos Campeões da Europa, com 8 gols marcados. 

Já na temporada 2017-2018, a atleta dinamarquesa esteve perto de duas importantes glórias coletivas.

Com o Wolfsburg, ela foi vice-campeã da Champions League, perdendo a final para o Lyon. Já na versão feminina da Eurocopa de 2017, ela chegou até a decisão com a Dinamarca, mas acabou derrotada pela Holanda.

Pernille Harder foi a vencedora do prêmio de melhor jogadora da Uefa em 2017-2018 e segunda colocada na Bola de Ouro da France Football em 2018, atrás apenas de Ada Hegerberg.

Lieke Mertens

Lieke Mertens melhores jogadoras do futebol feminino
Lieke Mertens foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2017
  • País: Holanda
  • Clube: Barcelona

Lieke Mertens recebeu o prêmio de melhor jogadora do mundo da Fifa em 2017. Naquele ano, ela liderou a Holanda na campanha do título da versão feminina da Eurocopa e ainda foi eleita a melhor atleta do torneio.

Também em 2017, Mertens foi a melhor jogadora da Europa, na premiação organizada pela Uefa.

O desempenho da holandesa na última temporada pode não ter sido tão impactante quanto no ano em que foi eleita a melhor do mundo, mas ela ainda tem papel importante em sua seleção e em seu clube.

Na temporada 2018-2019, Lieke Mertens ajudou o Barcelona a chegar até a final da Liga dos Campeões. A equipe espanhola acabou derrotada pelo Lyon.

Já a seleção holandesa foi vice-campeã mundial em 2019. Na final da Copa, perdeu para os Estados Unidos.

Vivianne Miedema

Vivianne Miedema melhores jogadoras de futebol feminino
Apesar de jovem, Vivianne Miedema já é a maior artilheira da história da seleção holandesa
  • País: Holanda
  • Clube: Arsenal

Vivianne Miedema ficou em quinto lugar na eleição da Fifa de melhor jogadora do mundo de 2019. O seu sucesso nos gramados tem refletido em boas campanhas para a Holanda nas principais competições internacionais.

Em 2017, com Miedema como segunda maior artilheira da competição, a seleção holandesa foi campeã da Euro. Já em 2019, o time laranja foi vice-campeão da Copa do Mundo.

Embora ainda esteja ainda no início de carreira (completa 24 anos em junho de 2020), a atacante já é a maior artilheira da história da seleção holandesa, com 69 gols marcados até o início de 2020.

O faro para superar as goleiras adversárias também é demonstrado em seus clubes. A atual jogadora do Arsenal foi uma das artilheiras da edição de 2016/2017 da Liga dos Campeões, com 8 gols marcados. Naquela temporada, ela defendeu o Bayern.

Wendie Renard 

Wendie Renard melhor zagueira do mundo
Wendie Renard é a melhor zagueira do mundo em atividade
  • País: França
  • Clube: Lyon

Melhor zagueira do mundo, Wendie Renard ficou ficou em nono lugar na eleição da Fifa de melhor jogadora do planeta em 2019.

Desde 2015, assim como acontece como os homens, a FIFPro indica as 11 jogadoras que formariam o melhor time do mundo. Renard é a única atleta que esteve na equipe ideal em todas as votações.

O desempenho por clubes também merece destaque. A zagueira francesa defende o Lyon desde 2006. Nas últimas temporadas, ela foi fundamental para ajudar a equipe a ter a consistência defensiva necessária no tetracampeonato da Liga dos Campeões entre 2015-2016 e 2018-2019. 

Marta

Marta melhor jogadora de futebol feminino
Com 17 gols marcados, Marta é a maior artilheira da história da Copa do Mundo de futebol feminino
  • País: Brasil
  • Clube: Orlando Pride

Marta pode já não estar no auge de sua carreira, mas não podemos ignorar o fato de ela ainda ser uma das melhores jogadoras de futebol no mundo. Basta lembrarmos que a camisa 10 da seleção brasileira foi vencedora do prêmio The Best Fifa Awards na penúltima eleição.

Em 2019, a Rainha do futebol ainda se tornou a maior artilheira da história da Copa do Mundo, com 17 gols marcados. Ela superou até mesmo a marca de Miroslav Klose, maior goleador de todos os tempos dos mundiais masculinos.

A capitã da seleção brasileira encerra nossa lista das 10 melhores jogadoras de futebol do mundo na atualidade.

Definir um top 10 não é fácil. Afinal, é preciso filtrar poucos nomes e alguns destaques podem ser esquecidos. 

Aqui, poderíamos ter incluído as norte-americanas Rose Lavelle e Julie Ertz ou a alemã Dzsenifer Marozsán, três das melhores meio-campistas do mundo. 

Também poderíamos citar a australiana Sam Kerr, maior artilheira da história da National Women’s Soccer League (NWSL), a versão feminina da Major League Soccer (MLS).

Se você sentiu falta de alguma grande jogadora na nossa relação, não deixe de se manifestar nos comentários. Queremos ouvir sua opinião!

Depois de conferir quem são as melhores de futebol de todos os tempos e também da atualidade, aproveite para ver outras listas sobre o esporte mais popular do mundo:

*Última atualização em 25 de março de 2020

Comentários

Salvar