As maiores torcidas do Peru não apenas apoiam seus clubes com entusiasmo nos estádios, mas também representam uma parte vital da cultura e identidade do país.

O futebol no Peru é marcado por uma paixão vibrante e uma lealdade fervorosa de seus torcedores.

Neste texto, vamos conhecer as maiores torcidas do Peru, destacando aquelas que se sobressaem pela sua dedicação e fervor incondicional, conforme o ranking que lista os clubes mais populares: Alianza Lima, Universitario, Sporting Cristal, Melgar e Deportivo Garcilaso.

Qual a maior torcida do Peru?

A maior torcida do Peru é a do Alianza Lima. O número de torcedores da equipe é de 7,5 milhões. Veja quais são as outras equipes entre as maiores torcidas do Peru.

Maiores torcidas do Peru

  1. Alianza Lima
  2. Universitario
  3. Sporting Cristal
  4. Melgar
  5. Deportivo Garcilaso

Deportivo Garcilaso (5º)

As maiores torcidas do Peru

Abrindo o ranking das maiores torcidas do Peru, o Deportivo Garcilaso vem em quinto lugar, com 1 milhão de torcedores.

O Club Deportivo Garcilaso, ou simplesmente Deportivo Garcilaso, é um time de futebol do Peru, originário da cidade de Cusco.

Fundado em 13 de abril de 1957, o clube alcançou um marco significativo em sua história ao participar da Liga 1, a divisão máxima do futebol peruano, pela primeira vez em 2023.

Juntamente com o Cienciano, seu eterno rival, o Deportivo Garcilaso é um dos times mais tradicionais de Cusco, disputando o emblemático Clássico Imperial Cusqueño.

Conhecido carinhosamente como Rico Garci, o time conta com a fervorosa torcida de Los Gatos. Seu mascote, o gato silvestre, simboliza a garra e a agilidade da equipe.

Em 2022, conquistou o seu, até então, único título nacional, a Copa Peru. Mas a equipe possui alguns títulos regionais.

Melgar (4º)

As maiores torcidas do Peru

Com 2,1 milhões de adeptos, o Melgar é o quarto colocado entre as maiores torcidas do Peru.

O Foot Ball Club Melgar é um clube de futebol da cidade de Arequipa, no Peru, fundado em 25 de março de 1915.

O time manda seus jogos no Estádio Monumental da UNSA, que tem capacidade para 40.370 pessoas. Atualmente, o Melgar disputa a primeira divisão do Campeonato Peruano.

Com oito participações na Copa Libertadores da América, o clube conta com uma grande torcida regional.

Na tabela histórica do futebol peruano, o Melgar ocupa o quarto lugar, graças às suas boas campanhas na Primeira Divisão.

O clube conquistou dois títulos profissionais, em 1981 e 2015, e obteve dois vice-campeonatos, em 1983 e 2016, tornando-se o primeiro clube do interior do país (fora de Lima) a ser campeão nacional.

Entre os clubes fora de Lima, o FBC Melgar destaca-se por possuir o maior número de jogadores nascidos no Departamento de Arequipa, sua terra natal.

Sporting Cristal (3º)

As maiores torcidas do Peru

No top 3 das maiores torcidas do Peru, o Sporting Cristal aparece em terceiro. A equipe conta com 4,3 milhões de torcedores apaixonados.

O Club Sporting Cristal, fundado em 13 de dezembro de 1955 no distrito de Rímac, no Peru, é um dos principais clubes de futebol do país.

Conquistou seu primeiro título profissional em 1956 e possui 21 títulos nacionais, destacando-se pelo tricampeonato consecutivo em 1994, 1995 e 1996.

Em 1997, alcançou sua melhor performance internacional ao ser vice-campeão da Taça Libertadores da América, perdendo a final para o Cruzeiro do Brasil.

Durante o Campeonato Descentralizado de 2012, sob a direção do técnico Roberto Mosquera, o Sporting Cristal venceu tanto a primeira quanto a segunda fase do torneio.

Assim, garantindo sua participação na Copa Libertadores de 2013 e sagrando-se campeão peruano pela décima sexta vez ao derrotar o Real Garcilaso nas finais.

Além dos títulos nacionais, o Sporting Cristal também conquistou diversos torneios menores, como o Torneo Apertura e o Torneo Clausura.

Universitario (2º)

As maiores torcidas do Peru

O Universitario ocupa a segunda posição entre as maiores torcidas do Peru. O clube tem, ao todo, 6,2 milhões de torcedores.

O Club Universitario de Deportes, conhecido como Universitario, é um dos maiores clubes de futebol do Peru, com sede em Lima e 27 títulos nacionais.

Internacionalmente, o clube foi vice-campeão da Copa Libertadores da América em 1972, sua melhor campanha no torneio, junto com a do Sporting Cristal em 1997. Em 2011, sagrou-se campeão da Copa Libertadores da América Sub-20.

Com 47 participações em torneios oficiais organizados pela Confederação Sul-Americana de Futebol, é o time peruano que mais disputou copas continentais e é reconhecido pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol como o melhor time peruano do século XX.

A Confederação Sul-Americana de Futebol e a FIFA consideram o Universitario como um dos clubes mais tradicionais da América do Sul e um dos “clubes clássicos do mundo”.

Alianza Lima (1º)

As maiores torcidas do Peru

Em primeiro lugar no ranking das maiores torcidas do Peru está o Alianza Lima, com 7,5 milhões de apaixonados.

O Club Alianza Lima é um clube de futebol peruano sediado em Lima, fundado em 15 de fevereiro de 1901 por jovens que desejavam praticar esportes. O nome homenageia o estábulo Alianza, pertencente ao então presidente Augusto B. Leguía.

O Alianza Lima joga no Estádio Alejandro Villanueva, com capacidade para 35 mil pessoas. Inicialmente chamado de Sport Alianza, o clube foi fundado para representar a comunidade local contra times de outros bairros, com jogadores de classe trabalhadora, o que lhes rendeu o apelido de “íntimos”.

Após um rebaixamento em 1938, o clube voltou à primeira divisão em 1940. Nos anos 1970, formou um time histórico, conquistando os campeonatos de 1975, 1977 e 1978.

Entre os craques dessa geração estavam Jaime Duarte, Hugo Sotil, Teófilo Cubillas, José Velásquez, Guillermo La Rosa, César Cueto, Juan Rivero Arias e Freddy Ravello.

A base da seleção peruana vitoriosa na Copa América de 1975 e nas Copas do Mundo de 1978 e 1982 era formada por jogadores do Alianza Lima.

Seu melhor desempenho internacional foi a conquista da Copa Simón Bolívar em 1976 e as semifinais da Copa Libertadores da América.

Após conhecer as maiores torcidas do Peru, quer saber quais são as maiores de países na Europa? Acesse nossos outros conteúdos: