No vibrante cenário futebolístico do Chile, a paixão dos torcedores se destaca em todas as regiões do país.

Este texto explora as maiores torcidas do Chile, destacando os clubes que conquistaram os corações de milhões de fãs.

Entre os principais nomes, encontram-se o Colo-Colo, a Universidad de Chile e a Universidad Católica, formando o trio de gigantes que lideram o ranking das maiores torcidas.

Também ganham destaque o Santiago Wanderers, Cobreloa, Union Española, O'Higgins, Everton e Antofagasta, cada um com uma base de seguidores apaixonados que vivem intensamente a emoção do futebol chileno.

Qual a maior torcida do Chile?

A maior torcida do Chile é a do Colo-Colo. A equipe conta com 9 milhões de torcedores. Saiba agora quais são as outras equipes entre as maiores torcidas do Chile.

Maiores torcidas do Chile

  1. Colo-Colo
  2. Universidad de Chile
  3. Universidad Católica
  4. Santiago Wanderers
  5. Cobreloa
  6. Union Española

Unión Española (6º)

As maiores torcidas do Chile

Em sexto lugar, temos a Unión Española, que conta com 170 mil torcedores no ranking das maiores torcidas do Chile.

A Unión Española é um clube de futebol profissional de Santiago, Chile, fundado em 18 de maio de 1897 por espanhóis residentes no país, sendo o segundo clube profissional mais antigo do Chile.

Sete vezes campeão chileno, o clube foi vice-campeão da Copa Libertadores da América em 1975. Desde 2008, é administrado pela Universidad Internacional SEK Chile.

Inicialmente, fez parte da Asociación de Fútbol de Santiago e, em 1933, foi um dos oito fundadores da Liga Profesional de Fútbol, antecessora da Primera División Chilena.

É o segundo clube com mais participações na primeira divisão, atrás apenas do Colo-Colo, e é o quinto em número de títulos nacionais, com sete conquistas.

Além disso, possui dois títulos da Copa Chile, três Liguillas Pré-Libertadores e um campeonato da segunda divisão.

A Unión Española disputa seus jogos no Estadio Santa Laura-Universidad SEK, em Independencia, com capacidade para aproximadamente 22.000 espectadores.

É um dos poucos clubes chilenos com estádio próprio, juntamente com Colo-Colo, Huachipato e Universidad Católica. Desde 2008, também possui uma equipe feminina na primeira divisão de futebol feminino do Chile.

Os principais rivais da Unión Española são Audax Italiano e Palestino, com quem disputa os Clássicos das Colônias.

Cobreloa (5º)

As maiores torcidas do Chile

O Cobreloa tem, ao todo, 230 mil torcedores, número que o coloca em 5º lugar entre as maiores torcidas do Chile.

O Club de Deportes Cobreloa é um clube de futebol chileno, fundado em 7 de janeiro de 1977, com sede em Calama, e considerado a quarta maior potência do futebol chileno.

Suas cores são laranja e branco. Com oito títulos, é uma das equipes mais vitoriosas do Campeonato Chileno de Futebol e tem dois vice-campeonatos da Taça Libertadores (1981 e 1982).

O clube foi inicialmente chamado de Deportes Amador Loa antes de adotar o nome Cobreloa.

Após sua fundação, a associação central de futebol aprovou sua incorporação à segunda divisão, o que gerou grande celebração nas cidades de Calama e Chuquicamata.

Em apenas quatro anos, o Cobreloa alcançou destaque internacional, chegando às finais da Taça Libertadores de 1981, perdendo para o Flamengo, e de 1982, perdendo para o Peñarol.

No entanto, compensou essas derrotas ao conquistar o campeonato chileno em 1982.

Santiago Wanderers (4º)

As maiores torcidas do Chile

O 4º colocado no ranking das maiores torcidas do Chile é o Santiago Wanderers, com 300 mil adeptos.

O Club de Deportes Santiago Wanderers, localizado em Valparaíso, Chile, foi fundado em 15 de agosto de 1892 e participa do Campeonato Nacional da Primeira Divisão do Chile.

Conhecido como o Decano do futebol chileno, é a equipe profissional mais antiga em atividade no país. Suas cores são verde e branco.

O nome “Santiago” foi adicionado para diferenciar o clube de outro time local, o Valparaíso Wanderers.

Embora tenham existido propostas para substituir “Santiago” por “Valparaíso”, elas foram amplamente rejeitadas pelos fãs e pela liderança do clube.

O clube começou formalmente suas atividades futebolísticas em 1897 e integrou várias associações ao longo dos anos, entrando para a Asociación de Fútbol Profesional em 1937.

Em 1944, juntou-se aos torneios nacionais da Asociación Central de Fútbol, onde é o terceiro time com mais títulos da Primera División fora de Santiago, com três conquistas, atrás apenas do Everton de Viña del Mar e do Cobreloa.

Em 2007, foi declarado Patrimônio Imaterial de Valparaíso, destacando seu elo cultural com a cidade.

Universidad Católica (3º)

As maiores torcidas do Chile

No top 3 das maiores torcidas do Chile, a Universidad Católica tem 1,2 milhão de torcedores.

O Club Deportivo Universidad Católica é um clube esportivo chileno fundado em 21 de abril de 1937, na cidade de Santiago.

Seu destaque é o futebol profissional, e o clube possui um estádio próprio, o San Carlos de Apoquindo, com capacidade para 20 mil espectadores.

A Universidad Católica já conquistou dezesseis campeonatos chilenos, além de títulos da Copa Chile e Supercopa do Chile.

Internacionalmente, é o segundo clube chileno de melhor desempenho, tendo sido vice-campeão da Copa Libertadores da América em 1993 e campeão da Copa Interamericana em 1994.

As cores do clube são azul e branco, e seu escudo é triangular, com fundo branco e uma cruz azul, simbolizando os guerreiros medievais das Cruzadas, com as letras CDUC em vermelho.

Os principais rivais da Universidad Católica são a Universidad de Chile, com quem disputa o Clássico Universitário, e o Colo-Colo, com quem faz o Clássico Albo-Cruzado ou Clássico Moderno.

Universidad de Chile (2º)

As maiores torcidas do Chile

A Universidad de Chile ocupa a 2ª posição entre as maiores torcidas do Chile, com 3,8 milhões de apaixonados.

O Club Universidad de Chile, fundado em 24 de maio de 1927 em Santiago, é um dos clubes mais destacados do futebol chileno.

Segundo maior campeão nacional, venceu a Copa Sul-Americana em 2011, chegou quatro vezes às semifinais da Copa Libertadores e é conhecido por sua vibrante torcida, Los de Abajo.

Iniciou sua trajetória como Club Deportivo Universitario, unindo diferentes clubes universitários. Na década de 1960, alcançou grande sucesso nacional e internacional, sendo apelidado de “Balé Azul”.

Após uma crise nos anos 1980, incluindo um período na segunda divisão, ressurgiu nos anos 2000, vencendo o Torneio de Apertura em 2004 e 2009, e conquistando a Copa Sul-Americana em 2011.

Em 2012, alcançou as semifinais da Copa Libertadores e foi vice-campeão da Copa Suruga Bank. Nos anos seguintes, conquistou novamente o Campeonato Chileno em 2014 e 2017.

Mas teve campanhas irregulares posteriormente, escapando do rebaixamento em 2021 ao vencer o Unión La Calera na última rodada.

Colo-Colo (1º)

As maiores torcidas do Chile

A equipe que ocupa o topo no ranking das maiores torcidas do Chile é o Colo-Colo, com 9 milhões de torcedores.

O Club Social y Deportivo Colo-Colo, fundado em 1925 em Santiago, Chile, é o clube mais popular do país. Suas cores são preto e branco, e seu escudo incorpora a figura de um índio mapuche.

Com 32 títulos nacionais, é o clube mais vitorioso do Chile. Em 1991, tornou-se o único clube chileno a vencer a Copa Libertadores da América. Surgiu a partir do Club Social y Deportivo Magallanes e foi liderado por David Arellano.

Após sua morte em 1927, o clube entrou em luto e tornou-se um símbolo nacional. O Colo-Colo foi fundamental na criação do campeonato profissional chileno em 1933.

Em 1973, alcançou a final da Copa Libertadores, marcando a primeira vez que uma equipe chilena chegou a uma final internacional. Sob o comando do técnico Mirko Jozic, conquistou a Libertadores em 1991.

Nos anos 2000, passou por uma reestruturação administrativa e voltou a ter sucesso, conquistando o campeonato chileno em 2006 e 2007, além de alcançar a final da Copa Sul-Americana em 2006.

Após conhecer as maiores torcidas do Chile, quer saber quais são as maiores de países na Europa? Acesse nossos outros conteúdos: