No cenário vibrante do futebol colombiano, as paixões fervem nas arquibancadas, e o fervor das torcidas é parte intrínseca desse universo.

Explorar as maiores torcidas da Colômbia revela não apenas um aspecto fundamental da cultura esportiva do país, mas também a intensa rivalidade que permeia as competições locais.

Neste texto, mergulharemos no universo das quatro maiores torcidas colombianas, destacando a história, a paixão e a devoção dos seguidores de clubes como Atlético Nacional, América de Cali, Millonarios e Junior Barranquilla.

Qual a maior torcida da Colômbia?

A maior torcida da Colômbia é a do Atlético Nacional. A equipe conta com 15 milhões de torcedores. Acompanhe agora quais são as outras equipes entre as maiores torcidas da Colômbia.

Maiores torcidas da Colômbia

  1. Atlético Nacional
  2. América de Cali
  3. Millonarios
  4. Junior Barranquilla

Junior Barranquilla (4º)

As maiores torcidas da Colômbia

Com 9 milhões de torcedores, o que representa 17,7% da população, o Junior Barranquilla ocupa o 4º lugar no ranking das maiores torcidas da Colômbia.

O Junior de Barranquilla, também conhecido como Junior, é um clube de futebol profissional colombiano fundado em 1924, sendo o terceiro clube mais antigo do país.

Conquistou o Campeonato Colombiano dez vezes, a Copa Colômbia duas vezes e a Superliga da Colômbia também em duas ocasiões.

Internacionalmente, participou 29 vezes em competições da Conmebol, tendo como melhor resultado o vice-campeonato da Copa Sul-Americana de 2016.

É o quinto clube colombiano com mais participações internacionais e representa bem a Região Caribe do país. Venceu a Copa Mariscal Sucre de 1945, representando com qualidade a Seleção da Colômbia.

Joga no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, inaugurado em 1986, com capacidade para cerca de 50.000 espectadores.

Seu rival clássico é o Unión Magdalena, com quem disputa o Clásico Costeño. Seu mascote é um tubarão, e é o time de coração da cantora Shakira.

Millonarios (3º)

As maiores torcidas da Colômbia

Em 3º lugar entre as maiores torcidas da Colômbia, temos o Millonarios, com 10 milhões de adeptos. O número equivale a 19,1% da população do país.

O Millonarios Fútbol Club, fundado em 1946 em Bogotá, é um dos clubes mais bem sucedidos da Colômbia, sendo o segundo maior campeão do país.

Com 16 títulos do Campeonato Colombiano, três da Copa Colômbia e dois da Superliga da Colômbia, sua história é marcada por conquistas nacionais e internacionais, incluindo a Pequena Taça do Mundo de 1953.

Reconhecido mundialmente, o clube teve períodos de grandeza, especialmente nos anos 50 com a presença de Alfredo Di Stefano, sendo apelidado de “El Dorado”.

Manda seus jogos no Estádio Distrital Nemesio Camacho e é o primeiro colocado no ranking do futebol colombiano.

Embora nunca tenha vencido a Copa Libertadores, o clube chegou às semifinais por três vezes e tem presença constante na principal divisão do futebol colombiano, assim como Atlético Nacional e Independiente Santa Fe.

América de Cali (2º)

As maiores torcidas da Colômbia

O América de Cali é o clube que ocupa a 2ª posição no ranking das maiores torcidas da Colômbia. A equipe conta com pouco mais de 10 milhões, cerca de 19,3% da população colombiana.

O América de Cáli, fundado oficialmente como clube de futebol em 1927, é uma das principais equipes da Colômbia, sediada em Cáli.

Com 15 títulos do Campeonato Colombiano e uma vitória na Copa Merconorte em 1999, o clube tem uma história rica em sucessos nacionais e internacionais, incluindo quatro vice-campeonatos da Taça Libertadores.

Destacando-se no Ranking Mundial de Clubes da IFFHS e na hierarquia da CONMEBOL, é reconhecido como um dos melhores clubes colombianos do século XX.

Disputa o clássico Vallecaucano com o Deportivo Cáli e enfrenta grandes times nacionais como Millonarios e Atlético Nacional.

O nome do clube foi inspirado por um comentário feito pelo capitão da seleção uruguaia em 1924 e pela impressão causada por um comentário de um cronista sobre a equipe.

Atlético Nacional (1º)

As maiores torcidas da Colômbia

O Atlético Nacional ocupa o 1º lugar entre as maiores torcidas da Colômbia. São, ao todo, 15 milhões de torcedores no país. O número representa cerca de 29,7% do total da população.

O clube foi fundado em 1947, é um dos mais populares da Colômbia, o maior campeão nacional com 17 títulos, ostenta como maiores conquistas duas edições da Copa Libertadores da América e duas da Copa Interamericana, sendo reconhecido pela FIFA como um dos clubes clássicos do futebol mundial.

A partir da década de 1970 o Atlético Nacional começa a ter mais protagonismo no cenário nacional, vencendo os campeonatos de 1973 e 1976, além dos vice-campeonatos de 1971 e 1974, colocando o time no patamar dos outros grandes da Colômbia.

Em 1995 chegou à final com contra o Grêmio, sendo derrotado no jogo de ida no estádio Olímpico em Porto Alegre por 3 x 1 e empatado por 1 x 1 no jogo de volta, no lendário estádio Atanasio Girardot.

Os confrontos oficiais começaram na Libertadores de 2008, ainda na fase de grupos, com um empate em 1 x 1 no Atanasio Girardot e uma derrota por 1 x 0 no Morumbi.

Em 5 de dezembro a Conmebol concedeu ao clube o prêmio de “Centenário da Conmebol ao Fair Play”, pela honrosa atitude de render à Chapecoense o título de Campeão da Copa Sulamericana 2016.

O prêmio foi em razão do desastre do voo LaMia 2933, que caiu em Cerro Gordo às 22h15m de 28 de novembro de 2016, dizimando a vida de 71 pessoas, incluindo 19 jogadores do clube e vários membros da comissão técnica.

Após conhecer as maiores torcidas da Colômbia, quer saber quais são as maiores de países na Europa? Acesse nossos outros conteúdos: