Falcão, Manoel Tobias e mais oito: os maiores jogadores de futsal do Brasil em todos os tempos e seus feitos na história da seleção 

Entre mundiais organizados pela antiga Fifusa e os promovidos pela Fifa, o Brasil é heptacampeão mundial de futsal. Para conquistar sete títulos e se manter sempre entre as grandes potências do esporte, a Seleção Brasileira contou com muitos craques. E agora é a hora de destacarmos os maiores de todos os tempos.

Assumimos uma missão nada fácil e relacionamos os 10 maiores jogadores da história da Seleção Brasileira de futsal. Como toda lista sempre gera polêmica, é possível que você sinta falta de algum nome por aqui. Mas, para isso, temos o espaço dos comentários aberto para os protestos.

Destacamos desde os ídolos da década de 1980 até os craques mais recentes para chegarmos ao top 10. É importante ressaltar que a lista está em ordem alfabética. Você pode ranquear como achar melhor. Inevitavelmente, Falcão estará no topo, não é mesmo?

Então, sem perder mais tempos, veja agora quem são os 10 maiores jogadores da Seleção Brasileira de Futsal em todos os tempos!

Maiores jogadores da Seleção Brasileira de Futsal

  • Douglas
  • Falcão
  • Jackson
  • Jorginho
  • Lenísio
  • Manoel Tobias
  • Ortiz
  • Schumacher
  • Serginho
  • Vander Iacovino

Douglas

Douglas Pierrotti maiores jogadores da seleção brasileira de futsal
Craque dos anos 1980, Douglas é um dos maiores da história do futsal brasileiro

Douglas Pierrotti foi um dos principais jogadores da Seleção Brasileira de futsal na conquista de seus dois primeiros títulos mundiais, em 1982 e 1985. 

Ele era um dos pivôs da equipe comandada por Júlio César Lima, que venceu o Paraguai na grande decisão do primeiro torneio organizado pela Fifusa. Três anos depois, foi o autor do primeiro gol do Brasil na vitória sobre a Espanha, por 3 a 1, na final do segundo Campeonato Mundial de Futebol de Salão. 

O ex-camisa 13 da Seleção Brasileira, por sinal, foi citado por Falcão em sua lista de cinco melhores da história do esporte, numa entrevista ao UOL.

Falcão

Falcão maior jogador da história do futsal
Falcão é o maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Futsal

Se Pelé é o Rei do Futebol, Falcão é o Rei do Futsal. Ninguém foi tão bom com a bola nos pés dentro de quadra quanto o ex-camisa 12 da Seleção Brasileira.

Falcão reunia dribles incríveis com muitos gols. E não era simplesmente goleador, era decisivo.

Em um dos momentos mais marcantes de sua trajetória, no Mundial de 2012, ele superou uma paralisia facial para comandar a virada do Brasil sobre a Argentina nas quartas de final e ainda fez o gol que levou a final, diante da Espanha, para a prorrogação — o Brasil acabou campeão no tempo extra com um gol de Neto.

Em sua carreira, Falcão foi bicampeão mundial pela Seleção Brasileira, em 2008 e 2012, e é o maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Futsal, com 48 gols.

É também o maior goleador da Seleção Brasileira, com 337 gols.

A sua genialidade nas quadras foi recompensada com quatro premiações de melhor do mundo. Falcão foi eleito o melhor do planeta em 2004, 2008, 2011 e 2012.

Jackson

Jackson melhores da história do futsal
Primeiro grande camisa 12 da seleção, Jackson foi um dos maiores dos anos 1980

Antes de Manoel Tobias e Falcão encantarem o mundo com muita habilidade e muitos gols, o futsal brasileiro já havia visto outros grandes craques desfilarem todo o seu talento nas quadras ao redor do mundo.

Na década de 1980, o mineiro Jackson foi um dos melhores jogadores do mundo. Foram dele os gols dos títulos mundiais do Brasil das primeiras Copas do Mundo de futsal, em 1982 e 1985. Nas duas edições, inclusive, ele recebeu o prêmio de melhor atleta da competição.

Jackson, entretanto, rejeita o título de “melhor do mundo dos anos 80”. “O pessoal me deu esse título e eu não me considero pelo seguinte: o grupo de atletas das seleções e clubes que joguei eram sempre de primeira linha. Essa marca acabou ficando porque ganhei muitos títulos seguidos. Foram 143 títulos, por isso que acharam que eu era o melhor do mundo”, disse em entrevista ao Superesportes, em 2011.

Jorginho

Jorginho maiores jogadores da seleção brasileira de futsal
Jorginho foi eleito o melhor jogador de futsal do mundo em 1992

Em 1992, o Brasil conquistou seu segundo título da Copa do Mundo de Futsal da Fifa e o quarto mundial considerando as edições organizadas anteriormente pela Fifusa. Naquele time, se destaca o pivô Jorginho.

Na final do torneio disputado em Hong Kong, a Seleção Brasileira venceu os Estados Unidos por 4 a 2, com direito a dois gols de Jorginho. O pivô acabou eleito o melhor jogador de futsal do mundo em 1992.

Naquele mundial, ele vestiu a camisa 9, mas ficou conhecido como o “Jorginho 13”.

Lenísio

Lenísio melhores jogadores da história do futsal
Lenísio foi um dos melhores pivôs da história do futsal

A família Teixeira pode se orgulhar de ter dois dos maiores jogadores da história do futsal. Lenísio e seu irmão Vinícius foram campeões mundiais pela seleção brasileira em 2008 e estão entre os grandes ídolos da história do esporte nacional.

Um dos melhores pivôs de todos os tempos, Lenísio reunia alto poder de finalização com uma técnica impressionante. O canhoto era sempre um risco para as defesas adversárias e já foi indicado por Falcão como um dos cinco melhores da história. 

Lenísio foi pentacampeão da Liga Nacional e cinco vezes artilheiro da competição, em 1997, 2000, 2001, 2002 e 2009. É o segundo maior goleador da história da liga, atrás apenas de Manoel Tobias.

Aposentado desde 2012, o brasileiro teve uma trajetória de sucesso também na Espanha. Por lá, foi artilheiro e melhor jogador do país.

Vá além do Futsal! Confira também:

Manoel Tobias

Manoel Tobias melhores jogadores da história do futsal
Manoel Tobias era considerado o melhor da história do futsal até a ascensão de Falcão

Antes de Falcão se firmar como o maior jogador da história do futsal, esse título pertencia a Manoel Tobias. 

Com a Seleção Brasileira, ele foi bicampeão mundial, em 1992 e 1996, além de ter sido eleito o melhor jogador das Copas de 1996 e 2000.

Manoel Tobias recebeu o prêmio Futsal Awards por três vezes, em 2000, 2001 e 2002, nas três primeiras edições da premiação.

Segundo maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Futsal da Fifa, com 43 gols, o ex-camisa 5 é também o maior goleador da Liga Futsal.

Curiosamente, Manoel Tobias chegou a se arriscar nos gramados e jogou pelo Grêmio em 1996.

Ortiz

Ortiz maiores jogadores da seleção brasileira de futsal
Ortiz (d) foi campeão mundial de futsal pelo Inter e pela Seleção Brasileira

Pela Seleção Brasileira, Ortiz foi o artilheiro do Campeonato Mundial de Futsal de 1988 em que o Brasil perdeu a final para o Paraguai e foi campeão da Copa do Mundo de Futsal da Fifa de 1992. 

Conhecido por ser ótimo finalizador, o pivô foi o primeiro artilheiro da história da Liga Futsal, disputada pela primeira vez em 1996, com 25 gols.

Em clubes, Ortiz se destacou, principalmente, com a camisa do Internacional, equipe pela qual foi campeão mundial. Curiosamente, antes de escrever sua história no Colorado, ele havia sido campeão gaúcho no futebol de campo pelo Grêmio.

Schumacher

Schumacher melhores da história do futsal
Schumacher foi eleito o melhor jogador de futsal do mundo na temporada 2008

Schumacher pode não ter o mesmo prestígio que Falcão ou Manoel Tobias, mas também marcou seu nome na história do futsal mundial.

E engana-se quem acha que Schumacher é citado entre os melhores do futsal mundial somente por compatriotas. O brasileiro foi lembrado pelo jornal espanhol As entre os melhores do esporte em todos os tempos.

O ex-camisa 8 da Seleção Brasileira era excelente na defesa, mas também poderoso no ataque. Não à toa, é o quarto maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Futsal, com 25 gols.

Pela equipe nacional, Schumacher foi campeão mundial em 2008. Naquela temporada, ele foi eleito o melhor jogador do mundo.

Curiosidade: Schumacher se chama Flávio Sérgio Viana e seu apelido não tem relação com o piloto Michael Schumacher, mas sim com Harald Schumacher, goleiro que defendeu a Alemanha na década de 1980. O craque do futsal foi apelidado assim porque gostava de jogar como goleiro quando era criança.

Serginho

Serginho goleiro maiores jogadores da seleção brasileira de futsal
Serginho (número 1) foi o goleiro da seleção brasileira no título mundial de 1996

Quem teve a oportunidade de acompanhar a carreira de Luís Amado deve entender por que o espanhol é apontado por muitos como o melhor goleiro de futsal de todos os tempos. Porém, entre os brasileiros, o posto de maior goleiro da história pertence a Serginho.

Pela Seleção Brasileira, ele foi o goleiro titular nas conquistas dos títulos das Copas do Mundo de Futsal de 1992 e 1996. Serginho disputou ainda o Mundial da Fifusa de 1988 e a Copa de 2000 — nas duas oportunidades, o Brasil foi vice-campeão.

Outros craques citados nessa lista, como Manoel Tobias, Lenísio e Jorginho, já indicaram Serginho como o melhor goleiro brasileiro no futsal em todos os tempos.

Vander Iacovino

Vander Iacovino maiores jogadores da seleção brasileira de futsal
Vander Iacovino foi capitão da seleção brasileira e se tornou treinador

Um ala canhoto agudo e muito bom na marcação, Vander Iacovino foi capitão da Seleção Brasileira de Futsal. 

Camisa 12, assim como Jackson e Falcão, ele disputou três Copas do Mundo e foi bicampeão em 1992 e 1996. No segundo de seus título, foi dele a responsabilidade de erguer a taça.

Em 2012, Vander voltou a ser campeão mundial, mas no papel de auxiliar na comissão técnica comandada por Marcos Sorato.

Com Vander Iacovino, fechamos nosso top 10 de maiores jogadores da Seleção Brasileira de Futsal de todos os tempos. Entre tantos craques, deixamos menções honrosas para Choco, Fininho, Vinícius e Neto. 

Você sentiu falta de alguém por aqui? Use o espaço dos comentários e deixe sua opinião!

E aproveite também para alimentar sua paixão por futsal com mais conteúdos:

*Última atualização em 21 de julho de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin