Faltando poucos dias para a edição deste ano do Mr. Olympia, é importante conhecer todos os detalhes sobre as poses da categoria Classic Physique.

Esses movimentos são uma demonstração de controle corporal e simetria, que são avaliadas pelos juízes durante a competição.

As poses da categoria Classic Physique são inspiradas nas figuras clássicas do bodybuilding, com foco em linhas elegantes e proporções equilibradas.

Além das poses obrigatórias, a categoria permite uma maior liberdade criativa nas rotinas de pose, o que exige dos atletas anos de prática e refinamento. Os competidores trabalham para aperfeiçoar suas apresentações, equilibrando força, estética e fluidez de movimento.

Poses da categoria Classic Physique

Ao todo, há a presença de seis poses da categoria Classic Physique seguindo a base utilizada nos shows profissionais da IFBB Pro League.

Assim, a lista abaixo das poses da categoria Classic Physique vale para todos os atletas que visam competir nos principais shows, como Arnold Classic e Mr. Olympia.

Quarto de voltas

A princípio, antes de começar os confrontos com as reais poses da categoria Classic Physique, ocorre o quarto de voltas.

Poses da categoria Classic Physique - Conheça quais são
Ramon Dino executando o quadro de voltas [Reprodução]
Nesta fase o atleta precisa ficar semi relaxado de frente e de costas. Além de posar com os dois perfis do corpo.

No total, as quatro poses que compõem o quarto de voltas são importantes para a arbitragem ter um olhar completo sobre toda a estrutura do fisiculturista. Assim, todos os grupamentos musculares são analisados.

Além disso, é importante enfatizar que nesta fase os árbitros julgam a silhueta do competidor. Medindo a cintura pélvica com a escapular para conseguirem entender qual dos fisiculturistas possui o melhor shape no formato de “x”.

Duplo bíceps de frente

A primeira das poses da categoria Classic é o duplo bíceps de frente. Nesta, o atleta precisa contrair as duas pernas, realizar uma pequena expansão de dorsais e contrair os bíceps.

Poses da categoria Classic Physique - Conheça quais são
Ramon Dino executando o duplo bíceps de frente [Reprodução]
Como o próprio nome já diz, o principal grupamento muscular do duplo bíceps é o braço.  Porém, aqui também é analisado o quadríceps, o abdômen, as dorsais, o feixe anterior do deltoide e o peitoral.

Peitoral melhor lado

Dando sequências nas poses da categoria Classic Physique, a próxima desta classe é a de peitoral melhor lado. Nesta, o atleta tem total liberdade para escolher o lado que irá mostrar para os árbitros.

Poses da categoria Classic Physique - Conheça quais são
Ramon Dino executando o peitoral melhor lado [reprodução]
Diante disso, é necessário que o fisiculturista dobre a perna que ficará visível e contraia o glúteo da mesma enquanto deixa o joelho semi flexionado.

Enquanto isso, a cintura escapular sofre uma pequena rotação enquanto a cintura pélvica continua apontando para a mesma direção. Isso ajuda a afinar a cintura pélvica, proporcionando um físico mais estético.

Por fim, o braço visível ficará contraído visando mostrar o bíceps.

Duplo bíceps de costas 

Logo após a de peitoral, ocorre a primeira e única pose de costas, a qual é o duplo bíceps. Neste quesito, os membros superiores seguem a mesma base da pose realizada de frente, porém, o fisiculturista deve contrair a dorsal a fim de criar espessura na mesma.

Poses da categoria Classic Physique - Conheça quais são
Duplo bíceps de costa [Reprodução]
Enquanto isso, uma das pernas deve ser esticada para trás com o objetivo do competidor contrair o femoral. Além disso, o glúteo precisa estar contraído, pois ele também é observado nesta apresentação.

Abdominal e pernas

Para encerrar as poses da categoria Classic Physique, a última é a abdominal e pernas. Basicamente, os membros inferiores podem ser colocados da mesma maneira que na pose duplo bíceps de frente.

Poses da categoria Classic Physique - Conheça quais são
Abdominal e pernas [Reprodução]
Porém, o fisiculturista pode optar por esticar uma das pernas e contrair o quadríceps da mesma.

Enquanto isso, os braços do atleta são levados atrás da cabeça e o abdômen é contraído.

Nesta pose, os músculos observados pela arbitragem são o grupo completo do abdômen, incluindo oblíquos e serrátil, tríceps, bíceps, dorsais e quadríceps.

Pose Clássica favorita

Por fim, se igualando à Bodybuilder, nas poses da categoria Classic Physique há a presença da pose clássica favorita.

Poses da categoria Classic Physique - Conheça quais são
Pose clássica favorita [Reprodução]
Nesta, o atleta poderá escolher uma forma de mostrar seu físico seguindo uma das poses que eram comuns no antigo bodybuilding.

Além disso, nesta fase o competidor tem livre decisão para realizar a pose, podendo optar por fazer apenas uma, duas ou até mesmo posar algumas das já citadas anteriormente.

Abaixo estarão presentes algumas poses da categoria Classic Physique destaques na “clássica favorita“.

Tríceps melhor lado

Essa já é uma pose existente em outras categorias, porém, na Classic é usada como parte da apresentação da pose clássica favorita.

Poses da categoria Classic Physique - Conheça quais são
Tríceps de lado [Reprodução]
Pose do Arnold

Mundialmente conhecida por representar um dos momentos mais históricos das poses de Arnold Schwarzenergger, a pose do Arnold visa sair das mesmices quando o assunto é mostrar as dorsais para os árbitros na pose da categoria Classic Physique.

Poses da categoria Classic Physique - Conheça quais são
Pose do Arnold [Reprodução]
De fato, é uma das coreografias mais emblemáticas do fisiculturismo.

Arco

Com as pernas fazendo o movimento da pose de duplo bíceps, um dos braços fica contraído enquanto o outro é esticado, realizando a famosa representação de um arco.

Poses da categoria Classic Physique - Conheça quais são
Arco [Reprodução]

Expansão e bíceps

Esta é um exemplo de pose da categoria Classic Physique que acaba sendo uma das mais realizadas na pose clássica favorita.

Poses da categoria Classic Physique - Conheça quais são
Expansão e bíceps [Reprodução]
Em suma, ela representa grande parte da nova geração da Classic Physique, com Chris Bumstead e Ramon Dino a realizando em diversas apresentações.

Cristo Redentor

Ainda se assemelhando com o duplo bíceps de frente, nesta pose da categoria Classic Physique, o atleta só terá que alterar a posição dos braços.

Poses da categoria Classic Physique - Conheça quais são
Cristo Redentor [Reprodução]
Assim, ao invés de contrair o bíceps flexionando o cotovelo, ele deverá estendê-los a fim de flexionar o antebraço.

Pose do cavalo

Por fim, nas poses da categoria Classic Physique, a pose do cavalo representa grandes físicos da golden era do bodybuilding. Na época dos anos 80, ela era comumente utilizada em grandes apresentações.

Poses da categoria Classic Physique - Conheça quais são
Pose do cavalo [Reprodução]
Hoje, ela ganhou esse nome por ser a estampa da loja de artigos fitness Horse Power Pro.

Vá além das poses da categoria classic physique: Poses da categoria Bodybuilder – Conheça quais são