No auge do fisiculturismo, nos anos 90, nomes como Ronnie Coleman, o maior fisiculturista da história, e Kevin Levrone, uma das lendas do esporte, se destacam como verdadeiros ícones.
Suas trajetórias no esporte são lembradas até hoje, ainda mais pelo destaque vivenciado por Coleman na época, quando conquistou oito títulos de melhor do mundo.
Porém, a jornada do maior fisiculturista da história rumo à supremacia teve um toque curioso que envolve sua amizade com Kevin Levrone e uma dica que mudou sua carreira para sempre.
A dica de Levrone que fez com que Coleman se tornasse o maior fisiculturista da história
Apesar de Levrone não ter alcançado o cobiçado título de Mr. Olympia, sua série de triunfos representava uma ameaça à ascensão de Coleman.
Na época, por volta de 1996, Levrone vinha de seis títulos consecutivos, enquanto o futuro maior fisiculturista da história ainda dava seus primeiros passos no Olympia.
A virada de jogo nessa história aconteceu quando Coleman, em busca de respostas sobre o sucesso de Levrone, o abordou diretamente em seu quarto num hotel em que ambos estavam hospedados.
O maior fisiculturista da história queria saber o segredo por trás da sequência de Kevin e como poderia superá-lo. A resposta, no entanto, surpreendeu Coleman.
Kevin Levrone revelou seu método não convencional: uma xícara de café misturada com vodka um dia antes do show.
A estratégia, um tanto inusitada, levantou certo espanto de Coleman, mas ele estava disposto a experimentar. O resultado não poderia ser diferente do que podemos imaginar.
O segredo da vodka no fisiculturismo
O dia seguinte trouxe consigo uma competição na qual Coleman enfrentaria Levrone mais uma vez.
Surpreendentemente, a combinação de vodka e café pareceu ter um impacto positivo no físico de Coleman. Ele saiu vitorioso, encerrando a sequência de triunfos de Levron, e com um dos melhores shapes da sua vida.
A partir desse ponto, a história de Coleman se transformou em uma ascensão imparável, já que até ali ele nunca tinha conseguido chegar no auge de condicionamento do seu físico.
A história da vodka se tornou um sucesso e é uma estratégia utilizada por atletas até os dias atuais na reta-final de competição.
Ver essa foto no Instagram
A verdade por trás disso está no efeito diurético presente no álcool. Assim, beber vodka poucas horas antes da competição pode ajudar o corpo a tirar o mínimo de água restante para evidenciar ainda mais os músculos de um fisiculturista.
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.