Conhecido por sua personalidade forte, Vladimir Putin, presidente da Rússia, ganhou o holofotes mais uma vez, agora por fazer duras críticas ao COI, o Comitê Olímpico Internacional.
Na tarde desta terça-feira (12), o mandatário esteve presente na sessão plenária do Fórum Econômico do Leste, na cidade de Vladivostok, na Rússia, e não perdeu a oportunidade para questionar a decisão do órgão sobre a participação do país nas Olímpiadas.
Assista ao vídeo oficial dos Jogos Olímpicos Paris 2024
Quais esportes você ama? Aqui no Esportelândia falamos sobre:
Vladimir Putin acusa COI de politizar o esporte
Durante a reunião desta terça-feira (12), Vladimir Putin afirmou que o Comitê Olímpico Internacional de politiza e comercializa o esporte quando decide que os atletas russos não podem competir utilizando a bandeira do próprio país.
Acho que as atuais lideranças das federações internacionais, do próprio COI, subvertem a ideia original de Pierre de Coubertin. O esporte deve estar fora da política. Não deve distanciar as pessoas, mas uni-las.
O mandatário da Rússia ainda acusou o movimento Olímpico de cair na armadilha dos interesses financeiros.
Houve uma comercialização inaceitável do esporte internacional e do movimento olímpico internacional. Não se trata apenas de estabelecer recordes, mas de unir as pessoas.
E o movimento olímpico internacional perdeu essa função. E isso é lamentável para esse movimento, porque de uma forma ou de outra surgirão movimentos alternativos. Isso é inevitável. É um processo objetivo.
De acordo com o Ministério do Esporte russo, cerca de 55 atletas decidiram mudar as suas cidadanias esportivas para poder competir sob o domínio de outras bandeiras, representando países que não a Rússia. Vladimir Putin também comentou o fato, mas achou melhor não criticar a decisão dos esportistas.
Não critico ninguém. Mas quando um atleta, especialmente um atleta de alto rendimento, sobe ao pedestal e ouve o hino de seu país e levanta a bandeira, isso é uma coisa importante. Mas, no final das contas, cada um faz sua escolha.
Paris 2024
Os Jogos Olímpicos de 2024 vão acontecer na cidade de Paris, na França. A cerimônia oficial de abertura da edição do ano que vem está marcada para acontecer no dia 26 de julho.
Pela primeira vez na história o evento de estreia do torneio não vai acontecer em um estádio. No dia da cerimônia, milhares de pessoas estarão presentes no Rio Sena, que corta a cidade de Paris, para acompanhar o desfile dos atletas.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Países se juntam em reunião para proibir atletas russos nas Olímpiadas de Paris 2024
- As provas do atletismo nas Olimpíadas e os seus recordes
- Basquete nas Olimpíadas: história, campeões e recordes
- Automobilismo disputa vaga para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028
- [ENTREVISTA] Excluvisa com Philipe Chateaubrian, 1º brasileiro classificado para Paris 2024
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.