Preste atenção neste nome. Com vaga garantida para o Jogos Olímpicos de 2024, que serão disputados na cidade de Paris, na França, Philipe Chateaubrian tem tudo para fazer grandes apresentações em busca de medalhas.

Em entrevista exclusiva ao Esportelândia, o atleta de tiro esportivo falou sobre o início da sua carreira, os principais desafios que enfrentou e quais os sonhos que ainda pretende realizar. Confira tudo isso agora.

Philipe Chateaubrian está classificado para Paris 2024

Entrevista com Philipe Chateaubrian

Em entrevista exclusiva ao Esportelândia, o atleta Philipe Chateaubrian relembrou o início da sua carreira no tiro esportivo. Revelou que o seu primeiro contato com este esporte aconteceu quando ele foi à Academia Militar das Agulhas Negras, conhecida com AMAN, no ano de 2011.

Segundo ele, a ideia inicial naquela oportunidade era fazer um teste e tentar entrar para a equipe de tiro esportivo. Hoje é possível perceber que Philipe obteve sucesso.

No entanto, assim como na carreira de todo grande atleta, existem os momentos em que você é desafiado a mostrar do que é capaz.

Você ama outros esportes além de atletismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

Durante o bate-papo, Chateaubrian lembra com carinho de quando conquistou a vaga para o Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. O competidor elencou esse como o seu principal obstáculo na carreira, mas também seu momento mais especial.

Certamente foi a final do campeonato de tiro das Américas de 2022. Estava disputando a vaga olímpica contra um americano que foi 2º colocado do ranking mundial. E graças a Deus eu ganhei a prova e conquistei a vaga olímpica.

Ainda sobre o CAT 2022, competição na qual fui campeão e me classifiquei para as Olimpíadas de Paris 2024, ela tem um lugar especial na minha carreira, pois através dessa vitória realizei meu sonho de ir para a minha primeira Olimpíada.

Características de um atleta de tiro esportivo

Philipe Chateaubrian também aproveitou para explicar alguns detalhes do esporte no qual é um craque. E não é nenhuma hipérbole dizer que ele é um dos melhores na sua modalidade.

Afinal, coleciona uma porção de conquistas expressivas, como a medalha de bronze no Campeonato Americano de 2018, as medalhas de prata no Campeonato Sul-Americano de 2021 e 2022 e a de ouro no Campeonato Americano de 2022.

Contudo, o competidor explica que para ser um bom atleta de tiro esportivo algumas habilidades são imprescindíveis. Philipe deixa claro que é necessário ter boa respiração e pontaria, mas ressalta a importância de ótimas saúdes física e mental.

O tiro esportivo exige técnicas bem específicas da modalidade como uma boa posição, controle da respiração, pontaria e acionamento do gatilho.

Além disso, uma boa alimentação somada a um preparo físico muscular específico pra modalidade e exercícios aeróbicos como corrida auxiliam na técnica do atleta. Um acompanhamento de um psicólogo esportivo também é fundamental para o bom desempenho do atleta.

Sonhos a realizar

Apesar de já ter conquistado muita coisa ao longo de toda a sua carreira, o carioca de 33 anos ainda possui muitos sonhos na sua lista de metas a atingir. Realizar os feitos de ter conseguido medalhas importantes não tira seu ímpeto de querer mais.

Tenho muitos sonhos ainda a realizar: ganhar a copa do mundo, campeonato mundial e olimpíadas na modalidade olímpica de pistola de ar de 10 metros.

Philipe Chateaubrian
Philipe Chateaubrian está classificado para Paris 2024 – Divulgação/Gaspar Nóbrega/COB

Entretanto, dentre as opções listadas, claramente existe uma que faz os seus olhos brilharem. Philipe Chateaubrian não esconde que sonha em se tornar campeão olímpico pelo Brasil, jogando na sua modalidade. Aliás, falou sobre como estão as suas expectativas para Paris 2024.

As melhores possíveis! Por que não sonhar? É de graça!
Trabalho duro diariamente pra fazer o meu melhor em Paris. Sonho e treino muito pra ir à final e ser campeão olímpico.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: