fbpx
Tudo sobre a história do Sacramento Kings: mudanças de sede, títulos, arena, donos, recordes, maiores jogadores e técnicos! 

Você sabia que o Sacramento Kings é uma das franquias mais antigas da história do basquete nos Estados Unidos?

Já são quase 100 de existência, em uma história de muitas mudanças de sede e poucas conquistas.

Os torcedores dos Kings estão há mais de 60 anos sem comemorar um título da NBA. 

Fique com a gente para saber quanto o Sacramento Kings foi campeão pela última vez. Mas, primeiro, confira por quais cidades a franquia passou em sua história!

Quando foi criado o Sacramento Kings?

A franquia que hoje é conhecida como Sacramento Kings foi criada em 1923, na cidade de Rochester, no estado de Nova York, como Rochester Seagrams. Em 1948, quando iniciou sua trajetória na NBA, o time se chamava Rochester Royals.

Diante de dificuldades com o mercado restrito de Rochester, a franquia se mudou para Cincinnati em 1957, adotando o nome Cincinnati Royals.

Uma nova mudança aconteceu em 1972, para Kansas City, em Missouri. Como disputava partidas tanto em Kansas City quanto em Omaha, no estado de Nebraska, a franquia passou a ser chamada de Kansas City-Omaha Kings.

Três anos depois, a franquia deixou de jogar em Omaha e adotou o nome de Kansas City Kings. Porém, novamente problemas financeiros levaram a uma mudança de sede.

Desde 1985, a franquia da NBA é conhecida como Sacramento Kings.

Qual a cidade e o estado do Sacramento Kings?

Depois de passar por diferentes sedes e estados, o Sacramento Kings se estabeleceu na cidade de Sacramento, no estado da Califórnia.

A franquia da NBA é a única entre as principais ligas esportivas dos Estados Unidos a estar sediada em Sacramento.

Qual o nome da arena do Sacramento Kings?

Golden 1 Center
Golden 1 Center é a casa do Sacramento Kings na NBA

A arena do Sacramento Kings é a Golden 1 Center. Inaugurada em 2016, custou US$ 588 milhões e tem capacidade para 17.600 pessoas nas partidas de basquete.

O Golden 1 Center recebe também espetáculos musicais. Nesses eventos, a arena comporta até 19 mil pessoas.

Qual conferência disputa o Sacramento Kings?

O Sacramento Kings disputa a Conferência Oeste da NBA. A franquia está na Divisão do Pacífico, ao lado de Golden State Warriors, Los Angeles Clippers, Los Angeles Lakers e Phoenix Suns.

Você ama outros esportes além do Basquete? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quem é o dono do Sacramento Kings?

Vivek Ranadive dono do Sacramento Kings
Vivek Ranadive comprou o Sacramento Kings em 2013

O dono do Sacramento Kings é Vivek Ranadivé, um empresário nascido na índia e CEO da TIBCO, uma companhia de computação.

Ranadivé teve parte das ações do Golden State Warriors entre 2010 e 2013, quando se juntou a Ron Burkle e Mark Mastrov para comprar o Sacramento Kings.

Em maio de 2013, o grupo comprou 65% dos Kings por US$ 348 milhões.

Quantos títulos de conferência tem o Sacramento Kings?

  • 1951

O Sacramento Kings tem um título de conferência em sua história. A franquia foi campeã da Conferência Oeste em 1951, quando ainda era o Rochester Royals e derrotou o Minneapolis Lakers por 3 a 1 na série decisiva.

O Rochester Royals enfrentou o Minneapolis Lakers em outras três finais da Conferência Oeste (1949, 1952 e 1954), sendo derrotado em todas elas.

Como Kansas City Kings, a franquia perdeu a final da Conferência Oeste de 1981 para o Houston Rockets.

Já como Sacramento Kings, disputou apenas uma final do Oeste, em 2002, vencida pelo Los Angeles Lakers.

Na história da franquia, houve também duas finais da Conferência Leste. Em 1963 e 1964, o Cincinnati Royals perdeu para o Boston Celtics.

Confira, a seguir, a relação de todas as finais de conferência disputadas pelo Sacramento Kings ao longo da história da franquia na NBA!

Finais de conferência do Sacramento Kings na NBA

AnoConferênciaCampeãoSérieVice-campeão
1949OesteMinneapolis Lakers2–0Rochester Royals
1951OesteRochester Royals3–1Minneapolis Lakers
1952OesteMinneapolis Lakers3–1Rochester Royals
1954OesteMinneapolis Lakers2–1Rochester Royals
1963LesteBoston Celtics4–3Cincinnati Royals
1964LesteBoston Celtics4–1Cincinnati Royals
1981OesteHouston Rockets4–1Kansas City Kings
2002OesteLos Angeles Lakers4–3Sacramento Kings

Quantos títulos da NBA tem o Sacramento Kings?

  • 1951
Rochester Royals
Rochester Royals foi campeão em 1951 no único título da história da franquia

O Sacramento Kings foi campeão da NBA uma vez em sua história. A franquia conquistou seu único título em 1951, quando ainda se chamava Rochester Royals.

Em sua única final da NBA, o Rochester Royals derrotou o New York Knicks por 4 a 3.

Maiores jogadores da história do Sacramento Kings

  • Nate Archibald
  • Mitch Richmond
  • Chris Webber
  • Bob Davies
  • Maurice Stokes
  • Oscar Robertson
  • Peja Stojaković
  • Vlade Divac
  • Jack Twyman
  • Sam Lacey

Os maiores jogadores da história do Sacramento Kings são homenageados pela franquia com a aposentadoria do número que utilizaram enquanto defenderam o time. Até hoje, 10 ex-atletas da franquia já tiveram camisas aposentadas. Entre eles, Oscar Robertson é o principal destaque.

Oscar Robertson

Oscar Robertson Rochester Royals
Oscar Robertson fez história no Rochester Royals e se tornou maior cestinha da franquia

Oscar Robertson chegou à NBA draftado pelo Cincinnati Royals, atual Sacramento Kings. Jogando pela sua primeira equipe na liga, ele foi escolhido o MVP da NBA da temporada 1963-1964.

Pelos Royals, Robertson foi o primeiro jogador da NBA a terminar uma temporada com triplo-duplo de média — seu recorde de 41 triplos-duplos foi superado apenas em 2017, por Russell Westbrook, do Oklahoma City Thunder.

Campeão da NBA pelo Milwaukee Bucks em 1971, ele esteve por 9 vezes consecutivas, entre 1961 e 1969, no quinteto ideal da NBA, além de ter sido 12 vezes All-Star. 

Oscar Robertson é ainda conhecido como grande responsável pelo surgimento da Free Agency da NBA. Ele processou a liga por conta de regras que impediam os jogadores de mudar de times, a não ser que as equipes não os quisessem mais.

Assim, quando Robertson venceu a disputa judicial, em 1976, os jogadores passaram a ter direito de negociar contrato de free agency com outras equipes, mas com o time original podendo cobrir a proposta. 

Nate Archibald

Nate Archibald foi armador da franquia entre 1970 e 1976. No período em que defendeu Cincinnati Royals e Kansas City–Omaha Kings, foi recordista de pontos e assistência na temporada 1973 da NBA e esteve por três vezes no quinteto ideal da liga.

Jogando pelo Boston Celtics, Nate Archibald foi campeão da NBA em 1981. E, em toda a sua trajetória na NBA, participou de 6 edições do All-Star Game.

Sua camisa 1 foi aposentada pelo Sacramento Kings.

Mitch Richmond

Mitch Richmond
Mitch Richmond foi a primeira grande estrela da franquia após chegada em Sacramento

Mitch Richmond foi a primeira grande estrela da franquia desde a mudança para Sacramento. O armador foi contratado em 1991 e defendeu os Kings até 1998.

Seis vezes escolhido para o All-Star Game, foi o MVP do Jogo das Estrelas de 1995.

Richmond foi campeão da NBA em 2002 pelo Los Angeles Lakers.

Chris Webber

Chris Webber
Chris Webber foi estrela dos Kings no início dos anos 2000

Chris Webber foi selecionado pelo Orlando Magic na primeira escolha do draft de 1993 e, logo em seguida, trocado com o Golden State Warriors pelo armador Penny Hardaway e três futuras escolhas. 

O ala chegou ao Sacramento Kings em 1998, depois de ter passado também pelo Washington Wizards.

Nos Kings, Webber fez parte do time que chegou à final da Conferência Oeste em 2002, perdendo para o Los Angeles Lakers de Kobe Bryant e Shaquille O’Neal.

Em sua trajetória na NBA, Chris Webber foi o melhor calouro de 1994, esteve em 5 edições do All-Star Game e no quinteto ideal da liga em 2001.

Sua camisa 4 foi aposentada pelos Kings.

Bob Davies

Bob Davies foi um dos líderes do time campeão da NBA em 1951. Ele esteve por quatro vezes no quinteto ideal da liga e também em quatro edições do All-Star Game.

Sua camisa 11 foi aposentada pelo Sacramento Kings, além de ter sido incluído no hall da fama do basquete.

Maurice Stokes

Membro do hall da fama do basquete, Maurice Stoke defendeu o Cincinnati/Rochester Royals nos anos 1950.

O ala-pivô disputou três edições do All-Star Game e foi líder em rebotes da NBA em 1957.

O Sacramento Kings aposentou a camisa 12 utilizada por Stokes.

Peja Stojaković

Peja Stojakovic
Peja Stojakovic é recordista de cestas de 3 na história do Sacramento Kings

O ala sérvio Peja Stojakovic defendeu o Sacramento Kings entre 1998 e 2006 e ajudou a equipe a chegar à final da Conferência Oeste em 2002.

Em 2004, Stojakovic foi o jogador com mais arremessos certeiros de 3 da NBA. Ele ainda disputou três edições do All-Star Game, venceu duas vezes o torneio de 3 do fim de semana das estrelas e foi campeão em 2011, jogando pelo Dallas Mavericks.

A camisa 16 de Peja Stojakovic foi aposentada pelo Sacramento Kings.

Vlade Divac

Vlade Divac
O sérvio Vlade Divac foi um dos grandes líderes dos Kings no início dos anos 2000

Vlade Divac é um pivô sérvio que defendeu o Sacramento Kings entre 1998 e 2004. Nesse período, ele disputou a final da Conferência Oeste em 2002 e participou do All-Star Game de 2001. Sua camisa 21 foi aposentada pela franquia.

Divac é um dos sete jogadores da história da NBA a registrar 13 mil pontos, 9 mil rebotes, 3 mil assistências e 1.500 tocos. Além dele, somente atingiram esses números: Kareem Abdul-Jabbar, Tim Duncan, Shaquille O’Neal, Kevin Garnett, Pau Gasol e Hakeem Olajuwon.

O pivô sérvio é membro tanto do hall da fama do basquete nos Estados Unidos quanto do hall da fama da Fiba.

Parte da história de Vlade Divac no basquete é contada no documentário Once Brothers, um dos melhores filmes de basquete já produzidos.

Jack Twyman

Membro do hall da fama do basquete, Jack Twyman defendeu o Rochester/Cincinnati Royals entre 1955 e 1966.

O ala esteve em cinco edições do All-Star Game e teve a camisa 27 aposentada pelo Sacramento Kings.

Sam Lacey

O pivô Sam Lacey defendeu os Kings entre 1970 e 1980 e se tornou o recordista de rebotes, roubos de bola e tocos na história da franquia.

Ele esteve no All-Star Game de 1974 e teve o número 44 aposentado pela franquia.

Maiores técnicos da história do Sacramento Kings

  • Rick Adelman

Entre os maiores técnicos da história do Sacramento Kings, Rick Adelman se destaca. Ele é o líder de todos os tempos da franquia em jogos da temporada regular (624), vitórias na temporada regular (395), jogos de playoffs (69) e vitórias em playoffs (34).

Outros dois técnicos merecem destaque especial. Com os Kings, Phil Johnson e Cotton Fitzsimmons foram eleitos os melhores treinadores da NBA nas temporadas 1974-75 e 1978-79, respectivamente.

Vá além do mundo do Basquete! Confira também nossos outros conteúdos:

Recordes do Sacramento Kings

  • Jogador com mais pontos pelo Sacramento Kings: Oscar Robertson, com 22.009 pontos
  • Jogador com mais rebotes pelo Sacramento Kings: Sam Lacey, com 9.359
  • Jogador com mais assistências pelo Sacramento Kings: Oscar Robertson, com 7.731
  • Jogador com mais tocos pelo Sacramento Kings: Sam Lacey, com 1.098
  • Jogador com mais minutos em quadra pelo Sacramento Kings: Oscar Robertson, com 33.088
  • Jogador com mais roubadas de bola pelo Sacramento Kings: Sam Lacey, com 950
  • Jogador com mais cestas de 3 pelo Sacramento Kings: Peja Stojakovic, com 1.070

Elenco do Sacramento Kings em 2019/2020 

De'Aaron Fox Sacramento Kings
O jovem De’Aaron Fox é uma das principais apostas do Sacramento Kings
  • Trevor Ariza (Ala)
  • Marvin Bagley (Ala)
  • Harrison Barnes (Ala)
  • Nemanja Bjelica (Ala)
  • Bogdan Bogdanović (Armador)
  • Dewayne Dedmon (Pivô)
  • Yogi Ferrell (Armador)
  • De’Aaron Fox (Armador)
  • Wenyen Gabriel (Ala)
  • Harry Giles (Ala-pivô)
  • Kyle Guy (Armador)
  • Buddy Hield (Armador)
  • Richaun Holmes (Ala)
  • Justin James (Ala-armador)
  • Cory Joseph (Armador)
  • Tyler Lydon (Ala)
  • Isaiah Pineiro (Ala)
  • Caleb Swanigan (Ala-pivô)

Comissão técnica do Sacramento Kings em 2019/2020

  • Técnicos: Luke Walton
  • Assistentes: Bob Beyer, Igor Kokoškov, Jesse Mermuys e Roy Rana

Artigos esportivos do Sacramento Kings

Os torcedores do Sacramento Kings têm à disposição diversos produtos licenciados pela franquia, desde bonés até kits de churrasco. Assim, eles podem acompanhar os jogos da equipe na NBA usando a marca do time!

Camiseta do Sacramento Kings

Camiseta do Sacramento Kings

Torça para os Kings vestindo as cores da franquia.

Compre sua camiseta do Sacramento Kings usando este link!

Boné do Sacramento Kings

Boné do Sacramento Kings

O boné remete ao estilo dos grandes fãs da NBA e traz gráficos inspirados em uma das mais tradicionais equipes da liga.

Para comprar seu boné do Sacramento Kings é só clicar neste link!

Capinha para celular do Sacramento Kings

Capinha de celular do Sacramento Kings

Os fãs da franquia também podem personalizar seus celulares. 

Para comprar uma capinha de celular do Sacramento Kings é só clicar neste link!

Relógio do Sacramento Kings

Relógio do Sacramento Kings

Produzido com base em Acrílico Cristal, corte a laser e impressão digital, o relógio é pra quem quer colocar na parede do escritório, do quarto ou da cozinha.

Para comprar seu relógio do Sacramento Kings basta clicar neste link!

Caneca do Sacramento Kings

Caneca do Sacramento Kings

Não importa se você prefere uma cerveja ou outra bebida, também estão disponíveis canecas dos times da NBA.

Para ver os jogos dos Kings com uma caneca da franquia é só clicar neste link!

Porta Copo do Sacramento Kings

Porta copo do Sacramento Kings

Gostou da caneca e quer proteger seus móveis contra manchas?

No melhor estilo, leve também este para acompanhar, os fãs do Sacramento Kings podem aproveitar porta copos com estamparia digital por sublimação de alta resolução.

O porta copos dos Kings está disponível neste link!

Almofada do Sacramento Kings

Almofada do Sacramento Kings

A almofada, produzida em tecido 100% poliéster com estamparia digital por sublimação de alta resolução, é outro produto licenciado pela franquia da Califórnia para os seus fãs.

Para comprar sua almofada do Sacramento Kings basta clicar neste link!

Chaveiro do Sacramento Kings

Chaveiro do Sacramento Kings

É fã dos Kings? Que tal usar um chaveiro especial de seu time?

Para ter o chaveiro do Sacramento Kings, basta usar este link!

Kit Churrasco do Sacramento Kings

Kit Churrasco do Sacramento Kings

O Sacramento Kings também licencia produtos para quem gosta de ver os jogos com direito a uma confraternização. O Kit Churrasco acompanha garfo e faca trinchantes.

Para comprar seu Kit Churrasco dos Kings, basta clicar neste link!

O Sacramento Kings convive com um dos maiores jejuns da NBA. Há mais de 60 anos que a franquia não é campeã. Será que essa seca está próxima de acabar?

Enquanto esperamos pelos próximos jogos dos Kings, aproveite para conferir mais sobre outras franquias da NBA:

*Última atualização em 26 de setembro

Ficha Técnica
Título
Sacramento Kings: resultados históricos, elenco e estatísticas
Resumo
Tudo sobre a história do Sacramento Kings: mudanças de sede, títulos, arena, donos, recordes, maiores jogadores e técnicos! 
Autor

Comentários

Salvar